Entrevista da semana - Mehilyn Lucitana Ibarrola Villagra

Ela foi destaque no Mercado Persa 2016, seja pelo seu jeito impar de dançar ou sua roupa impactante... O fato que ela foi uma das mais comentadas no evento desse ano ( tbm falamos dela na postagem sobre o Mercado Persa 2016).
Infelizmente, nunca, ninguém agrada a todos, sempre teremos gostos diferentes... O importante é o respeito individual, não é por que eu não gosto, que não presta, e vice e versa ( essa foi só pra pensar...)
Mas vamos lá...
       Entramos em contato do a Direção, Criação e Organização ( resumindo CEO)do Mercado Persa, questionando sobre o regulamento do concurso.
       Nos foi informado ( resumindo tá???...)que:
       - Essa categoria Solo Master, se não me engano ( peço perdão se estou errada!), visa analisar as concorrentes, com um tempo de PROFISSIONALISMO maior, e que julga-se estão preparadas pra enfrentar um adversidade maior. Seria analisado, interpretação no palco como um show ( musica ao vivo e gravada), interação com o PUBLICO E DERBACKISTA, Entre outros ( simplifiquei, pois é o que vem ao caso aqui...)
       - As participantes foram informadas que teriam um improviso ao vivo de Derback. E foi alegado que o derbackista nunca toca igual para pessoas diferentes, e isso não é por mal, e sim, por que cada bailarina interpreta de uma forma, e o derbackista acompanha a bailarina. Então... para evitar o mimi, de que pra mim ele não tocou assim, foi decidido todas dançarem juntas.
       - Foi DITO a elas, que elas podiam usar o espaço como um TODO, e que era pra irem a frente alternadamente.
          Portanto, acho que quanto a isso não dá pra se ter mais duvidas né???

O Fato que ela veio, arrasou ( pra mim, pelo menos, e ja falei isso na outra postagem...), e deixou seu nome marcado... Vamos conhecer um pouco mais dela...

                   Mehilyn Lucitana Ibarrola Villagra




Entrevista Traduzida por Vanessa Verdasca M. Fazzi, original no fim da postagem.


Muita boa tarde linda! Encantada por contar um Pouco sobre mim! Obrigada pelo interesse. 
1- Como você entrou no meio da dança do ventre? Desde quando?
 Sou bailarina de dança clássica e paraguaia e também fiz aulas de muitos outros estilos durante minha carreira, em uma dessas aulas foi de danças árabes e tive a  oportunidade de competir inúmeras vezes com este estilo assim como os demais... Iniciei meus estudos mais profundo na dança árabe. Logo que saí em terceiro lugar na final do primeiro concurso que participei,nesse momento (2005) o avaliador Rodolfo Solmoraigo sabendo que eu estava entrando na dança do ventre me convidou começar o curso para professora de danças árabes com a professora Carla Esnal. Na academia Al-shallal (única escola de dança árabe até então nesta categoria no Paraguai) e em pouco tempo me apaixonei pela dança!

2- O que mais te agrada nessa arte?Quais são as suas inspirações?
Como em todas as artes amo poder expressar o que um povo sente, assim como seus ricos costumes aprender com as pessoas hábitos e formas diferentes de viver... Amo a dança!
Minhas maiores inspirações são o mestre Mahmoud Reda que soube levar a vida do seu próprio povo em cena e graças a isso conhecida em todo mundo.
E também a grande Jillina Carlano criadora das mais criativa das produções de danças árabes como "as Bellydancers Superstars".

3- O que há de melhor e de pior no meio da Dança do Ventre?
A dança do ventre em si não tem nada de mal,mas bem que algumas pessoas usam para denegrir a mulher e taxa-la de vulgar,que é o que não gosto mesmo,também a luta entre ter o melhor corpo e o traje mais  luxuoso, e acreditar que um  dono da verdade enquanto o que se sabe da verdade é que a arte é viva e que dia a dia se renova... Essas coisas me parecem absurdas que não tem nada a haver com as disciplinas da dança do ventre.

