Jhade Shams - Um pouco mais de nossos artistas - XXXVI

Hoje iremos conhecer um pouco mais da bailarina Jhade Shams



1) À quanto tempo você dança? 
A dança do ventre está na minha vida à aproximadamente 4 anos e meio.

2) O que te motivou a começar a Dançar? E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro? 
Sempre gostei de dançar, desde pequena. Dançava de tudo um pouco, quando era pequena adorava copiar as coreografias da Xuxa, depois de começar a fazer jazz gostava de montar coreografias com minhas amigas, quando adolescente comecei a fazer dança de salão e a dança do ventre apareceu em minha vida “agora” praticamente (sou uma bebê da dança). Sempre achei linda a dança do ventre mas não tive oportunidade de começar meus estudos antes. Adorava assistir a novela “O Clone” por causa das danças. Comecei a estudar dança do ventre na academia onde praticava esportes e imagina como fiquei feliz ao iniciar a turma, sempre tive vontade de estudar, continuei nesta academia por 1 ano fazendo a dança quando decidi ir a uma escola especializada aprender mais e mais. A partir daí percebi que a dança era a MINHA VIDA! Sou muito feliz por dançar!


3) Quem foi/ foram suas professoras? Que cursos você fez? Quais foram seus favoritos? 
Minhas professoras: Fabíola Martinez da academia Dandy, Hayat, Munerah, Sahar e Nayrah da Luxor / Rede Hayat el Helwa, Shalimar Mattar e Samira Samia, do Espaço Oriente.
Quanto a cursos: sempre procuro estudar, me atualizar, participar de workshops. A vida é um constante aprendizado.
Atualmente estou no final do curso Oriente Total e do Curso Especialização em Espada Nível 2 ambos do Espaço Oriente.
Não tenho uma professora favorita, acho que todas elas foram e são importantes para mim, para minha vida e para minha dança. Todas contribuíram para meu crescimento e irão contribuir sempre. Sou muito grata a todas elas.


4) Quais são suas maiores inspirações? 
A vida é minha maior inspiração.
Posso respirar, andar, falar, sorrir, enxergar, posso VIVER... e é isto que me inspira.
Além disto, saber que tem pessoas esperando para assistir com uma expectativa grande, elas sorriem e são felizes quando apreciam a dança, isso é o que me inspira também.

5) Você já sofreu algum tipo de preconceito ou discriminação no meio da dança ou de bailarinas particularmente?Como você lida com isso? 
Felizmente nunca sofri preconceito ou discriminação no meio da dança ou de bailarinas. Já sofri fora do meio artístico pois algumas pessoas enxergam a dança do ventre de uma forma diferente, isto porque algumas “bailarinas” deturparam a arte e isto é uma marca difícil de ser apagada.

6) Quais os principais benefícios que a dança te trouxe? 
Ela me trouxe vários benefícios mas acredito que o mais importante foi de me conhecer como mulher, aumentar minha auto estima e me fazer mais feliz para fazer os outros felizes.

7) Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo? 
Não, nunca pensei.
Mas não podemos esquecer que em tudo temos obstáculos e estes devem ser vencidos.

8) O que você acha que tem de melhor? Seu ponto forte! 
Tenho humildade para saber que tenho muito a aprender e melhorar...


9) Nos conte um sonho de consumo, um sonho impossível e um já realizado.

Sonhos de consumo: ter muito dinheiro para ajudar muita gente, viajar o mundo todo e dançar grávida. Acho lindas as bailarinas dançando grávidas!

Sonho impossível: que minha avó não tivesse partido, a eternidade de pessoas boas é um grande sonho.

Sonho já realizado: dançar e ter uma família feliz e unida.


10) Como você define seu estilo? Qual seu ponto forte! 
Adoro danças folclóricas mas também gosto de danças clássicas. Procuro sempre dançar de acordo com meu estado emocional e tipo de show e público.
Procuro utilizar aqueles passos básicos, simples. Amo a raiz da Dança do Ventre.

