Kristian Galvão - Um pouco mais de nossos artistas - XXXVII

Hoje iremos conhecer um pouco mais do bailarino Kristian Galvão.



1)A quanto tempo você está no meio artístico?
    Bom posso dizer que estou no meio artístico desde sempre, meus pais são cabeleireiros e maquiadores, então desde muito pequeno lembro de camarins, desfiles, desfiles de carnaval, onde eles eram responsáveis pelas maquiagens e cabelos, e aquele meio, aquela agitação toda me encantava,quando criança na escola nunca quis participar dos tradicionais teatrinhos,e sim dos números musicais com dança e coreografias, com 13 anos de idade ingressei no jazz e me arrisquei em alguns números de clássico, logo após conheci a dança cigana, uma de minhas paixões, e com 16 anos fui convidado para fazer aulas de dança do Ventre, na verdade para preencher turma, pois não estava havendo procura, fui porque me falaram que iria me ajudar nas minhas outras danças, me dar um controle corporal melhor, uma outra noção de ritmo e nossa! Foi amor à primeira vista, fiquei por mais uns dois anos no jazz e somente fazendo aulas de Dança do ventre, ate que veio a primeira apresentação e o amor aumentou, e desde então passei a me dedicar somente a Dança do ventre e mais adiante conheci o folclore árabe pelo qual também me encantei, e ai já se vão 15 anos de muita dedicação, estudo e amor a estas danças.




2)O que te levou a escolher isso?
   Bom, tenho comigo um pensamento que nós não escolhemos nada e sim as coisas nos escolhem, é assim em tudo: amigos, amores, família, profissões, então creio que a dança me escolheu e não eu a ela. Também sou sagitariano e filho de Iansã, não me imagino em nenhuma outra profissão que me deixe preso em algum lugar, dentro de quatro paredes.









3)Como bailarino,como você a dança no Brasil ?

   Olha vejo um bom crescimento na dança,em todos os sentidos, inclusive de qualidade, temos no Brasil excelentes profissionais da dança em todos os estilos,mas acho que ainda faltam investimentos, projetos,teatros para que nós possamos ter mais trabalho, levar nossa arte a mais pessoas,do rico ate o paupérrimo,lá nos confins dos confins, para que todos tenham acesso a trabalhos de qualidade. Sinto falta de boas escolas de formação que formem o bailarino por completo,como as que tem nos Estados Unidos por exemplo,para que o bailarino seja não só um executor de movimentos repetitivos,mas sim um ser pensante, criativo, que saiba escolher seu figurino, sua luz, seu cenário, enfim.





4)Como bailarino qual é a maior dificuldade que você encontra?
   Olha hoje não encontro grandes dificuldades, já encontrei e enfrentei muitas, porque se hoje ainda é meio “diferente” um homem dançando dança do ventre imagina isso a 15 anos atrás,acredito que hoje as maiores dificuldades são de conseguir espaço para mostrarmos nossa arte dignamente, incluindo espaço em mídias e etc.


5)Como você vê esse aumento nas apresentações folclóricas masculinas?Isso seria decorrente de que?
 Vejo como algo muito bom para a dança, pois mostra que o leque de danças Árabes é mito maior do que apenas a dança do ventre, agradando muito o publico feminino que muitas vezes ficava com o nariz torcido quando iam a jantares, ou bailes com seus maridos e assistiam penas mulheres dançando, agora elas tem, uma opção também,e isso aumenta o nosso campo de trabalho em muito.
Penso que este aumento se deu , devido grandes bailarinos que temos em nosso pais e no mundo que começaram a receber o destaque merecido encorajando e incentivando a muitos outros afazerem o mesmo,seguindo o mesmo caminho.






6)Como você definiria o Kristian artista e o Kristian pessoa?

 Não existe esta divisão, pois procuro ser sempre a mesma pessoa,não tento criar um personagem ou uma postura diferente, daquilo que sou no meu dia a dia.Sou o mesmo dentro de sala de aula,nos bastidores de um espetáculo ou ate mesmo bebendo numa rodinha de amigos.e acho que isso é o grande segredo:ser você mesmo sempre.




7)Falando um pouco de você, qual sua comida preferida, time de futebol, um filme,uma musica, um momento marcante, um sonho realizado, um sonho a ser realizado.
Bom,vamos lá
Comida preferida: como bom Gaúcho ,lógico que é o churrasco,mas também confesso que tenho um vicio em fastfoods,hehehe
Time de futebol:nossa  ,sei que muitos vão me apedrejar, mas odeio futebol,heheheh..mas ate torço pelo Internacional.
Um filme:musicais e as grandes super produções americanas.
Uma musica: melhor escolher duas cantoras que não saem do meu mp4:Madonna e Bethânia,além da musica árabe é claro

Um momento marcante:
O primeiro ano em que fui aprovado na noite de conquista do festival Internacional Luxor e minha "idola" Jillina fez questão de me entregar o certificado ainda brincar de me fazer reverencias(tenho ate foto disto hehehe)
Um sonho realizado:
Ter conquistado meu espaço na dança do ventre e folclórica árabe,sendo hoje um dos nomes de referencial na Dança do RS.
Um sonho a ser realizado:
Nossa são tantos,alguns são segredos ,pois já são projetos em andamento hehehe..mas vou colocar um que não compromete nada :viajar a Disneyworld, hehe.




