O que dançar, como dançar, e o que esperar...

Nos meus estudos na net, achei um documento com umas dicas muitooo legais, e falei, vou compartilhar com as meninas (os), é um PDF de regras de um concurso ( ñ sei qual), onde se fala, o estilo, que ritmo dançar, o que se esperar de uma coreo... sensacional. No fim o link original... =D
Espero que vcs gostem...

DANÇAS ÁRABES

Modalidade Dança Árabe Clássica

1.1.1 Punhal
Ritmo: Conforme a representação a ser realizado (lento para punhal moderno; Yallabina para representar desafio; Derback para seduzir).
Traje na versão turca: Vestido de pano cru, ou de pano simples branco, com cores neutras me geral. Um pano vermelho acentuando a cintura, trabalhado de rendas vermelhas ou só um cetim vermelho. Cabelos soltos com um lenço amarrado na cabeça ou cabelos em tranças longas.
Traje na versão contemporânea: Tradicional, Vestidos Folclóricos ou ainda Vestidos Modernos, com cabelos soltos. O uso das cores nas roupas demonstra a conotação da mensagem a ser atingida.
Movimentação: O desafio para a bailarina nesta dança não é somente a demonstração de técnica, mas sim a de sentimentos. A movimentação do punhal deve condizer com seu real significado estabelecido na dança e com o tema sugerido.

1.1.2 Ra’as El Saif (Espada Clássica)
Ritmo: Não há um ritmo específico, mas dá-se preferência para o ritmo Wharda Wo Noz e instrumentais.
Traje: Tradicional ou Moderno, porém com apreciação por calças, devido ao trabalho técnico a ser desenvolvido e por cabelos presos.
Únicas combinações aceitas entre acessórios na Ra’as El Saif:
Exemplo 1: espada + véu
Exemplo 2: espada + snujs
Exemplo 3: espada + punhal
Movimentação: Será avaliada a exibição do material, a evolução dos movimentos, aprestos (preparação para a execução do
movimento), equilíbrio e sustentação da espada bem como acrobacias (seqüência de movimentos em que a espada realiza manobras e giros), assim como elegância, leveza e agilidade na execução dos movimentos.

1.1.3 Raks el Sharki
Etimologicamente o termo Dança do Ventre é a tradução do Raks el Sharki, que significa literalmente Dança do Leste. A bailarina deverá demonstrar sua técnica corporal numa perfeita harmonia com a música, podendo usar um ou mais acessórios para entrar ou sair do palco.
Ritmo: Diversos ritmos podem estar mesclados, porém cuidando sempre da métrica musical bem como combinação de ritmos utilizados.
Traje: O traje deve estar de acordo com a escolha musical.
Movimentação: Serão avaliados todos os estilos estudados, bem como as seqüências de movimentos (não pode repetir mais do que quatro vezes o mesmo movimento), técnica corporal (domínio), as emendas (começar e terminar o movimento), dinâmica, uso do espaço e capacidade de contagiar o público

Estilo Egípcio: Manifestações sutis de quadril, domínio de tremidos, deslocamentos simplificados adaptados ao Ballet Clássico, movimentos de braços e mãos simplificados;
Estilo Norte-Americano: Manifestações mais intensas de quadril, deslocamentos amplamente elaborados, movimentos de Jazz, movimentos de mãos e braços bem mais explorados;
Estilo Libanez: Com shimies mais amplos e informais, seguidos de deslocamentos muito simplificados.
Estilo Contemporâneo: Mesclado sutilmente com outras linguagens de dança, mas com predominio árabe em sua interpretação.

1.1.4 Snujs
Os snujs possuem a única finalidade de alegrar determinadas frases rítmicas, proporcionando um som mais envolvente e empolgante à percussão, sendo raramente tocados do inicio ao fim da música. Deve-se destacar os pontos mais empolgantes, evitar exageros e o som deve ser claro e limpo, com toque uniforme, exato e preciso.
Ritmo: Não há um ritmo específico, porém a música deve ser alegre e empolgante; percussão não é aconselhável.
Traje: Tradicional.
Toque: O som deve ser claro e limpo, com toque uniforme, exato, preciso e deve corresponder ao ritmo da musica.


