Sahira Ma Ajniha- Um pouco mais de nossos artistas - XXIV

Hoje iremos conhecer um pouco da 
Sahira Ma Ajniha.


1)À quanto tempo você dança?
Danço desde abril de 2003.


2)O que te motivou a começar a Dançar?E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro?
Motivação propriamente dita não tive. Tinha minhas manhãs vagas por causa das aulas de ballet da minha filha no Teatro Municipal de Santos. Então assisti uma aula de dança do ventre e foi o bastante para eu me inscrever. Tive a certeza que seria minha principal atividade acho que depois do 3º ano. Antes disto não tinha pensado em estudar e me aprimorar.


3)Quem foi/ foram suas professoras?Que cursos você fez?Quais foram seus favoritos?
Christiane Alvarez de abril de 2003 a setembro de 2007
Janaina Serra(Jannah el Havanery) janeiro de 2008 a dezembro de 2008
Curso de percurssão e musicalidade Gege Mouzayek e Mohamed Azra fevereiro 2007
Curso de Dabke Sergio Daoud e Bruno Molino  fevereiro 2007
Curso de Tribal(Fusão) Shaide Halin março 2007
Encontro Internacional Bele Fusco 2007 work com os Professores: Adriana Bele Fusco, Shaide Halin, Ryan Colling, Nanda in Balay, Samira Hadara, Mayra Shams, Simone Takusi, Nanda Najla, Sharon Kihara(USA), Djamila(ALEM), Karen Barbee(USA), Hakin(ARG).
Curso profisionalizante com Jade el Jabel de março de 2008 a novembro de 2008
Encontro Internacional Bele Fusco 2009 work com os Professores: Adriana Bele Fusco, Renata Lobo, Carol Koga, Simone Takussi, Shadia, Romina Maluf(ARG), Saida(ARG), Mario Kilins(ARG), Hakin(ARG)
Curso profissionalizante na KC Produções com os Professores: Warda Maravilha, Poliminia Garbo, Aysha Almee, Munira Magrib, Nami(RJ), Carolina Grandela(ESP), Nuriel el Nur.
Curso de potencia de quadril Jade el Jabel julho de 2010
Que saia justa. Mas amo mesmo a Jade, os outros tiveram uma parcela na construção da minha carreira sem duvida.


4)Quais são suas maiores inspirações?
Taheya Carioca, Samia Gamal Jillina e principalmente Raqia Hasan


5) Você ja sofreu algum tipo de preconceito,ou discriminação no meio da dança,ou de bailarinas particularmente?Como você lida com isso?
Olha preconceito propriamente dito não, mas uma puxação de tapete sem igual sim e de "profissionais" rsrsrs. Sempre todos me respeitaram muito. 


6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe?
Nossa... Me achei. Tenho que a dança do ventre na minha vida veio para desvendar algumas coisas sabe. Aquele tipo de pergunta que sempre nos fazemos; De onde vim?? Para onde vou? Qual a minha missão? Consegui estas respostas atraves da minha profissão.


7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo?E o que fazer se isso acontece?
Ai ai. Olha abrir mão nunca pensei não. Mesmo porque ninguem merece que eu desista da minha felicidade. Mas no nosso meio é dificil se ter equilibrio quando tentam denegrir sua imagem, usar sua amizade em beneficio proprio. O melhor que temos a fazer é confiar desconfiando e caminhar de cabeça erguida e confiante sem se perder a humildade.


8)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte!
Vixi. Dificil isso viu. Gosto dos meu braços rsrsrsrs. 


9)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossivel,e um já relizado.
Viagem ao Egito, casar com Elvis, minha filha.


10)Como você define seu estilo?
Clássico sem duvida.


11)Quais são seus projetos atuais e futuro?
Engraçado o jeito que perguntou porque os dois estão juntos . Nosso espaço. A Cia nasceu com o intuito de ser de todas. Então estou caminhando neste projeto. 


12)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você: Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol ( espero que seja corintiana...kkkk),cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Sahira pessoa.Alias, como é seu nome verdadeiro? E o que te levou a escolher o artistico?
Azul, lazanha e acarajé, CORINTIANAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, Elvis, tem varios mas E o vento levou eu amo, tem varias mas vou citar mamys, Sahira é uma profissional que esta aberta a todos que chegarem a ela sem más intenções, agora Crisele é uma mulher que luta todos os dias para que todos a sua volta estejam bem e felizes, não aguenta falsidade e por isso é a pessoa mais transparente que você vai conhecer. Está escrito na minha testa quando gosto ou quando não gosto de algo ou alguem.
Eu mesma escolhi meu nome artistico que significa FEITICEIRA COM ASAS . Quando minha carreira solo deslanchou aqui na Baixada eu me apresentei com veu wings e toda vez que me apresento acabou meio que ficando "obrigatorio" eu me apresnetar de véu. Então como eu sou mesmo meio bruxinha rsrs, resolvi colocar assim.