4- O que foi pra você dançar no Mercado Persa 2016?
Sim este ano(2016) fui convidada por uma amiga Jucily Mongéluz para o MERCADO PERSA. Ela veio de férias para o Paraguai e eu a convidei a participar do show de gala do meu instituto em Assunção, aí decidi ir p conhecer o congresso em São Paulo... Tendo a melhor surpresa da minha vida!!!

5- O que você acha sobre a polemica criada com a sua apresentação no evento?Onde alguns não entenderam sua forma de interpretação no concurso, chegando a se chatear. E sobre sua roupa, seria um estilo? O que você acha disso tudo?
Na questão que fala da minha participação, não acredito que seja polêmica e sim pontos de vistas bem diferentes e opiniões distintas sobre algo... O que é muito normal... Sendo eu de um país diferente de cultura e costumes... Tudo me ajuda crescer...
Como expressei em alguns comentários no facebook , minha postura em cena é porque fui bailarina  clássica 11 anos e me ensinaram que se estou pisando em um palco devo ter postura, presença, sorriso e respeito ao público e minha própria dança.
Quanto ao vestuário que usei, já havia usado em outras apresentações e nunca havia tido problema nem reclamação alguma do público,porém depois de ver o vídeo do Mercado Persa me dei conta que pelo tipo de luzes o traje ficou muito transparente, mesmo assim de todas as formas a minha intenção não foi incomodar o público. Eu amo usar vestidos e túnicas, gosto mais do que os trajes de duas peças... É o meu estilo de me vestir para dançar...
Outra coisa que forma parte de meu estilo é interação com os músicos e o público, ADORO poder introduzir as pessoas no meu show fazer dançar, rirem, e se emocionarem comigo... Jogar com o músico fazer brincadeiras e piadas para entreter a todos... PARA MIM O MAIS IMPORTANTE É QUE OS OUTROS LEVEM UM SENTIMENTO DEPOIS DE ME VEREM DANÇAR...

6- Você pretende vir a outro Mercado Persa?
Adoraria ir de novo a esta festa de danças árabes que é o mercado persa... Já é um dos meus eventos preferidos em todo o mundo!!!
7- Quais são seus planos para o Futuro?
woooowww tenho mil planos!!! Deus me ajuda a trabalhar pouco a pouco com eles, desejo conhecer o mundo representando meu país, conhecer mais pessoas que gostam dessa dança e fazer meu instituto cada vez maior, compartilhar minhas experiências e conhecimentos com outros bailarinos por workshops dançar com orquestras, cantores árabes de todo mundo e conhecer terras árabes!!! Seguir aprendendo cada vez mais e experimentar mais coisas como estilos novos ou desafios de produção tanto televisiva como audiovisuais e ainda cruzeiros exclusivamente de danças árabes... São muitos sonhos como dise e  por Deus serão realidade. 

8- Você acha que a dança do Ventre no Brasil é muito diferente da dançada no Paraguai?
 Acredito que o Paraguai está muito recente neste estilo tão charmoso e não é comparável com o Brasil em tudo que já tem construído em matéria de dança do ventre, mas devido as primeiras professoras fomos instruídos por mestres argentinos  e brasileiros em sua maioria, o Paraguai tem um estilo misturado de ambos os países adequado as exigências do público paraguaio...

9-  Você acha que existe uma rivalidade entre as bailarinas desses dois paises?
Não acredito que a dança possa criar rivalidade, porém acredito muito que abre canais para uma nova forma de expressar a dança oriental, somente expressa uma diferença... Nada mais...

10- Que mensagem você deixaria para as bailarinas Brasileiras?
Para começar gostaria de agradecer por todo carinho que me acolheram, porque me fizeram sentir como em casa com abraços e parabenizações ... Não tem nada melhor que sentir-se em família estando longe de casa... E a minha humilde mensagem é que sig amando a dança como a si  mesmo, que busquem sempre superar seus próprios medos e obstáculos, porque cada um conhece sua história e o que custou para alcançá-la... tudo que teve para chegar onde chegou.... Amar, amar e amar a dança como a si mesmo e como Deus nos ama!!!
 








Muy buenas tardes preciosa!!!! Encantada de poder contarte un poco de mi!!! Gracias por el interés!!!

