Lulu Sabongi - Um pouco mais de nossos artistas - XXX


Hoje iremos conhecer um pouco mais da maravilhosa Lulu Sabongi.



1)À quanto tempo você dança? 
Desde 1983 , no final deste ano completo 27 anos


2)O que te motivou a começar a Dançar?E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro? 
Fiquei encantada e este foi o primeiro motivo. Nunca tive certeza de que este seria meu caminho, na verdade o processo se desenvolveu gradativamente e estabeleceu-se por si só.

3)Quem foi/ foram suas professoras?Que cursos você fez?Quais foram seus favoritos? 
Pergunta difícil, pois tive dezenas de professores, a primeira marcou muito Sherahzad, aqui no Brasil, Farida Fahmy foi uma marca decisória, e Gamal Seif atualmente é meu parceiro e principal desafio.

4)Quais são suas maiores inspirações? 
A música é minha maior inspiração e a vida diária, que pode e deve ser transformada em dança.




5) Você já sofreu algum tipo de preconceito,ou discriminação no meio da dança,ou de bailarinas particularmente?Como você lida com isso? 
Nunca.

6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe? 
O resgate da minha sensação de auto valorização, sempre fui uma criança bastante insegura, a dança me trouxe segurança.

7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo? 
Diversas vezes

8)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte! 
Minha expressão e fluidez




9)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível,e um já realizado. 
Sonho de consumo, ter uma escola que eu mesma tenha construído tijolo a tijolo, da forma como sempre imaginei- este ainda não foi alcançado. Um sonho já realizado, viajar pelo mundo, sem gastar!!

10)Como mãe de família e uma carreira internacional, como você lida com isso?Como conciliar carreira e família? 
Somente com um parceiro como o meu, que cuida de tudo enquanto estou fora, e meu anjo da guarda Didi, que é a segunda mãe dos meus filhos. Sozinha seria impossível!

11) O que seus familiares acharam quando você "virou " uma bailarina do ventre? E seus filhos o que pensam a respeito?
Sempre tive muito apoio familiar, e meus filhos tem o maior orgulho do que faço


12)Quais são seus projetos atuais e futuro? 
Meu livro, e shows que reúnam profissionais de diversas partes do Brasil.

13)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você: 
    Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Lulu pessoa... 
Laranja, salada, time do Brasil em copa do mundo, Caetano Veloso, eu diria compositor preferido, O céu que nos protege, Shams é uma pessoa muito importante para mim. Eu como pessoa? Intempestiva, apaixonada, impulsiva, crente, e ingênua muitas vezes. Posso ser muito brava, mas acabo não mordendo ninguém!!


13)Sendo você uma das maiores responsáveis pelo "inicio" dos chamados,selos,padrões qual seria a intenção deles?Eles realmente influenciam em algo?Eles serviriam exatamente para que?E que dicas você poderia dar a quem almeja obte-los
Penso que um padrão em qualidade ajude a todas. Não vale a pena simplesmente imaginar que vc faz algo bem, mas sim, ter certeza. Minha idéia do padrão de qualidade, não diz respeito a similaridade em tudo, ou a massificação, mas sim, um mínimo de qualidade em pontos essenciais a dança, como por exemplo: qualidade postural, leitura musical, variedade de repertório e por aí vai.
Ter um padrão determinado em uma certa área influencia tudo, senão não existiriam tantas formas de avaliar, produtos, serviços e ofertas pelo mundo todo. No mais, se todas as vertentes de dança tem que respeitar regras, porque a nossa não?
A dica é – busque aquilo que vc deseja e lute por isso, seja o que seja. Quem decide por sua vida é você mesma e mais ninguém, assuma suas escolhas e batalhe por elas


14)O que você acha,que tem de mais errado no mundo da Dança?Em que ponto ficam coisas a desejar? 
A facilidade com que as pessoas deixam de estudar e se aprofundar. Acho uma pena. Outro ponto muito deficiente, é a ética no meio em geral, ou um conceito antigo, que colocaria em prática a velha frase de nossas avós – não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você!

15)Em comparação a dança no Brasil e no Exterior, quais são as maiores diferenças que você vê?O que aqui é melhor, e o que é pior ?
O melhor aqui é o talento, o pior é a indisciplina

16)O que vc pensa sobre o aumento de homens na dança,seja no folclore ou na dv propriamente dita?
No folclore, quanto mais melhor, na dança oriental, homens dançando com duas peças, quanto mais pior.



