Produzir um Festival... Do inferno ao paraíso em segundos.

O momento mais feliz no festival - Aysha Nur e Grupo Aurum 
Oi pessoal, sou a Aysha Nur passei aqui para partilhar com vocês um pouquinho da minha experiência em produzir o I Festival Luz do Oriente - Cotia - SP.

Sabe inicialmente o projeto do festival era simples... mostra de dança dos inscritos, feirinha, alimentação e show das minhas alunas, mas claro com uma proporção pequena. Eu sabia que ia ser difícil, principalmente por estarmos no interior, em um município que não tem muito apoio cultural e tudo mais, eu também com experiencia 0 em produzir coisas maiores. Sempre estive a frente de minha escola e nos jantares que produzo para que minhas alunas possam mostrar nosso trabalho, porem desta vez era completamente diferente.
O projeto saiu do papel depois de 2 anos de tentativas, até que consegui (achava eu) uma "alma caridosa" que inicialmente queria me ajudar a produzir, a "alma" se dizia produtor de eventos culturais e muitos o conheciam por isso, ele me mostrou varias maneiras "teóricas" de se produzir o festival e logo firmamos parceria. Mal sabia eu que a "alma caridosa se transformaria em alma penada" em instantes!!
Inicialmente, eu queria soltar o folder e divulgação em julho, porque nos sabemos que todos necessitamos nos preparar pra tais eventos (financeiramente, coreograficamente e tudo "mente"), mas o tal produtor não quis, me dizia o tempo todo que sabia o que estava fazendo... e o pior era a maneira convincente que naturalmente me fez acreditar... Bom dai pra frente eu vivia um paraíso, meu projeto ia acontecer!! Daí a arrumar parcerias, cálculos, coreografias com as minhas meninas, convidar minhas amigas, fichas de inscrições, figurinos, bordados, costuras.... tudo isso era baba, além de ser muito gostoso fazer porque agente move, realiza... mas esta é a parte teórica meninas! E então somente a parte em que não há necessidade de se estressar e se por acaso você já se estressa aqui, esqueça... pare tudo!
Aysha Nur (Operador de som)
De repente, lá pra setembro, comecei a ver tudo mais claramente, e não gostei muito. O produtor "alma penada" começou mostrar suas penas, a começar por demorar quase 2 meses (julho a setembro) pra produzir um folder, que meu marido e eu fazemos em 20 minutos (e muito bem feito por sinal), depois o local já não estava mais certo, local no qual ele se gabava ter conseguido, "rebola dalí, rebola de lá" conseguimos resolver... enfim o tempo foi chegando e o cara não tinha arrumado nada além de 5 parcerias, onde 1 só ajudou outras 3 parcerias foram contatos meus e esses sim, ajudaram muito (brindes, produtos e etc), o resto nada... Lá vai a Aysha correr no bolso e desembolsar TUDO!! Tudinho mesmo gente, desde decoração até papel higiênico para o banheiro, pois as inscrições, por ser primeiro ano e pouca divulgação não foram aquelas coisas.
Bom, praticamente falida, cansada e triste, não desisti, ahhh não mesmo! Não desisto jamais! Chegou o dia e eu por alguns minutos acreditei que as coisas iam sair certinhas, como eu queria... Ledo engano... Oras! É humanamente impossível fazer tudo sozinha! Em uma tarde eu fui de servente a operadora de som num pulo... a última coisa que fui foi bailarina e não preciso nem dizer da raiva que eu sentia daquele "ser do capeta" que sumiu antes, durante e depois do evento, ficando no festival apenas para sentar e assistir enquanto eu corria como uma louca fazendo tudo (gente é tudo mesmo), Não pude colocar um brinco, me maquiar, passar batom, pentear o cabelo... conversar com minha meninas, nem com convidados... enfim...
Aysha Nur (fotografa)
Depois de todas estas coisas caminho ao inferno, consegui sorrir, ao ver que apesar de tudo, tinha amigas e amigos de verdade, alunas empenhadas, mesmo tristes por nada ter sido como o esperado. Sorrí por dançar, e mesmo cansada e 12 horas sem dormir poder realizar o meu trabalho de bailarina, As poucas pessoas que la estiveram deram show, cuidaram de mim e da minha imagem, minhas meninas mostraram o quanto estão no caminho certo. No fim, me orgulhei de ser eu mesma, da união da minha escola para com suas alunas, da união da Máfia da dança do ventre, na qual eu e todas as minhas convidadas faziam parte.
Aysha Nur - cabelo a direita (contra regra)
Aprendi muito, aprendi que não se confia seus sonhos nas mãos de ninguém, que não há nada melhor do que a amizade verdadeira e que concerteza jamais pegarei o palco da igreja novamente !!!!!(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) Quero dizer com isso tudo que erros são ótimas escolas e que não vou desistir do meu projeto, que agora é ainda mais belo porque sei do que ele realmente precisa! E  vocês que querem ou sonham em dar um passo desse, calculem meticulosamente o tempo, o que desejam que aconteça exatamente e corram atrás!!! Mandem ver!

PS. Nas fotos do post fiz questão de somente sitar os apoios que realmente nos ajudaram e muito!


BEIJOS A TODAS!

AYSHA NUR

Comentários