1) Como se ha introducido a través de esta danza del vientre? ¿Desde cuando? .

Siendo bailarina de Danzas clásicas y paraguayas desde los 4 años he tomado también clases de muchísimos estilos durante mi carrera, en una de esas tomé clases de Danzas Árabes y tuve la oportunidad de competir innumerables veces con este estilo, así como en los demás... Inicie mis estudios más profundos en la danza árabe luego de que me dieron (por primera vez) un 3er puesto en la final de un circuito de competencias... En ese momento (año 2005) el examinador Rodolfo Solmoirago agregando que yo estaba hecha para la danza del vientre, me recomendó comenzar el profesorado en Danzas Árabes con la Prof Carla Esnal en la Academia Al-shallal (única escuela de danzas árabes en ese entonces en Paraguay) y al poco tiempo me enamoré perdídamente de esta danza!!!

2)¿Qué le agrada en este arte? ¿Cuáles son sus mayores inspiraciones?
 Como todas las artes, amo poder expresar lo que un pueblo siente, así como sus ricas costumbres, aprender de personas con hábitos y formas diferentes de pensar y de vivir...amo la danza 
Mis mayores inspiraciones son el maestro Mahmoud Reda quien ha sabido llevar la vida de su propio pueblo a escena y gracias a eso es conocida en todo el mundo... Y también la gran Jillina Carlano, creadora de las más creativas producciones de Danzas Árabes como "Las Bellydancers Superstars".

3)Lo que es más malo y el mal en el medio de la danza del vientre?

La danza del vientre en si no tiene nada de malo...más bien como algunas personas lo usan para denigrar a la mujer o tildarla de vulgar es lo que no me gusta, y también la lucha entre tener el mejor cuerpo o el traje más lujoso, o creer que uno es el dueño de la verdad en cuanto a lo que se sabe de ella, puesto que es un arte aún vivo que día a día se renueva...esas me parecen cosas absurdas que no tienen mucho que ver con la hermosura de una disciplina como lo es la Danza del Vientre...

4) En cuanto a ti, se incorporan al mercado persa en el año 2016?
Siii este año 2016 fui invitada por una amiga Jucily Mongelós al Mercado Persa, ella vino de vacaciones en Paraguay y yo la invité a participar en la Gala de Clausura de mi Instituto en Asunción, y decidí ir a conocer el Congreso en São Paulo... Llevándome una de las mejores sorpresas de mi vida!!!! 

5)Qué opinas sobre la polémica creada sobre su participación en el mercado persa? Donde algunos bailarines no entienden su forma de actuar en el concurso, que viene a molestar. ¿Qué hay de Transparencia su ropa? Sería un estilo? ¿Qué opinas de todo esto?
 En cuanto a lo que se habla de mí participación, no creo que sea polémica, sino más bien puntos de vista diferentes u opiniones dispares sobre algo... Que es muy normal... Siendo yo de un país distinto con cultura y costumbres diferentes... Todo me ayuda a crecer...
-Como lo expresé en algunos comentarios en Facebook, mi postura en escena es porque fui bailarina de danza clásica 11 años y me enseñaron a que si estoy pisando un palco, debo estar erguida, en pose y con una sonrisa por respeto al público y a mi danza misma.
-En cuanto al vestuario ya lo he usado en varios escenarios y no había tenido problema ni reclamo alguno del público, si ya después de ver el vídeo del Mercado Persa me percaté que por el tipo de luces, el traje quedó muy transparente, de todas formas mi intención no era incomodar al público. Yo amo usar vestidos y túnicas, más que los trajes de dos piezas... Es mi estilo de vestir para bailar...
Otra cosa que forma parte de mi estilo es la interacción con los músicos y el público, yo ADORO poder introducir al la gente a mi show, hacerles bailar conmigo, reírse conmigo, emocionarse junto a mi...jugar con el músico, hacer juegos y chistes para entretener a todos...PARA MI LO MAS IMPORTANTE ES LO QUE LOS DEMÁS SE LLEVEN UN SENTIMIENTO DESPUES DE VERME BAILAR..
.
6)Quieres venir a otro Mercado Persa?

