Marcia Yasmine - Um pouco mais sobre nossos artistas

Hoje iremos conhecer um pouco mais da fofaaaa Márcia Yasmine... posso dizer que o pouco que conversei com ela, me fez adorar-la. Muito meiga e talentosa...
Com vocês Márcia...



1)À quanto tempo você dança? 
Há 15 anos, esse ano de 2013 estou debutando rsrs...






 2))O que te motivou a começar a Dançar?E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro? 
Bom meu primeiro contato foi aos 15 anos num evento de escola, e dali me apaixonei,sempre gostei da dança, sou filha de poeta, estudei música, então dançar talvez foi uma forma de unir essas duas coisas por isso me motiva, e percebi que era meu futuro quando terminei minha faculdade de Ed. Física em 2001... rsrs... dava muitas aulas, e vivia somente para a dança mais do que qualquer outra coisa.

3)Quem foi/ foram suas professoras? Que cursos você fez? Quais foram seus favoritos? 
A primeira que fiz work se chama Márcia Lima, depois Ângela Rovida,  Gláucia la Regina, depois de alguns anos Lulu, algumas na época por vídeo como Claudia Cenci, vídeos da Lulu com a KK, Najwa Zaidan, Ju Marconato , Randa Kamel, Saida, Gamal ( algumas foram aulas particulares e outros workshops)
Esses foram os principais  eu diria. Atualmente com a Lulu.

4)Quais são suas maiores inspirações? 
Pesquiso muito, porque nem sempre me convenço com pouco... rsrsr (quase nunca),  busco me inspirar nas bailarinas antigas todas elas que tenho acesso por bibliografia, vídeos porque para mim me servem de parâmetro e sabedoria eterna. ( Naima Akef, Souhair, Najwa Fouad, Fifi Abdo, Tahia Karioka, Samia Gamal, Nabaweya Mustafa ...)

5) Você já sofreu algum tipo de preconceito,ou discriminação no meio da dança,ou de bailarinas particularmente? Como você lida com isso? 
Rsrsrs já sim, algumas por arrogância e falta de sabedoria mesmo, venho de outro estado( MS),  estou morando no litoral paulista tem 2 anos, então já tive alguns ''preconceitos'' por ter vindo de fora... lamentável, pois em qualquer lugar do país tem muita gente capaz,  grandes artistas nem  sempre são de SP ou outro grande centro...
Hoje lido com muito bom humor e nada como o tempo para mostrar.
E preconceitos de mal público,  também normal,  todas nós acabamos tendo em algum momento, ou de pessoas que acham que a dança não é profissão... rsrsr... bom humor e bons argumentos embasados tem sido uma boa saída.






6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe? 


Vários: autoestima, concentração,coordenação motora, criatividade, emagrecimento e tônus muscular, delicadeza,desinibição ...

7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo? 
Sim, quando me mudei para o  litoral em 2011, quando vendi meu estúdio para seguir com meu marido para  outro lugar, outros planos e sonhos...
Mas não consegui , foi muita mudança de uma vez só, mas família,  amigos, alunas e meu marido me deram muita força e não desisti!!!

8)O que você acha de mais errado, que uma bailarina faz?
Como pessoa: Intrigas,fofocas , arrogância, falta de humildade.
Como dançante: Comodismo,não pesquisar, treinar, achar que já sabe e que não precisa estar sempre voltando ao início , admiro bailarinas do ballet pq estão sempre voltando e repetindo paulatinamente a técnica e se libertando na expressão.

9)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível,e um já realizado. 
Passei da fase do consumo, bom sou bem casada ( sonho realizado)... rsrsr ...e um que eu pensei ser impossível e não mais: ser mãe...em breve hehehe!


10)Como você define seu estilo?Qual seu ponto forte! 
Não sei definir meu estilo... rsrs... busco a suavidade e a precisão, fluidez,poesia,energia... mas não sei definir meu estilo... kkkkk..., acho que meu ponto forte são os giros!!

