JADE -Um pouco mais de nossos artistas!!!!(VII)

Hoje iremos conhecer um pouco mais da estonteante,Jade El Jabel...



1)À quanto tempo você dança?
         "Desde 1991... 19 anos este ano."

2)O que te motivou a começar a praticar a Dança do Ventre?
          "Na verdade foi meio "sem querer"... eu conversava com uma amiga sobre a necessidade de fazer alguma coisa para o corpo, de não estar mais a fim de jazz e ela me disse "Fui a um lugar nesse final de semana que achei a sua cara! Tem show e aula de dança do ventre... acho que tenho um cartão aqui..." e me deu um cartão da Khan El Khalili... Quando entrei e senti o cheiro, ouvi a música, vi as tendas tive uma sensação imediata, confortabilíssima de "pertencimento" me matriculei pro primeiro horário que batia com o meu. Fiz aula com a Layla a professora mais incrível que tive na vida e aqui estou até hoje."


3)Quem foi/ foram suas professoras e suas inspirações?
           "Professora boa é professora pra sempre!! Portanto, no Brasil, SÃO Layla e Samira (além de inspiração, paixão e generosidade), no Egito, Randa Kamel, Dina, Raqia Hassan, Mahmoud Reda e Mo Gedawwi. Teve mais, mas cito os principais, que mais me ensinaram e, principalmente, me ensinaram somente coisas boas. Inspiradoras teve outras, com quem não fiz aulas mas foram muito importantes pra mim. No Brasil, Soraia e Najua Sune, no Egito, Mona Saaid e Fifi Abdo."

4)Você já sofreu algum preconceito na dança e fora dela?
            "Ô! Quando fiz tatuagem o tatuador me disse "Você sabe que agora pertence a um grupo que sofre preconceito, não sabe?" ao que eu respondi "É só mais um!" Sou mulher, brasileira, tatuada, boca suja, da Periferia, do Cabelo Duro, fui Engenheira de Som por 8 anos (profissão de "macho") e, ainda por cima, tem a dança do ventre. Passei por três diferentes fases de preconceito com a Dança. 1 - Era coisa de "mulher da vida" em 1991, 2 - Era coisa de "embalo de moda de novela" em 2001 e 3 - É brega (infelizmente, atualmente, esse é o preconceito com a dança do ventre). Mas... não dou a mínima pra nenhum deles e não gasto tempo e saliva com isso. Deixo rolar. Pra ser sincera, às vezes até gosto! Tenho um amigo que fala "A Jade adoooooora ser minoria! Acha glamuroso!" Rs... Acho que ele tem razão."

5)Como é a Jade bailarina e a Jade professora?
              "Que pergunta difícil...Acho q ambas são meio complementares, às vezes se misturam, é tudo eu mas a diferença primordial é que na sala de aula eu mostro tudo, digo tudo, ensino tudo e em cena tem um mistério, uma distância que considero necessária do público. Eu sou do magistério, dou aula desde os 15 anos, acho q essa é outra diferença: sem dançar dá pra ficar mas sem ensinar acho q eu vou murchar, murchar e sumir..."

6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe?
               "Postura, feminilidade, poder, um lugar no mundo, um lugar que somente estava reservado para as "mocinhas q foram noivinhas de quadrilha na infância", e o principal: ensinar meninas, educar mulheres, misturar as duas, conhecer todas elas. Essa é a melhor coisa da dança, sem dúvida! Voltar para a "caverna", deixar os meninos pra fora."

7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo?
                "Não só pensei como já larguei mais de uma vez. É uma coisa que vai e vem! Mas voltei... Pensei de novo (esses dias, acredita?) cada hora por uma razão... Essa última foi porque alguns "proprietários da dança do ventre" me dão muito cansaço e algumas verdades ficam me sufocando e eu sei que vou ter que guardar pra mim pra continuar "de pé" nesse mercado e isso me violenta muito."

8)Como você define seu estilo?
                  "Egípcio e Moderno. Na verdade foi como "foram definindo" e eu acabei concordando."

9)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte!
                    "Leitura Musical, Interpretação, Sentimento, Expressão, Sensualidade, essas coisas todas juntas. Também por definição dos outros e concordância minha. Acho sempre mais seguro do que "decidir sozinha". Além do que, é a opinião de vocês e não a minha que realmente importa.!"

10)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível,e um já realizado....
                    "Por ordem...
                     Consumo: Nada... De verdade... Coisinhas pequenas, uma jóia aqui, um sapato ali mas se não compro, me esqueço... nada de mais
                     Impossível: Expulsar as pessoas do mal do meio da dança do ventre onde a grande maioria é composta de meninas e mulheres que só querem dançar e temos todas de conviver com essas criaturas obscuras que circulam entre nós.
                     Já realizado: Ter personalidade como artista. Ser reconhecida."

