Tufic Nabak-Um pouco mais de nossos artistas!!!(3)

Hoje iremos conhecer um pouco mais do grande Tufic Nabak:
Bailarino Profissional Internacional de Danças Árabes,Especializado em Folclore Árabe no Líbano Credenciado pela Marca de Excelência Oriente com 5 estrelas,Professor e Coreógrafo.
 Atuando no meio artístico desde 1983,Tufic nos conta que começou a dançar no Libano,aos 10 anos de idade.No Brasil, iniciou sua carreira em 1998 através de uma grande experiência profissional,a participação do filme ´´Lavoura Arcaica``, de Luiz Fernando Carvalho, como elenco de apoio e como consultor de língua e cultura árabe, colaborando ainda nas cenas em que dança o Dabke.
O amor a arte,foi o que o levou a escolher esse caminho.Como bailarino internacional,ele vê a dança no Brasil tendo muitos trabalhos de qualidade que encantam qualquer espectador:" Tenho orgulho das pessoas do ocidente que têm interesse pela cultura árabe".Como professor e bailarino de danças folclóricas,é a maior dificuldade que ele encontra,podemos dizer que é a falta de ética no meio artístico:" Fico triste quando artistas profissionais perdem a postura",nos conta.Ele acha fantástico o aumento nas apresentações folclóricas masculinas:"São tantos bailarinos folclóricos talentosos no país que despertam um grande interesse para vários que acabam se mergulhando nesta arte milenar. Sempre estou incentivando a maioria dos iniciantes para divulgar mais as danças masculinas".
 Podemos definir o Tufic artista como o profissional que luta pela divulgação dos costumes de sua terra com muita garra, respeito e amor. Humilde, parceiro, sincero e super perfeccionista.E o Tufic pessoa é o grande amigo para todas as horas. 
Comunicativo e muito ansioso.Seus gostos pessoais são:
Comida preferida: Chauarma (comida árabe)
Time de futebol: Flamengo
Filme: Lavoura Arcaica
Música: Ya bunt Seltán
Momento marcante: Participação no Programa do Soares:" Foi mágico!!!"
Sonho realizado: Retornar após 17 anos à sua terra amada, o Líbano, que nela se inspira para realizar o seu trabalho no Brasil:" Foi emocionante ver o país renascido das cinzas, rever familiares e amigos, dançar nos casamentos das aldeias, visitar a terra do Folclore ´´Baalbeck``, aperfeiçoar os meus estudos nas Danças Folclóricas Árabes e realizar mais pesquisas sobre os aspectos da nossa cultura. Neste ano estarei realizando uma nova turnê de dois meses no Líbano e trazendo mais novidades para o Ocidente. Aguardem!!!"nos conta ele.
Sonho a ser realizado:"O único sonho do momento é torcer para que o meu pai consiga um transplante de rim e parar de fazer hemodiálise. Rezo muito para que esse momento chegue logo para nós e principalmente para o meu pai, o homem corajoso que abandonou a nossa terra durante a guerra civil em busca da paz para a família toda. Espero que esse sonho se torne realidade!"

Quanto a a dança masculina no Brasil,podemos dizer que ele é visto como grande divulgador e referência da cultura árabe no Brasil. Muitos admiram seu trabalho:" Me emociono muito com os comentários que recebo durante e após os eventos que participo. Sempre é bom contar com pessoas que participam e acreditam em nosso trabalho. Fico contente com o reconhecimento da minha luta .Claro que tem pessoas que não gostam do meu estilo, mas mesmo assim respeito a postura deles. Tenho o meu estilo próprio e acredito no meu potencial. Sempre é bom dançar com o coração, garra e amor pela minha terra".
                           Além de realizar palestras, workshops e shows pelo Brasil,ele ministra aulas regulares de língua árabe na cidade de Juiz de Fora. E como Diretor Cultural do Clube Sírio e Libanês de JF, coordena o Centro Cultural Árabe Nabak e produz eventos voltados à cultura árabe.
                           Perguntei a ele se teve momentos em que quis desistir de tudo e o que ele fez nessa hora,sua resposta foi a seguinte:"Com certeza! Várias vezes... Mas nessas horas, penso sempre positivo, peço mais força, penso no público que gosta de me assistir e continuo realizando o meu trabalho com mais garra superando as pedras que enfrentamos no caminho de nossa trajetória".
                           E pra quem quer iniciar nessa carreira,Tufic dá o seguinte conselho:
"Estudar, pesquisar, digerir tudo e se dedicar bastante à dança. Conhecer mais sobre os aspectos da cultura árabe em geral. Além da dança, estudar teatro para mesclar as duas artes no trabalho a ser realizado e principalmente no folclore árabe onde a interpretação teatral é essencial na dança.Acreditar e confiar no seu trabalho com segurança, evitando desvalorizar o mesmo. Ter ética, respeito e postura profissional. Ter maior responsabilidade e organização nas atividades realizadas. Aceitar críticas construtivas. Não se preocupar com a concorrência sendo que tem espaço para todos. Ignorar os invejosos. Ter fé, humildade e esperança sempre... ".



Tufic Nabak
´´Divulgando a Cultura Árabe no Ocidente``
www.tuficnabak.multiply.com
tuficnabak@hotmail.com
(32) 8809-0560
 
E esse foi o nosso papo com Tufic Nabak,espero que tenham gostado e aprendido com ele!!!!De todo o nosso coração nos agradecemos seu carinho para conosco,e desejamos a você muito sucesso.E que Deus ilumine seu caminho cada vez mais,e que realize seu sonho,vamos nos unir a você e desejar a mesma coisa.!

Realizado por Nanda Salima















          

Comentários

Haiyat Raziya disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Haiyat Raziya disse…
Meu, sem palavras...
Como é bom ver o lado SER HUMANO do artista!
MARAVILHOSA ENTREVISTA!!!
MARAVILHOSO TUFIC!!!

(postagem anterior removida por erro de digitação)
Cleo!!!! disse…
Sempre admirei o talento do Tufic,ele é incrível,alem de ser muito simpático.Desejo a ele todo sucesso do mundo.E muita sorte com o caso do seu pai.Que Deus os proteja .
Adorei!!!!
O Tufic é tudo de bom!
Maria Meireles disse…
Meu Deus,ele é tudo de bom...um artista completo...
E Tufic,pra Deus td é possível,tenha muita fé,e vc vai ver...vamos rezar por seu pai!!!
NANDA SALIMA disse…
Ele é de uma educação...
Um profissional perfeito...ama o que faz...e faz muito bem!!!!