Yasmin Hassanein - Um pouco mais de nossos artistas

Agora chegou a vez de sabermos o que uma estilista acha do figurino Bellydance, o que podemos e o que não poderíamos fazer... e ai vai encarar a verdade??? =D
Com vocês, Yasmin Hassanein ...





  • 1) Quando você decidiu ser estilista? o que te levou a isso?
    Minha mãe era modista muitos anos atrás, me ensinou técnicas de costura e a bordar em linha. Aprendi a bordar com pedrarias na adolescênciaQuando comecei a aprender DV em 2001, comecei a querer bordar meus trajes... foi em vão porque tomava muito tempo e eu trabalhava em 2005 abri uma loja de artigos egípcios com o meu ex marido, e começamos a revender trajes fiz algumas clientes que começaram a pedir novos modelos comecei a desenhar alguns e a pessoa que fazia não queria atender meus pedidos então comecei a montar minha equipe de costureiras e bordadeiras, fazer vários desenhos, e a partir daí nasceu o Atelier Yasmin Hassanein esse processo começou em 2007. Não cursei faculdade da moda... estudei desenho artístico por 4 anos

    2) De onde vem a inspiração para criar os figurinos?
    Boa pergunta... não sei te explicar o processo... simplesmente sento e desenho... o que eu não gosto, eu rasgo e vai pro lixo. Mas gosto de ver jóias, figurinos de outros estilistas, principalmente egípcios para ver o que está se usando no Egito. Aliás, não gosto nem da metade dos trajes egípcios  algumas estampas e designs são horríveis (sorry m'am), mas é verdade... umas flores enormes, umas bolas enormes, uns coloridos fallahy que não descem garganta abaixo. Meu estilo são trajes com saias bordadas, muito bordado e cristais, aberturas, detalhes... gosto de brincar com cores mas não de ser exagerada. Aliás, para quem não tem poder aquisitivo de comprar muitos trajes siga a linha "madrinha de casamento": cores: dourado, chumbo, prateado, nude, rosê, azuis escuros, vinho, roxos e lilases... Dica de ser Chic e básica... Linda de se ver, fácil de esquecer... Um traje que fica na memória das pessoas, dá a impressão de que a bailarina só usa aquele mesmo traje.



  • 3) Quais as maiores diferenças entre os figurinos nacionais e os importados? E estou falando da roupa em si, e não nos materiais...
    Falando de outras confecções egípcias: já vi muito traje mal acabado, com cristais e pedrarias colados, sem contar que a maioria das confecções lá fazem trajes de "baciada"... muitos iguais só mudando a cor e o tamanho. Isso é um diferencial na minha confecção lá no Cairo, sempre mando croquis (desenhos) diferentes e peço para usarem tecidos diferentes, e sempre com muito bordado.

    4) Quais os tipos de figurinos existem? E como escolhe-los?
    Estou ampliando álbum de croquis, uma boa parte dele é de bustiês com saias estilo sereia (o que chamamos de estilo egípcio), mas agora vou lançar uma coleção de bustiê e cinturões com strass e cristais. Mas estou sempre a disposição de fazer um desenho exclusivo para as clientes. Não é que eu faça exatamente o que elas queiram, as vezes alguns pedidos eu recuso, pois não assino eles. Mas vou moldando o desenho conforme a vontade da cliente, sempre opinando para que ela fique satisfeita com o resultado, também comecei a desenhar uma coleção de trajes com cristais e com saias godê em seda... já estão confeccionando, espero que chegue logo aqui no Brasil.
    5) Hum... Dançar de sapato ou sem? Isso influi no visual como um todo?
    Isso vai da bailarina, se ela se sente bem ou não usando sapatos. Não nego que é feio ver uma bailarina dançando com o pé sujo, mas na hora de dançar, a bailarina tem que se sentir a vontade.

    6) E andar no evento sem abey ( túnica) é feio? é errado?
    ERRADO E FEIO
    Andar pelas pessoas com o traje de dança dá a entender que a bailarina quer chamar atenção para ela. Usar o véu de seda para se enrolar nele, tb é feio, sem contar que você esta arriscando a ele desfiar ou rasgar... Abey meninas... sempre abey na hora que vocês saírem do palco ou antes de entrar nele... É educado com as outras bailarinas e com o público, isso sim é chique.

