Lisi Hannan - Um pouco mais de nossos artistas -




 créditos do fotografo: Christofer Santos ILB productions.



1)À quanto tempo você dança? 
Eu mais ou menos nasci dançando. Aos 8 anos eu comecei tudo isso com jazz. Passei por diversos tipos de dança e me encontrei em 1996 com a dança do ventre e foi então quando tudo começou... 


2)O que te motivou a começar a Dançar?E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro? 
Como eu passei boa parte da minha vida dançando, eu sempre soube que isso realmente seria o meu futuro...:) Eu fiz fisoterapia exatamente para tentar juntar o meu conhecimento de dança com técnicas de terapias corporais...Dai para frente nunca mais parei de estudar a fundo mesmo a dança do ventre e seus benefícios.
Aqui na Austrália eu terminei diploma em fitness, diploma em pilates e outros cursos de dança propriamente...e sigo firmo e forte nessa...

3)Quem foi/ foram suas professoras?Que cursos você fez?Quais foram seus favoritos?
 A minha primeira mestra foi a Alessandra Forte, com quem eu estudei uns 4 anos. Depois passei por muitas mestras como Dina (Cairo), Samara (Libano), Randa Kamel(Cairo), Kamelia (Brasil), Fadua (Brasil), Lulu Sabongi(Brasil), Najua (Brasil), Michele Bomentre (Brasil), Hadia Hassam (Canada), Michelle Joyce (USA) Dentre muitas outras. E difícil dizer no geral qual e a melhor porque a gente sempre tem aluna coisa diferente para aprender mesmo que seja só um ponto de vista!

4)Quais são suas maiores inspirações?
 AH são tantas!!!!! sempre busco alguma inspiração por ai... Muitas!!! bailarinas da Rússia, Argentina, Brasil, enfim, sempre tem alguma coisa nova que traz inspiração, assim como outras danças como Jazz e alguns nomes como essência cia de dança, Porto Alegre. Momix(grupo canadense que mistura danças com modalidades olímpicas). Mas a inspiração principal e a interior. Quando a gente faz o que ama tudo flui. Quando eu danço, sempre ponho a minha alma na musica e transpiro a minha emoção!

5) Você já sofreu algum tipo de preconceito,ou discriminação? Como você lida com isso? 
JÁ!!!!! Uma vez aqui, eu fui fazer um show em um casamento muçulmano em que a mãe da noiva não sabia que ia ter dança do ventre. Quando comecei a dançar eu percebi um movimento estranho na festa, mas a noiva estava feliz, então segui o meu show. Quando eu terminei, no meu camarim, que era como uma sala grande, estavam muitas senhoras chorando muito e rezando muito ajoelhadas para Meca. Eu me senti terrível naquele momento. Depois a noiva veio falar comigo e explicar que a mãe dela e super religiosa mas que ela queria muito o show porque ela ama. Mas a sensação foi realmente uma das piores...:(

6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe? 
Físicos e psicológicos. Especialmente quando comecei com a dança do ventre, eu estava em plena "crise adolescente" e isso foi a minha salvação! Me tirou muitos complexos, fez eu me aceitar mais! lindo!

7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo? 
Sim. No Brasil, no começo, foi difícil seguir a carreira profissional. Principalmente quando eu estava na faculdade. Eu gastava muito mais do que adquiria e naquela época, as roupas de dança eram absurdamente caríssimas... era bem dificil seguir um "padrão" profissional... Mas ainda bem que passou rápido né!!!!!!:)

8)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte! Carisma eu acredito. shimmy também...

9)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível,e um já realizado. 
TER UM ARMÁRIO DE ROUPAS DE DANÇA!!!!!!!!!! Isso foi tuuudo pra mim!!!!!! sempre abro ele e suspiro e penso: e tudo meu?????:D ah e também CAPA DE REVISTA! No mesmo ano que cheguei aqui fui convidada para ser capa de uma revista latina! Um sonho mesmo. Outro e fazer shows quase todos os dias! muitos sonhos realizados. Fora a dança, eu realizei alguns como andar de balão, fazer curso de mergulho, meu marido.... na verdade eu vivo um sonho!

10)Como você define seu estilo?Qual seu ponto forte! 
Na verdade, antes de vir para cá, eu tinha um estilo clássico/egípcio  bem definido, meio meu,próprio, louco, mas clássico. Aqui eu tive que fazer adaptações porque aqui e muito mais o do "show bussiness", bem mais rápido, e eu também acabei caindo de para-quedas na comunidade turca e fui super bem aceita. Hoje eu diria que meu estilo e um mix mais pro Turco mesmo. Claro que com "aquele" toque brasileirinha neh! ;) Mas de 10 shows que eu faço, digamos que eu faço entre 8/9 turcos...

