Isso caiu no meu colo...kkkk. E achei super legal, dei uma resumidinha, e juntei com as minhas opiniões pessoais,mas tá legal... No final o Link de onde eu compartilhei a reportagem... ( Sempre dar os créditos a quem realmente merece...!!!).
Reportagem original : http://www.listal.com/list/300-filmes-para-ver-antes
1. 2001: A Space Odyssey (1968)
2. The Big Sleep (1946)
4. 21 Grams (2003)
5. 8½ (1963)
6. From Here to Eternity (1953)
7. It Happened One Night (1934)
8. Breathless (1960)
9. Good Bye Lenin! (2003)
11. All That Jazz (1979)
12. Amadeus (1984)
13. Amarcord (1973)
14. Deliverance (1972)
16. American Graffiti (1973)
17. West Side Story (1961)
18. The Exterminating Angel (1962)
21. Before Sunrise (1995)
22. Before Sunset (2004)
23. Apocalypse Now (1979)
24. Wings of Desire (1987)
25. Giant (1956)
26. Babe (1995)
27. The Red Light Bandit (1968)
28. Blazing Saddles (1974)
29. Rosemary's Baby (1968)
31. Das Boot (1981)
32. Batman Begins (2005)
33. Belle de Jour (1967)
34. Ben-Hur (1959)
35. Betty Blue (1986)
36. Blade Runner (1982)
37. Blow-Up (1966)
38. A Streetcar Named Desire (1951)
39. Breakfast at Tiffany's (1961)
40. Bonnie and Clyde (1967)
41. Goodfellas (1990)
42. Children of Paradise (1945)
43. Snow White and the Seven Dwarfs(1937)
44. Brazil (1985)
45. Brother (2000)
46. Eternal Sunshine of the Spotless Mind(2004)
47. Shane (1953)
48. The Blair Witch Project (1999)
49. Bye Bye Brazil (1980)
Eu: Não vi esse ainda...
50. Bullitt (1968)
Reportagem original : http://www.listal.com/list/300-filmes-para-ver-antes
[2001: Uma Odisséia no Espaço]
Por que ver: Se você ainda está procurando um sentido para 2001, não captou a principal lição de cinema. Deixe-se levar pela harmonia proposta pelo diretor à visão e audição do espectador, entregar-se à imaginação alheia, conduzida a uma outra dimensão, um mundo literalmente feito de luz e som.
Por que ver: Se você ainda está procurando um sentido para 2001, não captou a principal lição de cinema. Deixe-se levar pela harmonia proposta pelo diretor à visão e audição do espectador, entregar-se à imaginação alheia, conduzida a uma outra dimensão, um mundo literalmente feito de luz e som.
Eu: Clássico, filme muito bom para ver como se viravam antes de toda a tecnologia de hj em dia.
[À Beira do Abismo]
Por que ver: Baseado em romance de Raymond Chandler, o filme é um dos marcos do cinema noir norte-americano, uma ramificação do gênero policial onde nada é o que parece ser, as mulheres são fatais e os homens, durões.
Por que ver: Baseado em romance de Raymond Chandler, o filme é um dos marcos do cinema noir norte-americano, uma ramificação do gênero policial onde nada é o que parece ser, as mulheres são fatais e os homens, durões.
Eu: Pois é vi esse filme a muito tempo atras. Um filme bem dá época. Não me agradou muito não
3. Goldfinger (1964)
[007 Contra Goldfinger]
Por que ver: Terceiro filme da série 007 - e um dos mais cultuados - o longa trouxe novamente Sean Connery na pele do agente britânico tão charmoso quanto fatal.
Por que ver: Terceiro filme da série 007 - e um dos mais cultuados - o longa trouxe novamente Sean Connery na pele do agente britânico tão charmoso quanto fatal.
Eu: Bom, eu não gosto dos filmes do 007- mas é um clássico.
[21 Gramas]
Por que ver: Com a câmera na mão a maior parte do tempo, o diretor Iñárritu faz da sujeira e do desespero o ambiente onde a trama de Guillermo Arriga (o mesmo de Amores Brutos) se desenrola.