13)O que você acha dos concursos,selos,padrões?Eles realmente influenciam em algo?
Então... Eu não acho que isso seja muito relevante não. Sei que é ate polemico o assunto mas, minha opinião pessoal é que isso não quer dizer que você é uma profissional exemplar. Nos concursos eu mesma participei de 2, sem saber que concorreria. É verdade. Em um deles inclusive quizeram bater nos jurados pelo resultado kkkkkkkkkkk. Tem algumas profissionais que acham isso importante e serve ate para auto-afirmação pois são inseguras é talvez isso ajude. Outras só mesmo por vaidade mas, dizer que tem diferença me perdoem mas não tem não. 


14)O que você acha,que tem de mais errado no mundo da Dança?Em que ponto ficam coisas a desejar?
Nos ficariamos aqui pelo menos umas 3 paginas rsrs. Precisamos de um sindicato só para dança do ventre, precisamos de professores melhores, precisamos de mais exigencias quando falamos de profissionais, precisamos de pessoas que queiram dançar pela arte, precisamos de parar de olhar para o shimmie da "amiga", precisamos valorizar quem realmente vez algo por nós, agradecer aquelas que desbravaram o caminho para nós, precisamos estudar, precisamos parar com esse negocio de "minha professora é a melhor e ponto", precisamos para com idolatria, precisamos de profissionais nos palcos e nos bastidores tambem, precisamos de uma união absoluta, precisamos de muito e de tão pouco. Sim. Vamos pensar juntas, seria menos trabalho, vamos olhar na mesma direção sem precisar ficar na frente de ninguem, precisamos não de técnica mas de seres humanos que estejam prontas para a responsabilidade de ensinar e aprender. Não acredito que deixe a desejar sabe. So depende de nós mesmas. Pra ser bem sincera nem seria no nosso universo que as coisas estão assim.`É mesmo no mundo. As professoras precisam fazer cursos regulares e não "works" e aumentar curriculo. 


15)O que vc pensa sobre o aumento de homens na dança,seja no folclore ou na dv propriamente dita?
No folclore acho linduuuuuuuuuuuuuu mas, na dança do ventre me perdoem não gosto não. Não é dança do ventre é uma dança como qualquer outra. Prefiro os meninos como meninos dançando folclore.


16)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora?
Assista a professora com olhos criticos. Se não gostar do estilo dela não faça aula com ela não. Não é porque se é popular que se é boa profissional. Busque informações com alunas, va assistir apresentações. Não estude somente atravez de dvds. Tenha paciencia. Quando se aprende rapido, se aprende pouco. Se não gostar do estilo de aula tente fazer com outra professora. Mehor que uma aula experimental é uma conversa sincera olho no olho.
Se quizer se profissionalizar, prepare-se, você vai gastar o que não tem kkk. Dança do ventre requer investimento. Então entre de cabeça, estude e saiba que nunca mais vai parar de estudar. Mas tenha a certeza que irá se apaixonar cada dia mais.  

 Foi um prazer poder estar aqui com você. Qualquer outra informação, ou quem sabe um café, ou mesmo um bate papo no msn fiquem a vontade. Beijos dançantes

Sahira Ma Ajniha
Bailariana e Professora de Dança do Ventre
www.criselebellydancer.com.br
www.youtube.com/criselemartins
Tels:  13 38777664
          
13 91359569

Videos:

Festa Cigana na AA Portuarios em outubro de 2007. Promovida por Zizi Brito.
Gypsy festival in AA Port in October 2007. Promoted by Zizi Brito.
www.criselebellydancer.com.br



Sahira Ma Ajniha(Crisele Martins-SP-Brasil)Brazilian Bellydancer



Comentários

Sahira Ma Ajniha disse…
Foi um enorme prazr compartilhar um pouco mais d mim com voces. Bjs no seu coração Nanda.
Anônimo disse…
Lindas as apresentações me encanta seu trabalho, sua arte!!!
Ivete Scarpari disse…
...e me encanta tambem sua solidariedade para com as pessoas
desaparecidas...