17)Qual é a sua rotina de ensaios e treinamentos?Como você mantém a forma e esta sempre atualizada?
Manter a forma é um inferno, eu tento tento, mas não estou em forma. Tento treinar, ter aulas de outras danças, e sempre busco por alternativas. A atualização é estudo mesmo. Sempre estudo e continuo fazendo workshops e aulas sempre que posso. Estou embarcando amanhã, 9 de Outubro, para mais uma viagem que terá em sua primeira parte 12 horas de aula, e no final mais 8 horas.



18)Sobre figurino, eles são importantes? Até que ponto eles influem na dança? Pergunto isso , por ver hoje em dia principalmente em bailarinas do exterior, trajes muito sumários, decotes e fendas enormes, mini saias...,isso seria prejudicial a visão sobre a dança do ventre? ou seria uma fora de inovação?
Figurinos obedecem a moda local, e a presença ou falta de bom gosto. Como julgar> Acho importantíssimo que a bailarina se cuide com relação a sua apresentação visual, isso é essencial, em sua preparação profissional.

19) E quanto ao uso de sapatos. O que você acha disso?
Pessoalmente não aprecio e nunca uso. É uma solicitação moderna de alguns países, como nos Emirados árabes e Líbano por exemplo, ou uma opção para bailarinas que os preferem, e também precisam dar um up, na altura.



20) Vou dar o meu exemplo, eu realizo com a dança um trabalho voltado para o lado beneficente, meus eventos são sempre arrecadações de mantimentos,e nesse ano estarei realizando o 4° encontro, com a presença (Graças a Deus) de bailarinas muito renomadas, como a Fátima Braga, a Hadara Nur , a Giuliana Scorza,e outras,e eu dou aulas de graça, pois eu sei que a dança é um "esporte" caro,e muitas vezes fui massacrada e condenada por isso. Você com toda  a sua experiência o que acha desse tipo de trabalho?
 Se vc decidiu doar seu trabalho para causas beneficentes, quem tem o direito de dizer algo a respeito? Se vc não sobrevive por este meio, se decidiu oferecer isso de alguma maneira e isso lhe faz bem, investe sozinha e decide onde utilizar o que aprendeu, quem tem algo a ver com isso a não ser vc mesma?

Porque tem também muitas discussões sobre se dançar de graça, sobre pagar para dança, você como a mestra que é, e que já deve ter passado por isso tudo, o que pode nos dizer sobre? Quando quero oferecer a dança como um presente ofereço e pronto, o trabalho é meu , se quero dar uma apresentação para uma instituição, uma amiga, uma escola, ou seja lá o que for, eu faço e pronto. O que não faço é oferecer um preço infinitamente menor do que a minha colega, apenas para tomar um trabalho, isso sim é vergonhoso. Ou ir de graça , num lugar que estaria contratando outras profissionais.


22) Como uma pessoa que viaja o mundo, você deve ter um fato inusitado, engraçado ou assustador para nos contar, conta ai vai...Como foi a primeira vez que você se apresentou fora do Pais? Você ainda fica nervosa antes de uma apresentação? Qual foi a melhor apresentação que você fez na vida?
Inusitado? Uma vez que peguei um avião num país pensando que era para uma cidade chamada Kristiansand, na Escandinávia, e no final das contas fui parar no extremos Norte do país numa cidade chamada Kristiansund, levei um dia inteiro para voltar para o lugar certo. Minha primeira vez fora do país foi no Egito em 1999, com Sr Lutfi Zaied, marido da Tia Ceci, falecida ano passado. Ele organizou para ela um desfile no Cairo, e dançamos com uma orquestra pequena, em um hotel central, eu , Soraia e Shahar, pela primeira vez em outro continente. A melhor apresentação que fiz na vida, foi na Noruega em uma cidade chamada Stavanger, num teatro maravilhoso, para concertos. Não sei o que aconteceu mas naquele dia eu estava tremendamente inspirada


23) Tem algum acessório que você não goste muito de usar? Exemplo, eu amo véu, mas detesto dançar com a espada ela me assusta...kkkk.
Não tenho predileção por acessórios, mas se for para escolher, claro , véus


21)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora? 
Não desista , as surpresas são maiores do que imagina e os benefícios também.


Vídeos:

Lulu Sabongi Belly Dancer - Nights in Shangrila: July 2010 (Dança do Ventre)




Lulu Sabongi - Festa Simone Galassi 17 anos (Dança do Ventre)



Lulu Sabongi - Lançamento da Revista Shimmie (Dança do Ventre)



Lulu Sabongi Belly Dancer - History Collection 5 (Dança do Ventre)




Mais de Lulu : http://www.lulusabongi.com/
                                    http://lulusabongi.blogspot.com/

E essa foi nossa entrevista com Lulu Sabongi, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais...

Comentários