A dança em Salve Jorge

 
  E mais uma vez a Rede Globo causa discussão entre as bellydancers do país, depois do  " O Clone" com a espetaculosa Jade, a bola da vez é Bianca interpretada por Cleo Pirez em "Salve Jorge", depois de sua apresentação  no restaurante de Tartan e Cyla nos dias  21/03 e 22/03/2013, a comunidade belly dance entrou em conflito de opiniões sobre a qualidade que a dança do ventre está sendo divulgada e nós da Mafia recolhemos alguns depoimentos feito no facebook pelas belly dancers. Segue abaixo o link com o video editado por Marcos Elias e mais abaixo os depoimentos sobre a primeira apresentação de Bianca.
http://www.facebook.com/photo.php?v=526549124055368&set=vb.100001008554546&type=2&theater
Cris Farah
Gente! Vamos por partes em relação a postagem que fiz sobre a novela, na cena de dança:
Estou aqui falando da MANEIRA como a dança foi colocada na novela, e não criticando a atriz;
A "dona" do restaurante falou várias vezes que não se responsabilizava pela dança dela e que não sabia se ela se sairia bem por não ser profissional, mas a mensagem que ficou é que, basta você fazer algumas aulas para dançar em público e fazer a plateia ficar encantada;
Ela fez uma dança cigana, ótimo! TODAS sabemos que há diferenças entre dança turca, cigana, grega, mas ISTO não foi divulgado, então, o que tenho visto o tempo todo por aí são pessoas querendo saber se nós BELLY DANCERS dançamos e ensinamos e dança da NOVELA (e não a dança cigana, turca, egípcia, libanesa...);
A novela é sim uma obra de ficção, mas a partir do momento que está sendo exibida para milhões de pessoas e SIM, está as estimulando e despertando o interesse delas em DANÇAR COMO A BIANCA, seria no mínimo uma delicadeza, informar aos leigos em danças orientais as diferenças básicas de cada uma.
Não costumo assistir esta novela, não vi o aprendizado da Bianca com a tal cigana, não vi outras apresentações de dança durante este período, somente no dia da dança dela no tal restaurante é que assisti, mas realmente achei que poderia ter sido colocada de outra forma, talvez em uma festa de família apenas para convidados, não em um restaurante tradicional, com a possibilidade de receber cachê por isto...
Enfim!
Todo mundo é livre para opinar aqui na página, vi várias pessoas me chamando de burra por tabela por se tratar de uma dança turca, só que se vocês observarem direitinho o post, em nenhum momento está escrito ali que ela dançou este ou aquele estila, esta ou aquela dança, está escrito SEMPRE: DANÇA, DANÇOU, DANÇARINA!
A crítica foi sobre a forma "barata" em que a dança é mostrada, algo muito fácil, que em pouquíssimas aulas pode ser aprendido e apresentado em um restaurante tradicional, mediante pagamento de cachê e tudo mais... Acho que desperta nas pessoas algo negativo em relação ao aprendizado nas academias e escolas, que faz parecer que nossos anos de estudo e dedicação são bobagem... não sei se me entendem... é minha opinião como profissional da dança com 15 anos de estrada!
Por fim, citei NÓS belly dancers, porque somos NÓS que estamos aqui para esclarecer e informar nossas alunas, futuras alunas e até mesmo nossos contratantes sobre as diferenças entre as danças, entre profissional e amador, mas, principalmente, entre o respeito e a vulgaridade.
Este é o MEU ponto de vista, é no que acredito, e é por isso que criei esta página: para trocar ideias e ouvir (ler) a opinião das amantes da dança!
 Ana Rosa:
 
Que horror! Quanta falta de elegância e ética! Da atriz? NÂO! De algumas bailarinas “profissionais” em comentar a dança de Cléo Pires na novela.

Falando em “dublê de corpo para não expor a atriz ao ridículo”??!!! Eu assisti ao capítulo, e prestei atenção quando a personagem dona do restaurante explicou à cliente “Não sei se ela vai fazer isso direito”, deixando bem claro que não se tratava de uma profissional.
Não danço profissionalmente, estudo dança do ventre e não me considero apta a julgar se a atriz dançou bem ou mal.....e a questão nem é essa....é a deselegância, pq TODA BAILARINA, principalmente as “profissionais” devem ter elegância e ética! Se não acharam apropriado, deveriam abordar o assunto com delicadeza, pois a impressão que passou pra quem pensa em se “atrever” a dançar, é de que isso é extremamente difícil, não é pra todas, e que se vc não for a perfeitinha (na concepção delas, claro), será uma ridícula se dançar em público.
(E sem falar na falta de respeito com a profissional Patricia Passos que deu aulas à triz né!)
Não amigas! A dança do ventre é sim, pra quem quiser e estiver disposta! E a maioria das professoras sabem sim ser educadas, elegantes e MOTIVADORAS!
Esta conduta sim é que foi ridícula a meu ver.
 
Sheila Olave:
 Aquilo seria dança do ventre turca? romani? outro estilo? eu não sei, para mim é outro babado turco rs o que fode é a frivolidade que trata a profissão de muitas que ganham a vida dançando la fora," fiz umas aulas ai agora to ganhando p dançar no restaurante..." OI???? daqui a pouco chove de aluna/professora, ou iniciantes que querem dançar que nem a Bianca da novela em 3 meses... mas esperar o que da globo, de uma novela muito da mal feita rs dai nos paciência.
 
Mônica Haiyat:
 Olha, é aquela mesma discussão da Giovanna Antonelli no Clone. A Cleo Pires é ATRIZ não profissional de dança, isso é NOVELA não uma vídeo-aula de dança, e o público é POVÃO, não simpatizantes leigos da cultura árabe, portanto é mais do q natural q a coisa seja bem meia boca mesmo, haja vista o playback q parecia nem se encaixar muito bem nos movimentos da CP.
Agora, se o papo é analisar friamente os movimentos mostrados, achei q ela fez um camelo bunitinho e um shimme melhor do a minhocante Jade. Do mais não pude analisar mais nada pq a filmagem tinha muitos cortes, mas o q me chamou a atenção foi os braços. Muito mecânicos.


 
 

Comentários