Por que ver: Com a câmera na mão a maior parte do tempo, o diretor Iñárritu faz da sujeira e do desespero o ambiente onde a trama de Guillermo Arriga (o mesmo de Amores Brutos) se desenrola.
Eu: Não vi esse ainda...
[8 1/2]
Por que ver: É o primeiro filme sobre o ato criativo de fazer cinema e sagrou seu autor como o cineasta mais importante da Itália.
Por que ver: É o primeiro filme sobre o ato criativo de fazer cinema e sagrou seu autor como o cineasta mais importante da Itália.
Eu: Não vi esse ainda...
[A Um Passo da Eternidade]
Por que ver: Frank Sinatra, no papel de melhor amigo do protagonista, rouba a cena em seu primeiro papel digno de nota.
Por que ver: Frank Sinatra, no papel de melhor amigo do protagonista, rouba a cena em seu primeiro papel digno de nota.
Eu: Lindíssimos, emocionante... Imperdível!
[Aconteceu Naquela Noite]
Por que ver: O que era prá ser uma produção corriqueira se tornou um grande sucesso e uma das melhores e mais influentes comédias malucas de todos os tempos.
Por que ver: O que era prá ser uma produção corriqueira se tornou um grande sucesso e uma das melhores e mais influentes comédias malucas de todos os tempos.
Eu: Não vi esse ainda...
[Acossado]
Por que ver: Além de marcar a estréia cinematográfica de Jean-Luc Godard, o filme não só inaugura a Nouvelle Vague como lança as bases para o cinema de edição.
Por que ver: Além de marcar a estréia cinematográfica de Jean-Luc Godard, o filme não só inaugura a Nouvelle Vague como lança as bases para o cinema de edição.
Eu: Não vi esse ainda...
[Adeus, Lênin!]
Por que ver: Numa era onde Che Guevara é muito popular entre adolescentes e universitários, a comédia alemã pôs em perspectiva as agruras da vida num país comunista.
Por que ver: Numa era onde Che Guevara é muito popular entre adolescentes e universitários, a comédia alemã pôs em perspectiva as agruras da vida num país comunista.
Eu: Não vi esse ainda...
[Akira]
Por que ver: Para os fãs de obras como Pulp Fiction e Cães de Aluguel, é difíil não gostar de uma animação que tem o visual criado pelo papa dos mangás e animes, Katsuhiro Otomo.
Por que ver: Para os fãs de obras como Pulp Fiction e Cães de Aluguel, é difíil não gostar de uma animação que tem o visual criado pelo papa dos mangás e animes, Katsuhiro Otomo.
Eu: Só vi uns pedaços. Mas é um filme interessante...
[All That Jazz: O Show Deve Continuar]
Por que ver: O Diretor e coreógrafo Bob Fosse revolucionou o gênero musical numa época em que o público já não fazia mais questão de assisti-lo.
Por que ver: O Diretor e coreógrafo Bob Fosse revolucionou o gênero musical numa época em que o público já não fazia mais questão de assisti-lo.
Eu: Caraca, eu adoro esse filme, muito bom! Mas é difícil de encontra-lo.
[Amadeus]
Por que ver: Adaptado da peça de Peter Shaffer montada em 1979, Amadeus ainda é referência básica de cinebiografia de época.
Por que ver: Adaptado da peça de Peter Shaffer montada em 1979, Amadeus ainda é referência básica de cinebiografia de época.
Eu: Não vi esse ainda...
[Amarcord]
Por que ver: Fellini guardava um generoso senso de humor e uma queda por temáticas sexuais. Em Amarord, o cineasta trabalhou uma narrativa mais solta e descontraída e deu vazão às suas obsessões.
Por que ver: Fellini guardava um generoso senso de humor e uma queda por temáticas sexuais. Em Amarord, o cineasta trabalhou uma narrativa mais solta e descontraída e deu vazão às suas obsessões.
Eu: Não vi esse ainda...
[Amargo Pesadelo]
Por que ver: Violento e polêmico, foi produzido no início dos anos 1970, numa época em que Hollywood, motivada pelo surgimento da contracultura nos anos 1960, decidiu se voltar para o lado ecológico da América.