1.1.5 Véu
Ritmo: Não há ritmo específico, podendo ser músicas Clássicas ou Modernas suaves.
Traje: Tradicional ou Moderno.
Movimentação: Será considerada a movimentação clara e limpa do véu, a técnica (dificuldade de movimentação, manuseio) e a musicalidade do véu em harmonia com a música e com a movimentação corporal.

1.1.6 Véu Wings
Ritmo: Não há ritmo específico, porém a música deve ser moderna.
Traje: Tradicional ou Moderno
Movimentação: A bailarina deve demonstrar extrema habilidade em seu manuseio, mantendo sua qualidade visual, sem enrolar o tecido ou esconder os movimentos da bailarina. Durante os giros não desequilibrar e manter o eixo. Elegância e suavidade são essenciais.


Modalidade Dança Árabe Folclórica

1. Choufou el Arbiyya
Dança típica tunisiana, realizada apenas por mulheres.
Ritmo: Falahi
Traje: Folclórico tradicional, com cabelos cobertos e lenço no quadril.
Movimentação: A característica desta dança são as mímicas (como se estivessem se ajeitando, maquiando, ajudando umas às outras) e a demonstração de seus tornozelos, para demonstrar que não usam o Khul-khaal (espécie de tornozeleira) e que assim, não são casadas. Requer habilidade e agilidade dos quadris.

2. Dabke Folclórico
É designado Dabke folclórico quando a apresentação é coreografada para shows. Dabke popular é a dança realizada em festas, informalmente.
Ritmo: Jabalee e Malfuf (ou Laff).
Traje feminino: Folclórica tradicional com um xale no quadril e sapatos presos no tornozelo, com salto máximo de 3cm.
Traje feminino moderno: Galabie ou Abay mais curta, com calças por baixo e faixa na cintura. Camisas não são permitidas, por ser uma peça masculina.
Movimentação: Formação em linha ou semicírculo, que pode ser quebrada em outras formações, onde a pessoa da ponta direita é quem comanda a execução da dança. Sua mão direita deverá estar segurando uma masbaha ou um lenço branco, no qual realiza movimentos rotatórios no ar; Somente a pessoa da ponta direita pode executar movimentos acrobáticos e trabalhos livres, salvo quando este convida outra(o) bailarina(o) a solar. Deve-se se movimentar no sentido horário, ou seja, para a direita quando
na formação de semicírculo. O pé esquerdo é o líder dos passos de marcação.

3. Dança com lenços
Originária provavelmente do Norte da Africa, ainda se encontras mulheres executando essa dança na Algéria, Marrocos e Tunísia.
Movimentação: Agitando um ou dois lenços no ar, pode ainda realizar um jogo de “esconde e revelar” dos olhos ou emoldurar as movimentações de quadril.

4. Dança das colheres
Da região de Silifike na Anatólia, esta dança é famosa por fazer o ritmo com colheres, cantando e dançando.
Traje: Específico desta dança
Movimentação: Deve ser interpretado as situações e sentimentos vividos no dia a dia.

5. Dança das Flores
Ritmo: Não há ritmo ou música específica, mas sugere-se músicas alegres com tema relacionado à colheita e flores, como o Falahi.
Traje: Folclórico com cores alegres. Nesta dança não se usa medalhas ou moedas.
Movimentação: Será avaliado a interpretação da bailarina, conforme a simbologia desta dança (camponesa egípcia trabalhando na colheita das flores). Deve-se trabalhar o cesto e as flores. A dança deve ser delicada e alegre.

6. Ghawazee
Ritmo: Fallahi ou tradicional
Traje: traje folclórico, com pintura tribal no rosto, turbante e lenço na cabeça.
Movimentação: A movimentação deste modalidade é exagerada, exibindo força nos quadris.

7. Guedra
Dança ritual típica dos nômades do Deserto do Saara, aparecendo também na Mauritânia, Marrocos e Egito. Também é conhecida como a Dança da Benção dos Tuaregs.
Música: Cânticos muçulmanos.
Traje: Caftan, Haik (manto preso à frente do corpo por alfinetes e correntes), adornos na cabeça e tranças. Inicia-se com o rosto coberto.
Movimentação: A base da dança é a movimentação das mãos: quatro direções, quatro elementos ou simbolizando o tempo; A benção (estômago, coração, cabeça e ombro); E o balanço da cabeça para frente e para trás, geralmente brusco. Com grande frequência termina-se no chão.