11) Quais são seus projetos atuais e futuro? 
Ø  Continuar estudando sempre.
Ø  Engravidar e continuar dançando.
Ø  Ter uma bebê bailarina... rsrs
Ø  Continuar fazendo parte da Família Oriente.
Ø  Ser mais e mais feliz.
Ø  E outros, outros e outros...

12) E pra fugir um pouco a regra nos fale de você: 
Sua cor preferida: preto 
comida favorita: ai, uma pizza de quatro queijos... que delícia!!
time de futebol: não tenho nenhum específico. Torço para o Brasil
cantor preferido: gosto muito do Henrique Iglesias e Alejandro Sanz além dos músicos árabes, claro.
um filme inesquecível: O amor é cego
uma pessoa muito importante: Uma? Uma não... Minha mãe e minha avó são pessoas extremamente importantes, são a base de minha vida e da minha educação e meu amor Leandro que me dá todo carinho e incentivo para tudo.
Como é a Jhade pessoa, esse é seu nome verdadeiro?
Jhade Shams é meu nome artístico, me chamo Daniela. A Jhade Shams é bailarina, professora e estudante de dança do ventre, mulher, esposa, filha, nutricionista clínica de um grande hospital de SP, humana que possui defeitos e qualidades como todos.

13) O que você acha dos concursos, selos, padrões? Eles realmente influenciam em algo? E concursos?
Selos, padrões e concursos sempre são bem vindos pois te faz estudar, se dedicar, superar limites e conseqüentemente melhorar a dança.
O que não pode acontecer é desanimar quando o resultado não for aquele esperado. Temos que lembrar que damos um passo de cada vez. Quando bebês não andamos, depois engatinhamos e só depois andamos e às vezes tropeçamos, e nunca devemos desistir dos nossos sonhos.

14) O que você acha que tem de mais errado no mundo da Dança? Em que ponto ficam coisas a desejar? 
De mais errado está a falta de companheirismo e incentivo entre bailarinas. Não podemos deixar o ego falar mais alto. Somos humanas, fazemos as mesmas coisas, temos as mesmas necessidades, ninguém é melhor do que ninguém, a dança, um passo, um giro, pode ser melhor que a outra mas não podemos nos esquecer da nossa essência. A Dança é para trazer felicidade, sempre!

15) O que você pensa sobre o aumento de homens na dança, seja no folclore ou na dança do ventre propriamente dita?
Acho interessante e é um incentivo para todos os outros homens iniciarem na arte da dança.

16) Você realiza a dança com lamparina, ate então pouco divulgada, o que pode nos falar dela? Aonde surgiu? Quais são os aspectos de se dançar com ela?
A Dança da Lamparina é uma dança com fogo derivada da dança do candelabro, possuindo simbolismos semelhantes, como celebrar a vida, porém com aspectos especialmente próprios.
É utilizada em conjunto com a dança das moedas, deve-se fazer uma entrada com a lamparina, depois dança com as moedas e finaliza com a lamparina novamente.
Samira Samia foi quem me apresentou este instrumento de dança. É um instrumento ainda pouco utilizado mas acho lindo pode usar algo diferente e que traz luz e vida à dança!

16) Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora? 
Estudem muito e continuem estudando sempre. Como dizem os mais experientes: estudar não ocupa lugar!
Procurem ouvir e respeitar sua professora. Alunas e professoras(es) estão sempre aprendendo entre si.
Não tenham pressa para aprender, a dança do ventre exige paciência e muita! Também não tenham pressa para ensinar, não pulem etapas de aprendizado.
Dance para ser feliz! E seja feliz! Alimente a alma!

Nanda, agradeço pelo convite da entrevista. Gostei muito de ter participado!
Lembrem-se... a Dança do Ventre proporciona auto conhecimento, felicidade, paz e é o despertar da verdadeira mulher!
Nunca se esqueçam disto...

Beijokas para todos vocês!!

Aulas em grupo e particulares no Espaço Oriente:
Rua Estevão Baião, 786   Campo Belo  (zona sul, próximo ao aeroporto de Congonhas)   SP    SP
Fones: 5041-6103 e 5542-3860

Jhade Shams


Videos:






Sarau 2010 - Colégio Esperança - Jhade Shams



Meleah Laff com Jhade Shams

Comentários