Por que ver: Violento e polêmico, foi produzido no início dos anos 1970, numa época em que Hollywood, motivada pelo surgimento da contracultura nos anos 1960, decidiu se voltar para o lado ecológico da América.
Eu: Não vi esse ainda...
15. Amazon Women on the Moon (1987)
[Amazonas Na Lua]
Por que ver: Sátira à cultura pop, o filme não tem história, apenas uma série de quadros que se sucedem como se algum espectador insone mudasse de canal a cada minuto durante uma madrugada em frente à tv.
Por que ver: Sátira à cultura pop, o filme não tem história, apenas uma série de quadros que se sucedem como se algum espectador insone mudasse de canal a cada minuto durante uma madrugada em frente à tv.
Eu: Não vi esse ainda...
[American Graffiti]
Por que ver: Segundo longa de George Lucas, antes do início da série Stars Wars, American Graffiti é uma divertida declaração do carinho de Lucas por sua juventude.
Por que ver: Segundo longa de George Lucas, antes do início da série Stars Wars, American Graffiti é uma divertida declaração do carinho de Lucas por sua juventude.
Eu: Não vi esse ainda...
[Amor, Sublime Amor]
Por que ver: Baseado em musical da Brodway, é uma versão nova-iorquina, anos 1950, de Romeu e Julieta.
Por que ver: Baseado em musical da Brodway, é uma versão nova-iorquina, anos 1950, de Romeu e Julieta.
Eu: Lindo, alem de ser um clássico, tem uma bonita historia, eu adorei.
[Anjo Exterminador, O]
Por que ver: Um dos últimos filmes da pouco conhecida fase mexicana do diretor espanhol Luis Buñuel.
Por que ver: Um dos últimos filmes da pouco conhecida fase mexicana do diretor espanhol Luis Buñuel.
Eu: Não vi esse ainda...
19. Airplane! (1980)
[Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu!]
Por que ver: Levou o exagero para o lado da comédia. O filme ironiza tudo e todos, usando ironia, nonsense e besteirol para parodiar o cinema-catástrofe.
Por que ver: Levou o exagero para o lado da comédia. O filme ironiza tudo e todos, usando ironia, nonsense e besteirol para parodiar o cinema-catástrofe.
Eu: Já vim uma centena de vezes. Alias vi anteontem... ADORO...=D
20. Anatomy of a Murder (1959)
[Anatomia de Um Crime]
Por que ver: Um dos melhores e mais ousados dramas de tribunais já feitos, levados a ferro e fogo pelo diretor Otto Preminger.
Por que ver: Um dos melhores e mais ousados dramas de tribunais já feitos, levados a ferro e fogo pelo diretor Otto Preminger.
Eu: Não vi esse ainda...
[Antes do Amanhecer]
ver: Before Sunset [Antes do Pôr-do-Sol]
Por que ver: Verso e reverso, os filmes narram uma fantasia que pertence a qualquer um que tenha coração - a do amor romântico e espontâneo, inconsequente e à primeira vista, mas tratado do ponto de vista cerebral, psicológico e sério.
ver: Before Sunset [Antes do Pôr-do-Sol]
Por que ver: Verso e reverso, os filmes narram uma fantasia que pertence a qualquer um que tenha coração - a do amor romântico e espontâneo, inconsequente e à primeira vista, mas tratado do ponto de vista cerebral, psicológico e sério.
Eu: Não vi esse ainda...Se vi não me lembro.
[Antes do Pôr-do-Sol]
ver: Before Sunrise [Antes do Amanhecer]
Por que ver: Verso e reverso, os filmes narram uma fantasia que pertence a qualquer um que tenha coração - a do amor romântico e espontâneo, inconsequente e à primeira vista, mas tratado do ponto de vista cerebral, psicológico e sério.
ver: Before Sunrise [Antes do Amanhecer]
Por que ver: Verso e reverso, os filmes narram uma fantasia que pertence a qualquer um que tenha coração - a do amor romântico e espontâneo, inconsequente e à primeira vista, mas tratado do ponto de vista cerebral, psicológico e sério.
Eu: Não vi esse ainda...
[Apocalypse Now]
Por que ver: Coppola adapta o livro Coração das Trevas, de Joseph Conrad preservando sua essência: a viagem a um inferno verde que também é uma jornada ao centro da sanidade mental.