11)Quais são seus projetos atuais e futuro? 
Turquia!!!!!! esse e o projeto mais fixo no momento. Daqui uns 2 ou 3 anos ter um filho! Montar uma marca de designer de roupas de dança do ventre (e que já esta a caminho... aguarde!!!!!!)

12)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você: 
    Sua cor preferida: Rosa e bege
      comida favorita: a da minha mãe, comida turca e japonesa
     time de futebol: gremiooooooo
    cantor preferido: Ehab Towfik
    um filme inesquecivel: Labirinto e em algum lugar do passado( anos 80)
   uma pessoa muito importante: meu marido Christofer que me apoia, faz todo o trabalho de photo, vídeo e propaganda para mim e também me cuida!!!!!

13/14)O que você acha dos concursos,selos,padrões?Eles realmente influenciam em algo?Existe selos e padrões por ai?
Acho que as vezes acaba criando mais competitividade do que um padrão propriamente dito. Aqui não tem nem muito concurso nem selos.Tem festivais com mostras mas sem júri. A comunidade aqui e super organizada, e muito legal. A bailarina para entrar no mercado tem que ser profissional mesmo, em todos os aspectos. E difícil perfurar a comunidade aqui e conseguir shows se não atende os requisitos profissionais, que englobam tudo: técnica de dança, roupa, musica, e principalmente personalidade. E incrivelmente funciona, por ser uma comunidade pequena e organizada. Na sua grande maioria, as bailarinas super se ajudam aqui, nos passamos shows, trocamos roupas, e um lance de ajuda mesmo. Se a bailarina e bonita, boa e legal, todo mundo ajuda. E não adianta se auto proclamar profissional se não e. Conheço varias bailarinas daquelas que fazem 1 ano de dança e se acham profissionais que chegaram aqui e incrivelmente elas são riscadas do mercado. Outra coisa que não existe aqui e cobrar mais barato. O preço do show tem uma tabela mínima e todo mundo respeita. Na primeira se tu cobra mais barato, todo mundo fica sabendo e dai já era. Quando eu cheguei aqui, eu comecei a dançar em um restaurante turco, em um dos meus primeiros shows uma das famosas daqui foi me ver. Desde então foi uma loucura. Eu fui muito aceita e tudo foi muito rápido. comecei a ser convidada pra eventos importantes como a abertura do show/festival da Dina com o Attar troupe(troupe na qual eu faço parte, direção de Jamil Halaby), programas de TV, festivais, workshops, entrevistas, aulas...  
Outra coisa que aqui e bem diferente e a forma com que o publico admira o show. Diferente do Brasil, aqui todo um espera que a bellydancer tire alguém para dançar. E as pessoas não só realmente vem dançar como as vezes ate roubam um pouco do show! Em alguns shows, nem precisa tirar ninguém, quando tu vê já levantou um monte de gente!

15)O que você acha,que tem de mais errado no mundo da Dança , ai e aqui?Em que ponto ficam coisas a desejar? 
A dificuldade as vezes da admiração e reconhecimento. Muitas bailarinas acabam entrando numa redoma de competitividade e esquece de amar A dança em si. A troca, o coleguismo. A Austrália me ensinou muito a troca, a aceitar mais e competir menos.Aqui parece tudo ser uma empresa única organizada. Para se ressaltar no mercado, a gente precisa agradar não só publico em geral como a classe inteira de bellydancer.

16)Aqui houve um aumento de homens na dança,seja no folclore ou na dv propriamente dita, e ai? e como vc vê isso? Acho que somos artistas. A expressão da dança e uma arte como outra qualquer, homens, mulheres, crianças, todos tem o direito e o dever de mostrar  a sua arte. Alem do mais: muitos dos grandes mestres e coreógrafos da dança oriental são homens. E e lindo um duo ou trio com um homem dançando. Tudo que bonito e bem feito deve ser admirado!

17)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora?
 Vá atrás do seu sonho!!!!!! :D Busque a dança do ventre para trazer a mulher que esta la dentro, a liberdade dos movimentos, a sensibilidade, a naturalidade, use e abuse da expressão que a dança te da. esqueça o nervosismo fazendo um shimmy! 


Lisi Hannan
professional bellydancer
61+ 432265294
www.lisihannan.com.au
www.attartroupe.com

Videos:



U2 - Mysterious Ways & Lisi Hannan


Lisi Hannan with Live band


Lisi hannan Bellydance with ribbons - Dancensation Sydney


E essa foi a nossa entrevista com Lisi Hannan, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais...

Comentários