Me encantaría poder ir de nuevo a esa fiesta de la Danza Árabe que es Mercado Persa!!!! Ya es uno de mis eventos preferidos en todo el mundo!!!

7) Cuáles son sus planes para el futuro?
Wooowww planes tengo miles!!! Dios me ayuda a trabajar poco a poco en ellos... Deseo conocer el mundo bailando y representando a mi país, conocer más personas que aman está danza, hacer de mi Instituto una familia cada vez más grande, compartir mis experiencias y conocimientos con otros bailarines mediante worshop, bailar con orquestas y cantantes árabes de todo el mundo y conocer tierras árabes!!! Seguir aprendiendo aún más y experimentar más cosas como estilos nuevos o desafíos como producciones tanto televisivas, audiovisuales y en gruseros exclusivos de Danzas Árabes... Y muchos sueños más que como dije, Dios mediante serán realidades.

8)Cree que la danza del vientre en Brasil es muy diferente de la que tuvo lugar en Paraguay?

Opino que Paraguay está recién comenzando en este estilo tan hermoso, y no es comparable con todo lo que Brasil ya tiene construido en materia de Danza del Vientre, pero si debido a que las primeras profesoras fuimos instruidas por maestros Argentinos y Brasileros en su mayoría, Paraguay tiene un estilo mezclado de ambos países, ajustados a las exigencias del público paraguayo...

9)Crees que eso ocurra una rivalidad entre los bailarines de estos países?

Para nada creo que la danza pueda crear rivalidad, más bien creo que abre la brecha a una nueva forma de expresar la danza oriental, sólo expresa una diferencia...nada más...

10)Qué mensaje le gustaría dejar para los bailarines de Brasil?

 Para comenzar agradecerles por todo el cariño que me brindaron, porque me hicieron sentir como en casa con todos sus abrazos y felicitaciones...no hay nada mejor que sentirse en familia estando muy lejos de casa...
Y mi humilde mensaje es que sigan amando la danza como a uno mismo, que busquen siempre superar sus propios miedos y obstáculos más que a otros porque cada uno conoce su historia y lo que le costó lograr lo que tiene y llegar a donde llegó... Amar, amar y amar la danza como a uno mismo, como Dios nos ama!!!





Comentários

Haiyat Raziya disse…
Já disse na postagem anterior que aquele mimi todo era recalque purinho, e olha que nem sabia a modalidade e as regras da apresentação!
O fato é que ela deu uma AULA de improviso pras ESTÁTUAS brasileiras. Quantas vezes essas mesmas profissionais dizem pra suas alunas "Meninas, sorriso no rosto, ocupem o palco! Dança é pra se divertir!"
E nem vem de conversa mole dizer que é o 'nervosismo' da competição, pq pra profissional master não cabe nervosismo!
O traje dela de fato impactou, mas para mim não maculou em nada a bela apresentação que ela deu.
E agora CHUPEM ESSA MANGA! Aprenderam???
Bauces.
:.Tati Lamas.: disse…
Infelizmente minha opinião não mudou, mas como opinião é igual nariz...
Unknown disse…
Ela estava linda no palco, se destacou mesmo, mas a roupa estava vulgar, se ela tivesse colocado um shorts cor da pele já ser outra coisa. Infelizmente como em qualquer ambiente de trabalho. Mas volto a dizer , linda dançando e um sorriso lindo.
Unknown disse…
Muchas gracias por sus comentarios!!! Me ayudan a crecer y ser mejor en lo que amo...todo es para ustedes, mi público amado...espero verlas en el próximo Mercado Persa y compartir muchas músicas y risas!!! Las amo!
Unknown disse…
Muchísimas gracias por sus consejos y comentarios, todos me ayudan a mejorar día a día. Mi danza es para ustedes y de ustedes, mi público adorado!!! Nos vemos si Dios quiere en Mercado Persa 2017 para compartir más música y risas!!! Les amo!!!
Anônimo disse…
Digite seu comentário...Linda, deu um banho de como se deve dançar...em muita gente.
Inclusive nesse jure recalcado.