11)Quais são seus projetos atuais e futuro?
                     "Atualmente, gostando muito de produzir espetáculos, colocar as meninas da Companhia Dumuaini pra dançar por aí, assistir minhas plantinhas dando frutos e pro futuro, continuar isso, cada vez melhor, crescer e não "engordar", crescer em qualidade, dar estrutura paras minhas meninas e pra mim. Sendo ainda mais megalómana, contribuir para tirar a Dança do Ventre desse "limbo underground", sabe? Fazer com que seja considerada arte, especialmente pelas próprias bailarinas. Ver a dança sendo tratada com respeito, envolvimento, responsabilidade, botar as "máquinas de tirar grana do outros" atrás de um balcão qualquer ou um outro lugar que não seja na frente do espelho ocupando o tempo de pessoas que querem aprender a dançar."

12)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você:Sua cor preferida,uma comida,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Jade pessoa...?
                    "Cores... muitas cores... Comida! Sem açúcar, fritura ou porco, qualquer coisa. Gosto da minha, da da minha mãe, japonesa e árabe. Corinthians (claro! eu sou de Itaquera!), Filme, vai ter que ser no Plural: Frida Kahlo, Contos proibidos do Marquês de Sade, Dançando no escuro, pelo menos esses três. Pessoa, também, pelo menos três, vai, cada uma de uma categoria: Alexandre, meu marido. Maria, minha mãe e Mag minha amiga-irmã pra citar três de "todas as horas" e três que, se uma não resolver, a outra resolve, seja lá o que for."

13)O que você acha dos concursos,selos,padrões?Eles realmente influenciam em algo?
                  "Tanto influenciam que essa é uma das perguntas que mais respondo por aí. Pra responder "direito", teria que dissertar muito e muito bem pensado por um longo tempo que não temos aqui pra essa entrevista mas tenho uma "dica" para quem vive neste impasse "ser ou não ser padrão de sei lá quem, eis a questão!": O único argumento que vai servir pra sua carreira, de verdade, daqui há 19 anos é o que você fez porque acreditava, e que te trouxe prazer. Todo o restante é uma coisa volátil e, posteriormente passível de arrependimento e frustração. A dança é NOSSA, de todas nós."

14)O que é mais difícil no mundo da dança do ventre?
                  "Ignorância. No sentido "fofo" da palavra, de ignorar, de não saber e esse não saber leva todo mundo pra um grande buraco onde se concorre pela obtenção ou criação de "coisinhas". Por não haver registro histórico literário confiável das coisas (trajes, músicas e posturas adequados pra isso ou aquilo, origem das coisas, etc) sai-se falando as maiores bobagens e, principalmente, pra quem "acaba de chegar" é um sofrimento ter que "escolher a verdade" de Fulana ou Ciclana como sua. Isso também é um negócio q me dá vontade de desistir: O baixo nível das discussões sobre dança. A tendência é que vire uma discussão apaixonada sobre "pessoas" e suas pretensas "razões"."


15)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora?
                   "Escolha sua escola pela professora e não pelo nome da instituição (lembre-se do lanche da "lanchonete mais famosa do mundo", por exemplo). Escolha uma professora que tenha experiência, generosidade e que saiba ensinar. Confie em sua intuição. Se você tiver a impressão de que ela está "enrolando" mas pode ser que você esteja enganada, acredite, ela está enrolando. Pesquise, assista shows, veja vídeos no YouTube, escolha com carinho, com o coração e com cuidado. Não vá atrás da moda porque a moda muda toda hora e não dá pra ficar trocando de professora com a mesma velocidade.
ESTUDE TODOS OS DIAS, SEM EXCESSÃO! Não existe outro caminho que não seja o do empenho, da entrega, todo o resto é papo furado."
                                             Com amor e com Deus!!Beijo!
                                                         Jade El Jabel


Grande show de Jade El Jabel, ao lado de Tony Mouzayek e Banda, no Maevva - 20/04.


Show de Jade El Jabel no Bantu - 21/01/10. Música: Alf Leyla Wa Leyla www.jadedancadoventre.com.br


Show de Jade El Jabel no Maavah - 17/09.


mas dela:
www.jadedancadoventre.com.br

Essa foi nossa entrevista com Jade el Jabel.Espero que tenham gostado,e tenham aprendido muitoooo com ela!!!!
Entrevista feita por Nanda Salima

Comentários

Cleo!!!! disse…
Essa mulher é poderosissima!!!
TDB....!!!!
Parabens Jade!Falou e Disse!!!
Maria Meireles disse…
Linda entrevista!!!
Amei...
NANDA SALIMA disse…
Eu adorei a entrevista dela.Concordo com varias coisas.
Tbm sou tatuada!!!kkkkkk sei bem o que é isso...
E ela tem muita razão sobre a ignorância no sentido fofo da palavra na dança!!!
Jade te agradeço de coração!!!
Haiyat Raziya disse…
Fantástica! Linda! Esse blog tá uma verdadeira vitrine de estrelas!