JOÃO CASSIANO - UM POUCO MAIS DE NOSSOS ARTISTAS - Parte XXV

Hoje vamos conhecer um pouco mais da versatilidade, talento e principalmente o SOM GOSTOSO DO BATUQUE nordestino... Seu nome é

JOÃO CASSIANO


 1º Bloco - SEU INÍCIO NA MÚSICA
 
1.1) Uma perguntinha q já deve estar batida, mas é inevitável, rsrs. Como você começou? Na percussão ou em outra modalidade de música e a percussão tribal estilo brasileiro entrou na sua vida?
olha, posso dizer que meu começo na música foi bem cedo...venho de uma família com uma veia artística muito forte, gente de teatro, de música, de dança...desde criança convivo com amigos músicos de meu pai,muitas vezes tocava com eles-era uma coisa sem compromisso....mas nunca segui o caminho das artes, encarar como algo sério sabe? até o ano de 2000, quando uns amigos me convidaram pra fazer parte de uma banda, ai uma coisa foi puxando a outra, e aqui estou!!!!
2.1) Quais foram as suas maiores dificuldades no início, sejam de aprender um determinado instrumento ou ritmo, financeiras ou quais?
acho que a maior dificuldade de todo músico no início é a práticar, é ter paciência de sentar e estudar se instrumento-principalmente no começo. com o tempo vamos aprendendo que praticar, tocar e ouvir música são essenciais para se fazer música. depois de aprender essa lição, tudo se torna BEM  mais fácil.
3.1) Você teve alguém em especial pra se inspirar nos tempos de aprendizado? Quem foi?
os percussionistas brasileiros em geral sempre foram minha inspiração, pois eles se enfiam em qualquer tipo de som, tocam vários tipos de instrumentos(ou inventam novos instrumentos),muitas vezes sem saber nem a maneira tradicional, mas chegam lá e fazem! se vc der uma tabla pra um moleque de salvador, ou um tiozinho de escola de samba daqui a alguns meses eles vão estar fazendo um som com ele, mesmo sem saber como raios se toca uma tabla lá na Índia!!!
4.1) Quando foi o seu momento "É AGORA!" de profissionalização, apresentações públicas, etc.?
em 2003 quando a banda que eu toco(chicocorrea & electronicband) foi convidada pra eventos importantissimos como ABRIL PRO ROCK,MADA, e TIM FESTIVAL. ali a  a postura foi se transformando,e hoje encaro a música como minha "brincadeira séria". digo brincadeira porque nunca devemos deixar de gostar do que fazemos!
2º Bloco - SEU MOMENTO ATUAL
 
1.2) Dando uma navegada pelo seu MySpace, observei que vc embasou todo o seu trabalho sobre a percussão e que suas influências artisticas vão além dos ritmos brasileiros para um trabalho de personalidade única. Tanto como profissional como quanto pessoa que corre atrás de seus objetivos, como é seu processo de criação? Como vc sente a reação do seu público em especial?
olha,sobre a criação eu simplesmente chego e faço!!! as vezes parto de uma frase, um conceito ou uma frase rítmica, ai vou lapidando devagarinho até achar que tá pronto. depois de pronto, tá ali, não mexo mais,  as vezes poderia até melhorar o material, mas foi feito daquele jeito e continua daquele jeito. como  foi dito antes, tô sempre ouvindo muita música, tocando e praticando bastante, além de ter contato com literatura, cinema,dança,etc... e isso influencia no meu trabalho,  as coisas que gosto entram no meu trabalho.
2.2) Eu te conheci no Rio Orient Festival de 2009, e também pude observar que sua agenda é bem cheia. Quando sobra tempo pro Cassiano e o que ele gosta de fazer nessas horas vagas?

ah, sobra bastante tempo pra mim, porque as vezes a agenda tá bem cheia outras vezes fico sem fazer nada...rsrsrs.  no tempo livre fico com minha mulher,vou ler algo, ver algum filme, jogar videogame(nerd power!)...


2.3) Vcs tem uma Cia de  Danças, a Cia Lunay. Fale um pouco sobre ela? Como ela nasceu?

Na verdade sou meio que anexo da Cia Lunay, que atualmente é composta de 4 bailarinas. comecei o trabalho com o grupo em 2005/2006. fizemos 2 espetáculos com música ao vivo, depois colaborei na direção músical de mais um projeto delas e atualmente  faço a pesquisa musical junto com o grupo, além de colaborar com uma outra faixa de minha autoria e eventualmente sacar meu derbak pra uns solos ao vivo!

2.4) Atualmente o que te realiza mais na Música?
TOCAR!




