DANÇAS RITUALÍSTICAS 1

Danças Sufi:

AL TANOURA

.
.
O desempenho de "El Tanoura" consiste em três partes: introdução, que é uma demonstração de vários músicos e seus instrumentos. A apresentação de dança Tanoura, que é um warm-up das sortes a introdução dos bailarinos e, finalmente, a dança Sufic Tanoura ( Darawishes).

A base filosófica para a fiação é a partir do Mawlawis que dizem que o movimento no mundo começa em um certo ponto e termina no mesmo ponto, pois o movimento deve ser circular.

Quando a dançarina se move tanoura si mesmo, ele é como o sol e os dançarinos ao redor dele como os planetas. Desata O dançarino e elimina quatro saias diferentes durante a final. Suas várias rotundas simbolizam a sucessão das quatro estações e de seu movimento anti-horário É exatamente como o movimento ao redor do "Kaaba" (o santuário sagrado de Meca).

Quando o bailarino levanta o braço direito para cima e pontos de seu braço esquerdo para baixo, o que representa a união da terra e do céu juntos. Quando ele gira em torno de si mesmo, é dito que ele entra num estado de transe semelhante, tentando tornar-se leve e sobe para o céu.
.
.

.Tanoura ou el-Tanoura (árabe: التنورة) é uma dança popular egípcia que é normalmente realizada no Egito em festivais Sufi.

a dança Tanoura é normalmente realizada por homens sufi, que continuam a dar a volta, como a dança dervixe no Levante e na Turquia. eles usam saias longas coloridas que fazer uma bela imagem quando giram em circulos para alcançar a pureza interior, para conseguir atingir a satisfação de Deus.


.
.
Os dervixes desgaste de todos os outros vestuários um manto preto (khirqah), que simboliza a sepultura, o camelo e um chapéu alto de cabelo (sikke) representa a lápide. Abaixo encontram-se a dançante "branco" vestes constituído por um vestido muito largo, plissado (tannur), sobre a qual se encaixa um casaco curto (destegül). Em decorrentes de participar no ritual de dança, o dervixe lança fora da escuridão do túmulo e aparece radiante na mortalha branca da ressurreição. O chefe da ordem usa um lenço verde do escritório ferida em torno da base da sua sikke.

A dança Dervish foi um excelente exemplo de pura dança. O procedimento faz parte de uma cerimônia muçulmana chamada "Zikr" de que o propósito é glorificar a Deus e buscar a perfeição espiritual.

A área de dança é circular e que tudo está de acordo com um plano central simbolizando o Universo. O significado filosófico do movimento de rotação é baseado na idéia de que o mundo começa em um certo ponto e termina no mesmo ponto, por isso os dervixes se sentar em um círculo de ouvir música.

AL TANOURA

.
.
Então, levantando-se lentamente, movem-se para cumprimentar o xeque ou Mawlana (master), e lançou fora do casaco preto a emergir em camisetas brancas e coletes. Eles mantêm os seus lugares individuais, com respeito uns aos outros e começar a girar ao ritmo. Eles jogam para trás a cabeça e levantar a palma da sua mão direita, mantendo a sua mão esquerda para baixo, um símbolo de dar e receber ea ligação entre a terra eo céu. O ritmo se acelera, e girar mais rápido. Desta forma, eles entram em um transe, numa tentativa de perder suas identidades pessoais e alcançar a união com o Todo-Poderoso. Mais tarde, eles podem se sentar, rezar e começar tudo de novo. A cerimônia termina sempre com uma oração e uma procissão.
.
.

.
.
Um dos grupos mais famosos Tanoura no Egito, al-Ghouriyaa troupe "originalmente inspirada pela Derviches Mawlawi.
A dança Dervish também acontece a ser a origem de uma outra dança folclórica, que é muito comum no Egito, chamado de "dança Tanoura". Embora muito semelhante à dança Mawlawi, não compartilham as mesmas crenças e rituais religiosos, como é considerada apenas uma diversão.

Torcendo e virando, o vestido multicolorido do dervixe cria a ilusão de um caleidoscópio humano. Esses dançarinos usam uma roupa mais colorida e são vistas principalmente durante o "Mooled", as festividades que ocorrem no Cairo Islâmico, e ultimamente em eventos culturais e festivais em todo o mundo.
.
.

.
.
Um dos cantores populares q destacamos é FARES KARAM.

Biografia de Fares Karam, cantor libanês.

Fares Karam em pouco tempo alcançou um grande sucesso. Escolheu um estilo puramente libanês Dabkah para fazer seus trabalhos distintos de artistas contemporâneos de língua árabe e muito popular na Libano.

Além de seus grandes hits como ''El-Tannoura,''Al Hamra Chari'a'', Fares Karam já se apresentou em vários concertos, festivais e celebrações públicas de todo o mundo.
.
.
(Fontes: http://www.egyptiancastle.com/ ; http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page ; www.touregypt.net/)

obs: Embora minhas pesquisas tenham direcionado para o cantor supra, vale ressaltar q este é um cantor "popular", e não "folclórico". Portanto, há de se ter cautela quanto às considerações dessa informação, pois o nome da música cantada por ele pode não corresponder ao propósito da pesquisa. Quem tiver maiores informações sobre a música Sufi para Al Tanoura, sinta-se a vontade pra complementar e compartilhar.

Texto e pesquisa por Monica Santos/Haiyat Raziya

Comentários