Manoela Jácome - Um pouco mais de nossos artistas - XLVI

Hoje iremos conhecer um pouco mais da Bailarina Manoela Jácome



1.À quanto tempo você dança?
Comecei a me envolver com dança com cinco anos de idade, eu entrei no colégio e já quiz fazer partedo grupinho de dança e teatro, gostei tanto que minha mãe me colocou no jazz e também fiz um tempo de ballet clássico, comecei a estudar dança do ventre e cigana em 2003, desde então não parei mais e sempre com intuito de ser profissional.


2.O que te motivou a começar a praticar a Dança do Ventre?
Ficava encantada quando via um filme ou lia histórias que mostravam a cultura e a dança árabe me imagina dançando (rsrsrs!), a descendência árabe também falou alto nessa hora, foi um pouquinho de cada coisa, depois que fiz a primeira aula, me apaixonei!


3. Quem foi/foram suas professoras?
Iniciei meus estudos com Nil Prates aqui no estado, mas também passei por cursos com Carlla Sillveira, Kahina, Nanda Najla, Ansuya Rathor (EUA), Anthar Lacerda, entre outros...
4.Você já sofreu algum preconceito na dança e fora dela?

Já sofri sim, a maioria das pessoas não encaram a dança como profissão, até mesmo algumas pessoas do meio, sempre surge pergunta desse tipo: " No que você trabalha além de dançar?"
Mas o pior é quando as pessoas da área não encaram a dança como uma arte e sim como rivalidade, daí surgem vários problemas e com certeza já partem para o preconceito e discriminação.


5. Quais suas músicas e artistas favoritos dentro e fora do estilo árabe?

 Gosto de vários , vou citar alguns: Fares Karan, Ehab Tawfik, Mohamed Hamaki, Amir Diab, Nancy Ajram,Om Kholtoum... Nossa daqui a pouco não cabe na página kkkk!
Fora o estilo árabe, tem muitos também, gosto de alguns clássicos, pop, algumas românticas, gosto também de músicas espanholas ...








 A transformação de minha vida para melhor, muita responsabilidade,auto conhecimento,me realizo como pessoa e como profissional,auto estima,fiz amizades verdadeiras através da dança, isso é muito importante pra mim.

7. Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo?

Sim,  várias vezes.

8. Como você define seu estilo?

Gosto de dança com forte expressão, forte marcação de movimentos, braços alinhados e suaves, amo o estilo clássico e folclórico.


9. O que você acha que tem de melhor? Seu ponto forte!?
Dedicação, consciência e respeito à Dança.



10. Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível, e um já relizado?
 Sonho de consumo: viajar muito e estudar muito, conhecer o Egito, Dubai, Marrocos e muitos outros lugares que fazem parte de meus sonhos.
Sonho impossível: Acho que se as pessoas soubessem canalizar suas energias positivas para coisas boas, não existiria sonhos impossíveis.
Sonho realizado: A partir do momento que tive a iniciativa e coragem de ter meu próprio espaço de dança, isso está se realizando aos poucos e caminhando com as bençãos de Deus.




11. Quais são seus projetos atuais e futuro?
 Tenho muitos projetos em mente e alguns já estão se realizando graças a Deus! Pretendo viajar mais para estudar, me aperfeiçoar sempre,ampliar meus conhecimentos como bailarina e professora, ampliar meu espaço de dança e dar ênfase cada vez mais ao meu evento de fim de ano.


12.E pra fugir um pouco a regra nos fale de você Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecível,uma pessoa muito importante. 
Cor: Vermelho
Comida: Adoro comidinha caseira (da mamãe), comida árabe, doces (aff que pecado! rsrsrsr), mas também tem lugar especial para as frutas.
Sou flamenguista uhu! Tem muitos cantores que gosto, um deles é a banda The Cramberries, amo cinema difícil citar um filme e pessoas importantes em minha vida é a minha família e meus amigos.


13. O que você acha dos concursos, selos, padrões? Eles realmente influenciam em algo?
 Acho importante quando encarados com seriedade,é bom porque faz com que os bailarinos estudem mais, se especializem, isso tudo acaba ajudando no crescimento artístico.

14. O que você acha que deveria mudar em relação a dança no Brasil?O que funciona bem e o que esta errado?




 Acho que não é só no Brasil, mas em todo lugar que existe dança, as pessoas estão deixando o ego e a falta de humildade subir à cabeça, isso acaba gerando "profissionais" sem qualidades e acabando com a verdadeira essência da dança que é a expressividade da alma."Dançar é para trazer felicidade e não rivalidade"


15. O que você acha que deveria mudar em relação a dança no Brasil? O que funciona bem e o que esta errado?

Procure um bom profissional, estude sempre, persista, não desista (terá muitos motivos para desistir), humildade no coração e respeito é fundamental.Seja feliz, dance muito!


Agradeço de todo coração à Nanda Salima e a sua equipe pela oportunidade de falar um pouco sobre mim, fiquei muito feliz e satisfeita!
Obrigada pelo carinho!
Beijos a todos, sucesso e fiquem com Deus











Videos:






Comentários