Por que ver: Coppola adapta o livro Coração das Trevas, de Joseph Conrad preservando sua essência: a viagem a um inferno verde que também é uma jornada ao centro da sanidade mental.
Eu: Pois é, é um clássico... muito bem executado. Mas eu não gosto de filmes de guerra...
[Asas do Desejo]
Por que ver: Certamente o filme mais poético e romântico do cineasta alemão Win Wenders.
Por que ver: Certamente o filme mais poético e romântico do cineasta alemão Win Wenders.
Eu: Não vi esse ainda...
[Assim Caminha a Humanidade]
Por que ver: Épico familiar que atravessa décadas sob o Sol do Texas e um típico drama adulto que Hollywood não consegue mais produzir com tanta frequência.
Por que ver: Épico familiar que atravessa décadas sob o Sol do Texas e um típico drama adulto que Hollywood não consegue mais produzir com tanta frequência.
Eu: Excelente filme, vale muito a pena ver.
[Babe, um porquinho atrapalhado]
Por que ver: Uma fábula inacreditávelmente simples e eficaz, produzida pelo mesmo George Miller responsável pela trilogia Mad Max.
Por que ver: Uma fábula inacreditávelmente simples e eficaz, produzida pelo mesmo George Miller responsável pela trilogia Mad Max.
Eu: Filme água com açúcar bem sessão da tarde. Mas é muito fofo, um filme de família, para ver com a família. Adoro...
27. The Red Light Bandit (1968)
[Bandido da Luz Vermelha, O]
Por que ver: Filmado em São Paulo, tendo como base uma história verídica, é o mais popular e o melhor do pouco conhecido, mas cultuado "cinema marginal".
Por que ver: Filmado em São Paulo, tendo como base uma história verídica, é o mais popular e o melhor do pouco conhecido, mas cultuado "cinema marginal".
Eu: Então... filme nacional é complicado. Não vou falar muito, pq eu particularmente não gosto (confio) muito de filmes nacionais...
[Banzé No Oeste]
Por que ver: O melhor de Mel Brooks (tarefa difícil), Banzé ridiculariza os clichês de faroestes.
Por que ver: O melhor de Mel Brooks (tarefa difícil), Banzé ridiculariza os clichês de faroestes.
Eu: Vale a pena assistir, é um filme muito divertido.
[Bebê de Rosemary, O]
Por que ver: A jornada americana de Polanski, encerrada com o retorno à Europa após sérias acusações criminais, tem seu brilhante começo em O Bebê de Rosemary, filme que inaugura o terror psicológico na fase pós-Hitchcock.
Por que ver: A jornada americana de Polanski, encerrada com o retorno à Europa após sérias acusações criminais, tem seu brilhante começo em O Bebê de Rosemary, filme que inaugura o terror psicológico na fase pós-Hitchcock.
Eu:Bom, qdo eu era criança, esse filme me assustava. Essa semana eu revi ele...Era melhor não ter visto, perde toda a magia...kkkkk...bem filme da época, mulher indefesa que obedece td que o marido manda, uma atuação horrível dos atores, e um final de dar raiva. Mas é um clássico e portanto vale a pena conferir.
30. American Beauty (1999)
[Beleza Americana]
Por que ver: Assim como Felicidade, Clube da Luta e Magnólia, cada um à sua maneira, Beleza Americana retrata a insegurança do homem em relação ao seu papel, revisto na virada do século.
Por que ver: Assim como Felicidade, Clube da Luta e Magnólia, cada um à sua maneira, Beleza Americana retrata a insegurança do homem em relação ao seu papel, revisto na virada do século.
Eu: Não vi esse ainda...E nem sei pq, pq é um filme muito bem cotado e ganhador de Oscar.
31. Das Boot (1981)
[Barco, O]
Por que ver: A 2º Guerra Mundial vista pelo lado dos perdedores.
Por que ver: A 2º Guerra Mundial vista pelo lado dos perdedores.
Eu: Não vi esse ainda...
[Batman Begins]
Por que ver: É a versão cinematográfica mais fiel aos quadrinhos do Batman.