8)Como você acha que é visto da dança masculina, seja ela em qualquer estilo, no Brasil?
  Bom vou puxar pro meu lado e falar do homem na dança do ventre,que apesar de ainda existirem mentes bitoladas e retrogradas que continuam dizendo que homem não deve dançar a dança do ventre,nós viemos cada vez mais conquistando nosso espaço e mostrando trabalhos de excelente qualidade,conquistando inclusive espaço no “Olímpio” da Dança do Ventre exemplo dito estão os grandes mestres: Amir Tahleb, Yamil, Netto e Tito este inclusive sendo egipico.o que só vem a comprovar que não existem mais barreiras quando se tem um trabalho de qualidade.




9)Você tem outra profissão,ou você consegue viver da arte?

  Sou formado em educação física,mas vivo somente da dança.ministrando aulas, workshops, atuando como jurado em festivais,fazendo shows, coreografando, elaborando e confeccionando figurinos... bom acho que isso já toma tempo suficiente,não sobrando para atuar na educação física heheheh.











10)Já teve momentos em que você quis desistir de tudo?E o que fazer nessa hora?
     Nossa, claro que sim,muitos, principalmente quando no batemos de frente com preconceitos,mesquinharias, inveja e tantas coisas ruins que infelizmente ainda fazem parte do nosso meio. Mas nessa hora paro , reflito e lembro de tantas coisas boas que já levei a tantas pessoas que necessitavam tanto disso, tantas alunas que entraram em minha sala de aula, cheia de problemas, depressões e saram outras mulheres, mais confiantes e seguras de sua beleza e potencial, tantos meninos que sempre tiveram o desejo de dançar e se espelharam em mim para criar coragem,tantas pessoas que após um show meu, vieram me parabenizar e agradecer por ter lhes permitido viver um momento tão mágico e especial,e pensando nisso tudo,em todas estas pessoas, me vem uma energia e vontade de continuar sempre.



11) Quem são suas inspirações?
     Geralmente são por vazes as minhas inspirações, depende do que e quem estou estudando no momento,mas gosto muito do estilo dos bailarinos e bailarinas Argentinos,principalmente Amir Tahleb,Yamil e Saída,e claro Jillina sempre.






12) Qual seu maior sonho no meio da dança?

   Bom como falei são muitos ainda,acho que o dia que parar de sonhar paro de existir,mas se tivesse que escolher o maior,acho que no momento seria dançar num espetáculo feito e dançado somente por meninos,não seria o máximo??




13) O que você acha deficiente no meio da dv no pais?

   Vivemos num grande pólo mundial da dança do ventre,o Brasil hoje tem grandes festivais,com grandes estrelas internacionais e nacionais,ou seja a informação chega a todo momento aos bailarinos e bailarinas,por isso não vejo grandes deficiências ,apenas algo que me incomoda muito que a grande falta de união da classe,que pelo menos aqui no RS é gritante,do tipo se fulana vai estar em tal evento eu não vou,ou se siclana que esta organizando tal evento eu não ponho meus pés la,ate vejo isso em outras danças,mas na dança do ventre é muito mais acentuado,uma verdadeira fogueira de vaidades,o que é uma pena pois quem perde sempre é a dança.











14) O que vc acha de selos e padrões? eles são importantes?

Acredito que os Selos de qualidade são importantes sim,quando usado para multiplicar e não dividir,multiplicar talentos,aumentando a qualidade da dança do Brasil,e não dividir em grupos,do tipo as que tem selo de qualidade e as que não tem,ou do tipo grupinhos “selo A” ,”selo B” etc,,fazendo divisões e por conseqüência aumentando a rivalidade.




15) Nos fale algumas Bailarinas Brasileiras e Internacionais que vc gosta, admira ou acha interessante?
   Bom vamos as Nacionais,as pratas da casa hehehe:
Renata Lobo,nossa que elagancia, leveza, classe, postura, ela realmente flutua.
Amara Saadeh: pura emoção no palco,expressão corporal e facial,leitura musical,energia..uma explosão.
Internacionais:
Jillina:minha mestra mor,ultra criativa,inovadora,quadril perfeito,energia e limpeza nos movimentos invejável.
Saída:uma diva,glamurosa,elegante,uma fusão perfeita entre Dança do ventre e o Clássico.
Amir Tahleb: mestre,força,leveza,paixão tudo numa pessoa só.









16)Que conselho você daria a quem está começando agora?

     O conselho que dou é basicamente,procure um bom professor ou professora,observe bem,pesquise sobre ele,sobre sua formação,veja se tem um estilo que lhe agrade,para que não caia na mão de qualquer um.
Crie seu próprio estilo não copie ninguém,apenas inspire-se.
E não desista nunca,se é o que você gosta,vá em frente,mesmo com as dificuldades...


Vídeos 

Estréia da "BellyRumba" de Kristian Galvão























Kristian Galvão - Luxor 2009



HÓRUS CIA DE DANÇA DO VENTRE - KRISTIAN GALVÃO




E essa foi a nossa entrevista com Kristan Galvão, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais...

Comentários