8. Hagalla
Originária da Líbia, tradicionalmente a dançarina apresenta-se para quatro homens e escolhe um para terminar sua dança. Na versão atual um grupo de mulheres dança para outro.
Ritmo: Cânticos masculinos (Keffafeen).
Traje: Calças e uma galabya longa por cima. Muitas camadas de tecido e sapatos baixos, devido à areia quente e fofa.
Movimentação: Tradicionalmente a dançarina finaliza laçando com seu turbante ou faixa o seu pretendente.

9. Karsilama
Há duas formas de Karsilama: a Cigana e a Urbana (esta é parecida com a dança do pandeiro, diferenciada pela escolha musical).
Ritmo: Turco Karsilama
Traje: Folclórico, de acordo com a forma escolhida.
Movimentação: Balanço das saias rodadas ao som da batida do pandeiro.

10. Meleah Laff
Ritmo: Malfouf.
Traje: Borrka (véu tricotado para o rosto), Melea Laff (Véu grande e preto enrolado no corpo), vestido curto e justo, tiara na cabeça e sapato (opcional).
Movimentação: Será levada em conta a representação do cotidiano portuário egípcio de Alexandria, a graciosidade e o trabalho com o Meleah (Melaya), que deve respeitar seu significado neste contexto.

11. Pandeiro
É considerado pandeiro o material feito de madeira e sem enfeites (fitas, por exemplo). Este instrumento é usado para marcar o ritmo da música ou acompanhá-lo.
Ritmo: Falahi. Laff ou Malfuf, Maksum, Said, Hagallah e Sambra.
Traje: Traje folclórico, com preferência em vestido Gawazee, ou traje na linha Andaluz, porém pode-se abusar de medalhas, lenços e faixas no pescoço, braços, tornozelos e quadril. O uso de sapatos é proibido.
Movimentação: Exigem muita movimentação, dinamismo, deslocamentos e o pandeiro deve acompanhar a evolução do corpo. Os passos e deslocamentos devem ser constantes com raros momentos de estagnação e a interpretação deve estar voltada à exteriorização das emoções; espontaneidade e simplicidade são essenciais.
Combinações aceitas entre acessórios e realizadas em grupo:
Exemplo 1: pandeiro + snujs
Exemplo 2: pandeiro + lenço beduíno
12. Ra’as El Assaia (Dança do Bastão Feminino)
Ritmo: Said
Traje: Folclórico tradicional ou moderno, com pés descalços e cabelo coberto. Coreografias mais modernas podem ser com vestidos ricamente bordados com uso de salto alto. Não é permitido deixar o ventre descoberto.
Movimentação: Deve-se demonstrar força, beleza e sensualidade, onde o bastão deve acompanhar em harmonia os movimentos corporais. Serão analisados os movimentos técnicos do bastão (habilidade e velocidade) e os movimentos corporais mais rígidos, batidos e com associação de leves pulinhos. É uma dança que exige movimentação e interpretação própria e de significados já existentes.

13. Ra’as El Nasha’ar (Khaleege)
Ritmo: Soud ou Saudita e Ayubi.
Traje feminino: Tobe al Nashar (túnica transparente, ricamente bordada) colocado por cima de um traje tradicional ou moderno. Os cabelos devem estar soltos.
Movimentação: Caracterizada pelo uso de uma bata, pelo balançar intenso dos cabelos e movimentação dos pés em pulsação contínua, porém com marcação no quadril. Possui também uma grande movimentação dos ombros e braços. Todos os movimentos
são suaves e lentos. A dificuldade é incorporar os trejeitos típicos de charmes.

14. Raks al Balaas (Jarro)
Conhecida também como dança do Nilo ou Dança da Samaritana, possui duas versões para explicar sua origem, uma relacionada à cerimônia ritualística religiosa e outra representaria a vida do povo do deserto.
Ritmo: Folclórica alegre, Said ou Falahi
Traje: Folclórico Tradicional ou Moderno, com preferência no tradicional, com chador e com o cabelo coberto.Movimentação: Interpretativa ritual ou cotidiana na busca pela água, caracterizada também pelo equilíbrio do jarro. Deve-se ter habilidade, equilíbrio e expressão facial.