    7)O que é mais importante para compor um figurino legal?
    O figurino tem que estar de acordo com o biotipo da pessoa, vocês podem ver isso em alguns grupos que todas dançam com o mesmo modelo. Algumas ficam lindas e outras nem tanto.
    Muitas clientes me perguntam: Yayá, este traje vai ficar bem em mim? e eu respondo: Não, este modelo não valoriza isso ou aquilo, ou acentua isso ou aquilo...
    Algumas são baixinhas, precisam de um modelo que alongue, outras não tem bumbum, precisam de um modelo que "aumente" o bumbum, idem para o busto algumas querem disfarçar a falta de cintura, ou quadris estreitos, ou quadris largos, algumas estão abaixo do peso, outras acima a estilista tem que se preocupar com isso ao desenhar para uma cliente. As cores também influem na composição do figurino.  Algumas clientes acham que nude ou branco vão deixa-las apagadas... dependendo do traje e tecido, vão deixa-las magníficas. Eu pessoalmente não gosto de algumas cores em alguns tons de pele, eu aconselho as clientes para trocarem, mas as vezes elas são insistem que querem naquela cor e ponto final. Na minha modesta opinião para compor um figurino "legal" precisamos prestar atenção em 4 coisas:
    -biotipo da bailarina
    -cor
    -bordado (para dar brilho ao traje)
    -e a satisfação da cliente
    A bailarina tem que gostar do que está usando, já tive clientes que choraram de emoção ao se ver vestida com o traje isso aumenta a auto estima da pessoa, ela se vê bonita, ela fica feliz e isso conta muito num palco, já vi bailarinas comentarem que desistiram de se apresentar depois que viram os trajes que a escola mandou fazer ou que se sentiram inseguras porque estavam se achando ridículas naquele traje.


    8) Quanto as cores, o que é legal misturar? e o que nunca se deve misturar?
    Eu já havia comentado sobre isso anteriormente, eu consigo colocar varias cores em um traje, principalmente se houver a possibilidade de um degrade de cores frias ou cores quentes. Eu não curto trajes com cores do arco íris (usando as 7 cores), isso eu falo mesmo... acho muito feio mas é possível você usar 10 cores num traje, do momento que elas interajam entre elas. Nunca deve se misturar o mau gosto... isso é primordial. Por isso a bailarina deve sempre consultar uma estilista... ninguém fica milionário confeccionando trajes de dança do ventre viu ! Fazemos porque amamos desenhar e criar trajes.
    9)Quanto aos figurinos modernos? saias muito curtas, roupas sem franja, é moda para sempre ou apenas uma tendencia momentânea?
    Em relação as saias curtas, a bailarina tem que ter bom senso se deve usar ou não e QUANDO usar, vai dançar num palco (tipo teatro)? tem biotipo para poder usar uma minissaia? sabe dançar? se a resposta for sim para as 3 perguntas, então OK; Se for dançar num restaurante, ou num bar, ou perto das pessoas, eu não indico, e tem que dançar com um shortinho pelo menos, para num caso de descuido, ninguém "pague calcinha" ou " a falta dela". Não sou adepta das franjas, muito menos de franjas longas, acho que pesa nos movimentos, imagina... um twist usando franjas longas... você já foi e voltou e as franjas já estão dando um nó... na minha opinião como bailarina isso atrapalha a dança e o visual. Franjas longas achatam a silhueta também, acho q é uma tendência as franjas irem diminuindo ou nem serem usadas em alguns trajes.

    10) Quais são as piores mancadas que uma "bailoca" faz com um figurino?
    Nossa... vamos lá!!!
    Usar o traje de uma maneira errada: se a fenda foi feita para ser usada na lateral, não mude a posição da fenda para outro lugar.
    Se houver uma fenda muito aberta ou a saia muito curta: use um shortinho, ficará mais elegante.
    Se houver aberturas e transparências: veja se está de acordo com o lugar que você vai dançar.
    Marcas de biquíni?  NEVERRRRRRRRRRRRRRRRR é muito deselegante ver uma bailarina mostrando que o traje é menor do que o biquíni que ela usou no fim de semana...
    Colocou silicone? está turbinada e feliz? ótimo!!! mas por favor... venda seus figurinos antigos e compre novos. Ainda não conheço bustiês que se adequem automaticamente ao novo manequim do busto.
    Vai dançar num casamento? Respeite os noivos e o público, e dance com um traje não tão sensual... o dia é da noiva e não seu.
    Vai dançar em público? em locais onde o público paga para estar lá? Então dance bem, se vista bem e capriche na make up.
    Se a desculpa for: mas eles não pagam cachê... então não dance.
    Naquele momento que a bailarina está se apresentando, o publico está te olhando, admirando e/ou criticando.
    Ninguém gosta de pagar a entrada do cinema para assistir um filme mau feito idem para a dança.