 Bloco - PROJEÇÕES DE FUTURO


1.3) Qual o seu maior sonho pessoal e o maior sonho profissional?
não faço muitas projeções de futuro,acho que continuar trabalhando e tendo o trabalho reconhecido é o suficiente pra mim

2.3) Quais os seus projetos pra um futuro a curto, médio e longo prazo?
lançar mais trabalhos do meu projeto NOMADE RIDDIM,continuar tudo que faço atualmente e continuar evoluindo como artista!

3.3) Faz parte de seus planos partir pra mostrar seu trabalho no exterior, como muitos profissionais brasileiros que brilham por lá?
Seria muito bom ter uma oportunidade como essa, de expandir os horizontes. mas  a kilma foi para o Spirit of The Tribes, na Flórida, e  utilizou algumas da minhas músicas- parece que o pessoal gostou bastante!!! hehehhehe
4.3) Vc tem planos pra nos brindar com mais um Rio Orient Festival, ou outro evento tribal aqui no Rio de Janeiro, como o Tribes Brasil, por exemplo?
Esse ano estamos indo pro Rio Orient Festival mais uma vez, Kilma dando uma aula de Tribal Fusion/Tribal Brasil e eu dando aula de ritmos brasileiros adaptados pro derbak. as duas aulas são dia 27/06 27/06-  (http://www.kcproducoes.com.br/rio_orient/programa.html). Quanto ao Tribes eu fui quando ainda era TRIBAL FEST BRASIL, nosso trabalho teve bastante repercussão lá. não recebemos o convite para esse novo formato,mas  querendo, é só chamar!!!
4º Bloco - POLÊMICAS


1.4) Defina JOÃO CASSIANO por Cassiano e Vice-Versa.
hmmm....posso pular essa?
2.4) Como você vê o clima muitas vezes competitivo, tão comum no meio da artístico em geral e como você procura se manter distante de tudo isso?
Esse é o problema de se associar arte com comércio, a nossa famosa Industria Cultural....eu faço o meu, e procuro não me importar muito com,o que as pessoas dizem ou fazem. se eu gosto de um trabalho, falo bem, se não gosto, guardo pra mim a opinião. temos muito "mercado" ai fora, e espaço pra todos!!!!


3.4) Como você interpreta tanto como músico quanto como espectador, os selos e padrões que são oferecidos no mercado? Ajuda ou é apenas uma prova de títulos a mais?
 é uma coisa meio INMETRO  né? bate naquela história da questão anterior, do mercado. eu não me importo muito com selos, seleções e coisas afim.apenas se o trabalho em questão me diz algo ou não. em primeiro lugar esta a alma da arte e do artista, depois técnicas e selos e coisas afins.

4.4) Se você pudesse mudar alguma coisa no mundo da Dança e da Música, qualquer coisa, o q seria e porquê?
não mudaria nada, acho que devemos entender as fases que passamos e apredenr com elas, tentar não repetir os erros e continuar melhorando os acertos. se tudo fosse perfeito não teria graça trabalhar com arte,não é mesmo?
PRA ENCERRAR: FAÇAM ARTE!!! E QUE SEJA DE CORAÇÃO
quem faz porque gosta, ou tem necessidade de se expressar persevera. quem não faz morre na praia, ou se torma mais um entre tantos outros.
links dos discos com minhas músicas:
Estética Terceiro Mundo, do Nomade Riddim Vol.01 na mixtape SOUNDAMERICA VOL. 9 -

JOÃO CASSIANO-NOMADE RIDDIM VOL.02:

JOÃO CASSIANO-NOMADE RIDDIM VOL. 01: 
Trecho de entrevista gravada no dia 9/4/2009 para o programa Som da Rural, da TV Brasil.



Workshop Tribal com Kilma @ Salvador-BA



Workshop com Kilma e Cassiano no Rio Orient Festival (eu tô nesse!!! De macacão corsário azul claro e branco, 2ª pele preta de mangas compridas! Óia eu lá!!! "Alô mamãe..." rsrsrs "Galvão, filma eu!!!" kakaka)




Apresentação do Sanmetak Trio na Caravana Tribal Nordeste




Música " Ragga Sueño", de joão cassiano, uma prévia do Ep "Nomade Riddim vol.02",em breve na rede.
imagens do filme "Waking Life" de Richard Lintaker.
www.myspace.com/cassianoreload






Pessoal, espero que vocês tenham curtido conhecer esse artista fantástico que é o João Cassiano, tanto quanto eu gostei de entrevistá-lo e conhecer um pouquinho mais desse talentoso músico.

BEIJO ENORME A TODOS!!!

Comentários

Cristiano,Parabens pelo lindo trabalho que vc faz!!!
Adorei...