15. Raks al Senniyya
Originário no Marrocos e conhecido também por Dança do Chá, é uma dança tradicional praticada por pessoas de ambos os sexos.
Traje: Folclórico
Movimentação: Exige equilíbrio e destreza para equilibrar as bandejas na cabeça enquanto dançam.

16. Shamadan (Candelabro)
Ritmo: Zaffa ou versão lenta do Malfuf.
Traje: Folclórico Tradicional ou Folclórico Moderno.O uso de salto é opcional.
Movimentação: Exige equilíbrio, destreza, habilidade e delicadeza nos movimentos. Naturalidade é imprescindível.

17. Taças
Ritmo: Não há ritmo específico, porém a música deve ser lenta.
Traje: Tradicional ou Moderno. O uso de salto é opcional.
Movimentação: Exige equilíbrio, destreza, habilidade e delicadeza nos movimentos. As taças emolduram os movimentos ou os acompanham.

18. Zaar
Zaar, ou Dança do Exorcismo, do Sudão 1820.
Ritmo: Ayubi ou Zaar
Traje: Tipico do Zaar.
Movimentação: Não deve ser ritualístico.

Modalidades Dança Árabe Masculina / Feminina / Casal

1. Dabke Folclórico
É designado Dabke folclórico quando a apresentação é coreografada para shows. Dabke popular é a dança realizada em festas, informalmente.
Ritmo: Jabalee e Malfuf (ou Laff).
Traje masculino: Masculino completo com Sholuk (Tecido que cobre a cabeça), preso pelo Agal (cordão).
Movimentação: Formação em linha ou semicírculo, que pode ser quebrada em outras formações, onde a pessoa da ponta direita é quem comanda a execução da dança. Sua mão direita deverá estar segurando uma masbaha ou um lenço branco, no qual realiza movimentos rotatórios no ar; Somente a pessoa da ponta direita pode executar movimentos acrobáticos e trabalhos livres, salvo quando este convida outra(o) bailarina(o) a solar. Deve-se se movimentar no sentido horário, ou seja, para a direita quando
na formação de semi-círculo. O pé esquerdo é o líder dos passos de marcação. Nos solos femininos há movimentação livre de Raks el Sharki.

2. Dança da Espada – masculina
Ritmo: Ao som do Mijwiz (flauta curta e dupla de bambu).
Traje: Masculino com opção de usar ou não o Sholuk (tecido que cobre a cabeça), preso pelo Agal (cordão).
Movimentação: Será levada em conta a interpretação, caracterizada por batalha, luta ou brincadeiras de amizade.

3. Dança dos Pescadores
Dança egípcia realizada por homens e mulheres, considerada folclore de Alexandria.
Ritmo: falahi
Traje: Estilo marinheiro (Colete, calça e boné típico)
Movimentação: Representação na qual os homens “pescam” as mulheres com uma rede, através de mímica.

4. Dança Núbia
Dançada por homens e mulheres
Ritmo: Geralmente Tunica branca ou azul
Traje Masculino: Galabya longa e branca e calças brancas (a cor branca ajuda a refletir a luz do Sol). Por cima, uma roupa colorida e um turbante bem comprido na cabeça. Eles também usam sapatos especiais para proteger seus pés do chão quente.
Traje Feminino: Galabya longa em cores claras, um vestido preto leve por cima, que mostre o vestido de baixo, um lenço bem comprido na cabeça, cobrindo todo o cabelo. Muitos acessórios: um colar chamado Kerdan Núbio, grandes brincos, geralmente de prata, e todo tipo de acessórios de prata.
Movimentação: no decorrer da dança, formar duas filas onde homens e mulheres separam-se e ao final formam um só grupo. As palmas são importantes na interpretação desta dança.

5. Khaleege
Ritmo: do golfo, principalmente o Soudi ou Saudita e Ayubi.
Traje : Galabie ou Abay masculino.
Movimentação: Caracterizada pelo traje e pela movimentação dos pés em pulsação contínua. A dificuldade é incorporar os trejeitos típicos de charmes.

6. Tahtib (Dança do Bastão Masculino)
Ritmo: Said.
Vestimenta: Traje masculino completo ou Galabie masculino.
Movimentação: Serão analisadas a força, a destreza, a técnica e a interpretação.

Eu adorei essas descrições pessoal...
link original: http://www.libraf.com/sulam/sulam2013/documentos/LIVRO%207%20Dancas%20Arabes.pdf

Comentários