  • Algumas bailarinas dançam para o público masculino, gostam de erotizar, de fazer caras e bocas quando dançam... mas o nosso publico na verdade é feminino, temos que ser amadas pelas mulheres, pois elas serão nossas alunas/ clientes. A quantidade de mulheres numa apresentação de DV é mto maior do que a de homens, quer erotizar? vai dançar num boate de strip-tease.

  • 11) Onde as brasileiras pecam mais? E as internacionais?
    Em relação aos figurinos?
    Qualquer uma que se apresente com figurinos mau acabados ou não de acordo com seu biotipo, estarão pecando.

    12 ) O que pode -se fazer para nunca pagar um mico?
    Existem os micos por desleixo e os acidentais. Os por desleixo são:
    Bailarina não preparada para uma apresentação, quer se apresentar em público, tem que estudar e treinar muito.
    Ver um figurino que esteja de acordo com a bailarina, com o público e local da apresentação, selecionar uma música que agrade ao público, checar sempre os detalhes.
    já os micos acidentais... esses não tem muito o q fazer sobre eles, como o nome já diz, são acidentais...!
    ahhhhh, tem algo que eu já notei e achei um King Kong: o CD de música não roda no CD player? ai a bailarina tem um piti porque não sabe dançar outra musica.... ah me poupe... não posso chamar essa individua de bailarina então.!
    13) E coreografias em grupo, as roupas tem que ser iguais? existe uma regra para isso? porque em um grupo a pessoas de todos os tipos físicos  e as vezes o que fica bom em um não fica no outro, o que fazer?
    Grupo é algo não muito fácil de se lidar, tem q existir uma harmonia nas bailarinas que estão se apresentando, mesmo modelo, cores diferentes? pode ser sim !
    Todas iguais, com o mesmo modelo, com a mesma cor e dançando bem? sim!
    Mas se há vários biotipos, há a possibilidade da professora "dividir" a coreografia, grupo do biotipo A, usa tal modelo de traje, grupo B, usa outro, mesma cor; ou dependendo do tema da apresentação, cores diferentes; quem sabe intercalando os movimentos, etc.
    Se há biotipos diferentes em um grupo, é algo para se analisar a nível de figurino e coreografia, eu pessoalmente acho muito estranho, um grupo, todas usarem trajes diferentes, parece desleixo do grupo.
    14)Que conselhos você daria a quem quer ser uma estilista...
    Para começar tem que ter algo nato: criatividade!
    Estude desenho, artes, para criar trajes você não precisa ser necessariamente uma costureira. Eu não gosto de costurar, mas gosto de bordar, eu também fiz curso de bijous  ajudou a conhecer mais pedrarias.
    Tem que gostar do que faz, isso sem sombra de duvida, porque dá muito trabalho e nem tudo são brilhos e paetês.


    Pessoal, e essa foi a nossa entrevista com a Yaya, espero que tenham aprendido um pouco mais... Se quiserem conhecer um pouco mais do trabalho da Yasmin esse é o site dela : http://www.atelierbellydance.com/

Comentários

Salima disse…
Amei a entrevista, amo a Yaya e amo vc Nandinha...bjs e sucesso
Salima Zahra
Salima disse…
Amei a entrevista
Parabéns a Yaya que tanto amo e a vc amiga lindaaaaa
bjs
Salima Zahra
Obrigada Nanda Salíma, adorei participar!!!
Obrigada também a Dana (Grupo El Fareda) e as bailarinas (Rashida, Rajeiyah e Juliana) da Cia Salima Zahra pelas fotos que compõe a entrevista

beijos
Yayá