SOBRE A DANÇA TURCA NA NOVELA SALVE JORGE!!




POR SHAHIRA BURKAN ( BAILARINA DE DANÇAS TURCAS)

WELL,desde o início desta trama televisiva, eu ja alertei nas redes sociais, do burburinho que iria ser, inclusive na publicações anteriores falando sobre DANÇAS TURCAS,ORIGEM DA MÚSICA E DANÇA ROMANI TURCA.

Portanto, não me surpreendo com o desconforto que está gritando na área de DANÇA DO VENTRE.
Muitas amigas da área me questionaram quanto a performance da atriz Cleo Pires na novela, se "aquilo"' era certo ou errado.

Vamos lá....

1º ....A Dança apresentada não é Dança do Ventre Estilo Turco
2º ....A Dança apresentada não é uma ROMAN DANCE até onde eu sei e pude estudar.
3º ....A atriz é uma atriz,não uma dançarina, ela só obedece aquilo que lhe foi  apresentado como CERTO.
4º ....Cada um interpreta a "intenção" da Globo do jeito que quer, uns acham desrespeitosa a forma como foi abordada a cena e a dança em si, outros que a "atriz" dançou mal,e outros que simplismente criticam só pelo fato de criticar.

Bem, na minha humilde opinião, a autora não foi feliz ao abordar a Turquia, pois ,este país e seu povo são um MOSAICO CULTURAL, e se teria uma riqueza de novela para os telespectadores.

A novela tá fraca,muitas das Danças Folclóricas são "ballets improvisados", Dança Rom está sendo abordada como Dança do Ventre, e isso confunde até a mim.
E a Dança do Ventre apresentada DEFINITIVAMENTE NÃO É A TURCA.
Enfim, é somente uma NOVELA, que a massa assiste e esquece depois,uma trama confusa e fraca,com erros sobre dança e cultura turca absurdos.Pobre de espírito aquele que acredita que uma novela é real,ela é uma trama fantasiosa da realidade,isso é bem diferente.

Nesta novela só se aborda costumes muçulmanos do lado mais tradicional da turquia, o lado asiático,e não mostra a parte européia,onde os costumes existem,mas são mais brandos,e ocidentalizados.
Abordarei num próximo post, sobre a DANÇA DO VENTRE TURCA, oque realmente é,pq é tao diferente, e os enganos sobre esta vertente.

Espero que possam comentar, tirar duvidas!!Fiquem a vontade!!




E ainda tem mais...






Bem, este texto é parte de uma série de artigos sobre Dança Romani Turca.

Para melhor entendermos o porque de eu, Shahira,estar chamando a Dança Cigana Estilo Turco de Dança Romani Turca, é porque  os povos nômades, aqui em questão, comumente chamados de ciganos, não gostam de serem chamados assim.


A palavra Gypsy, é uma variação de como este povo era chamado pelos europeus. Ao serem indagados pela sua origem , os ciganos, assim chamados, somente se lembravam de terem se originado no Egito, então passaram a serem chamados de Egypycian, que mais tarde se tornou Gypcyan, até se tornar Gypsy! A verdade sobre sua origem, é que eles passaram da região do Oriente indiano de Punjab, durante o século 12 através do Golfo Pérsico, Egito, Turquia, e depois se espalharam por toda a Europa.


Numa de minhas pesquisas cheguei a encontrar que a palavra Gypsy era usada para referir-se a "Vagabundos"! Não que fosse esse seu real significado,mas se usava esta palavra para ofender e denegrir qualquer pessoa  nômade ou  sem teto.


A língua falada pelos ciganos é a romani, idioma muito parecido com línguas indo-europeias,faladas no noroeste da Índia, o que se confirma as indagações sobre sua origem!


Sendo assim, este povo passa a ser chamado de povo roman ou rom. A palavra ROM significa ser humano ou pessoa e/ou homem (Romni é para a mulher) na língua romani!



Bem, como estamos falando da Dança Romani turca, devo explicitar que a Dança Cigana ou Dança Romani, não é a mesma  Dança Romani Turca, até porque,apesar de suas similaridades, a Dança romani Turca tem alguns trabalhos de pés muito complicados e gestos e movimentos do braço que são mais entusiastas e expressiva do que graciosos. 


A Dança Romani Turca autêntica é uma dança social - não uma arte de desempenho performático, portanto quando você assistir um show profissional em palcos e festivais, lembre-se que foi uma adaptação da autêntica Dança Romani Turca!

Bem em relação a música usada para esta dança, entrarei neste item de forma mais aprofundada num outro artigo, ok?! Somente esclarecerei sobre o ritmo que mais se insiste em dançar a Dança Romani Turca, o KARSILAMA 9/8!!

Na verdade KARSILAMA é o nome de uma dança folclórica da Turquia realizado no tempo de 9/8 e não de um ritmo. O ritmo 9/8 utilizado pelos músicos na Turquia para se dançar a Dança Romani Turca é chamado de "dokuz sekiz", literalmente "nove-oito".

Nem todos os ritmos turcos 9/8 são para Dança Romani Turca e nem todas as música turca romanis são 9/8. Portanto, a grande dica que eu posso dar é: ESTUDE E SABERÁ QUANDO A MÚSICA É PARA SER DANÇADA UM ROMANI OU NÃO. NÃO SE ATENHA SOMENTE NO RITMO 9/8, OK?!?ESTUDE A LETRA E SAIBA O QUE ESTA SENDO FALADO!!

Espero poder ter contribuído um pouco mais com todos os amantes da Cultura Turca!!


Espero que vcs tenham gostado, sintam-se a vontade para questionar, a Shahira tentará sanar todas as duvidas.

Segue o link do blog da Shahira, para conhecerem um pouco mais sobre o lindo trabalho dela.... =D
http://shahiraburkan.blogspot.com.br/2013/04/danca-romani-turca-parte-1.html

Comentários

Perfeita a explicação, quando comecei a conhecer um pouquinho mais sobre dança do ventre e seus estilos, acabei estudando um pouco sobre as danças Turcas, e não reconheci na novela nada do pouquinho q conheço.

É triste retratar a cultura da Turquia de forma equivocada, mas como disse a Shahira não se pode acreditar em novela, o q tem q fazer é pesquisar, estudar e assim conhecer os costumes de um povo.

Parabéns pelo post.
Muito bom o post, pena as pessoas ainda acreditarem em tudo q veem nas novelas.

Conheço um pouquinho da cultura Turca através dos meus estudos e não reconheci nada na dança da Cleo do q ja havia estudado e visto.

É lamentável tantos erros, mas enfim, cabe a nós pesquisar, estudar, aprender sobre a cultura deste povo e divulgar o q esta correto.

Beijokas
Unknown disse…
Ótimo post.
E desde quando a Globo quer educar alguma coisa?
É apenas entretenimento, e por incrível que pareça, as pessoas que procuram as minhas aulas perguntam se o que a atriz dança é dança do ventre e o que é? Pq não gostam e acham estranho.
Acredito que a maioria dos leigos já tem em mente um pouco do que seria a dança do ventre, pena que a cultura turca esteja sendo retratada de forma tão superficial...
um país cristão, com um lado europeu, outro mais tradicional... um fevilhão de culturas... e com uma dança típica bem diferente da nossa tradicional dança do ventre.
Um país lindo e interessante...