11)Quais são seus projetos atuais e futuro? 
Viver o presente e deixar acontecer como bailarina,professora e pesquisadora e futura especialista(pós em dança e consciência corporal)

12)E pra fugir um pouco nos fale de você: 
    Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecível,uma pessoa muito importante.Como é a Márcia pessoa... 
Amo rosa,onça ...rsrs,
 comida: massa, carboidrato,doces, 
time :sou são paulina mas não me prendo ao futebol ...hahaha,
filme: um amor para recordar ( bela lição de vida)
uma pessoa: meu pai ( saudades eternas) ele foi poeta, me incentivou a estudar música e quando eu era criança eu tinha um pé de jasmim( que ele plantou) e eu brincava muito , por isso "YASMINE''( flor de jasmim)
sinto falta dele...
Como Márcia sou alegre ,brincalhona, sangue quente quando me tiram do sério... rsrsrs..., hoje busco ver sempre os dois lados da vida, cuido da minha vida espiritual, casamento, relacionamento familiar e prezo as verdadeiras e poucas amizades
Não meço esforços para ajudar quem precisa, quando gosto é de verdade, sou sincera demais e não suporto mentiras...

                          ( eu vou confessar... AMEIIIIIIII ESSA FOTO... LINDAAAAAA)

13)O que você acha dos concursos,selos,padrões?Eles realmente influenciam em algo? Sendo você uma bailarina da KK, como você vê os inúmeros comentários que todas dançam iguais na KK?
Concursos: nada contra quando o juri é honesto e sabe avaliar e quando o concurso é específico no que quer, mas nunca participei concorrendo.
Selos: tenho da KK e da Lulu que para mim são os primordiais, uma certificação por algo que fui avaliada e obtive êxito , algo que o nosso mercado valoriza, mas se não tiver comprometimento, cabeça boa para pensar e correr atrás nada adianta, é só um papel...
Bom sobre os comentários... rsrs...  a dança é algo livre como sugere Isadora Duncan
"Por que haveria de me importar com qual parte do corpo revelo... Não é a totalidade de corpo e mente o instrumento através do qual o artista expressa sua mensagem interior de beleza? "
Isadora Duncan

Talvez os comentários sejam maldosos , eu não me vejo igual, quem dera dançar como a Aziza, Munira, Aysha Almeé, Kahina...Acho natural estudarmos as colegas , as pessoas que temos admiração em algo , claro que algumas imitam mesmo até os trejeitos, mas generalizar e dizer todas iguais acho injusto, tem muitas bailarinas com personalidade.
Citarei mais duas frases de Isadora Duncan:
"Meu corpo é o templo da minha arte. Eu exponho-o como altar para a adoração da beleza."
"Você já foi ousada, não permita que a amassem."
Isadora Duncan
Gosto muito dessa, acho que ta na hora de deixar aquelas que fazem igual serem livres se assim se sentem e prestar atenção nas outras que ousam e não se permitem rótulos ...
14)O que você acha,que tem de mais errado no mundo da Dança?Em que ponto ficam coisas a desejar? 
Gente desqualificada saindo por aí e tirando o trabalho de quem é, em várias coisas pq se tivéssemos um sindicato que fosse sério talvez a dança não fosse tão banalizada e desvalorizada.


15)O que vc pensa sobre o aumento de homens na dança,seja no folclore ou na DV propriamente dita?
Acho o máximo, homem que dança encanta!!

16) Que tipo de figurino vc prefere? 
Prefiro os tradicionais e as vezes algum mais ousado, sou baixinha da perna grossa e tenho mais bumbum que quadril rsrs 

17)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora? 
Estude, se qualifique, formação acadêmica ou técnica é importante, lidamos com o corpo, há uma totalidade  a ser compreendida, leia, pesquise, busque conhecimento com quem tbm busca...Seja humilde e paciente, tudo tem sua hora e lugar, não esqueça das suas professoras, seja grata e não puxa saco, seja verdadeira e não interesseira, tenha fé em Deus que Ele faz tudo no momento exato.

 Agora alguns videos... :








Espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouco mais... =D
Até a próxima...



Comentários