Por que ver: É a versão cinematográfica mais fiel aos quadrinhos do Batman.
Eu: Detestei esse filme. Chato e sem graça.
[Bela da Tarde, A]
Por que ver: Certamente o filme mais popular da carreira de Buñuel, apresenta na personagem de Catherine Deneuve um retrato fiel de uma classe social que não sabe lidar com a própria sexualidade.
Por que ver: Certamente o filme mais popular da carreira de Buñuel, apresenta na personagem de Catherine Deneuve um retrato fiel de uma classe social que não sabe lidar com a própria sexualidade.
Eu: Não vi esse ainda...
[Ben-Hur]
Por que ver: Um dos melhores épicos feitos por Hollywood por que conseguiu unir drama humano, eficiente reconstituição de época, ação e ainda questões políticas e religiosas.
Por que ver: Um dos melhores épicos feitos por Hollywood por que conseguiu unir drama humano, eficiente reconstituição de época, ação e ainda questões políticas e religiosas.
Eu: Já vi um monte de vez, um clássico imperdível. Super produção mesmo, vale muito a pena vê-lo.
[37º2 Le Matin]
Por que ver: O diretor Beineix foi um dos queridinhos dos cinéfilos durante a década de 80 com filmes como Diva e A Lua Na Sarjeta, ams foi com Betty Blue que sua carreira ultrapassou a porta dos cineclubes.
Por que ver: O diretor Beineix foi um dos queridinhos dos cinéfilos durante a década de 80 com filmes como Diva e A Lua Na Sarjeta, ams foi com Betty Blue que sua carreira ultrapassou a porta dos cineclubes.
Eu: Não vi esse ainda...
[Blade Runner]
Por que ver: Blade Runner, baseado em um livro de Philip K. Dick, inventou o imaginário cyberpunk e cogita uma Los Angeles em 2019 decadente, sombria, tecnófila e urbana.
Por que ver: Blade Runner, baseado em um livro de Philip K. Dick, inventou o imaginário cyberpunk e cogita uma Los Angeles em 2019 decadente, sombria, tecnófila e urbana.
Eu: Já vi e revi varias vezes. IMPERDÍVEL...amo esse filme, e amo o final...lindo!!! Hj eu me pergunto, será que 2019 será assim?
[Blow-up - Depois daquele beijo]
Por que ver: O diretor brinca com as incertezas do mundo real, que se opõem as cinema de perfeição técnicas e de tramas simétrixas da Hollywood da época.
Por que ver: O diretor brinca com as incertezas do mundo real, que se opõem as cinema de perfeição técnicas e de tramas simétrixas da Hollywood da época.
Eu: Não vi esse ainda...
[Bonde Chamado Desejo, Um (Rua Chamada Pecado, Uma)]
Por que ver: Uma das melhores adaptações de uma peça de teatro para o cinema, é fruto da colaboração do dramaturgo Tenesse Willians e do diretor Elia Kazan.
Por que ver: Uma das melhores adaptações de uma peça de teatro para o cinema, é fruto da colaboração do dramaturgo Tenesse Willians e do diretor Elia Kazan.
Eu: Não vi esse ainda...
[Bonequinha de Luxo]
Por que ver: Pela atuação de Audrey Hepburn, bastante à vontade no papel de Holly. Além do que, é um dos rostos mais belos do cinema.
Por que ver: Pela atuação de Audrey Hepburn, bastante à vontade no papel de Holly. Além do que, é um dos rostos mais belos do cinema.
Eu: Me pergunto se tem alguém que não viu esse filme... Chega ser um crime não te-lo assistido... LINDO!!
[Bonnie & Clyde]
Por que ver: Baseado em fatos reais, o filme é um dos marcos de uma nova Hollywood, que passou a preferir os bandidos aos heróis.
Por que ver: Baseado em fatos reais, o filme é um dos marcos de uma nova Hollywood, que passou a preferir os bandidos aos heróis.
Eu: Adoro esse filme, mesmo com o final... é daqueles filmes que acabamos torcendo para os vilões...
[Bons Companheiros, Os]
Por que ver: Scorsese repete os passos de seu congênere ítalo-americano Francis Ford Coppola e encontra no tema da máfia uma das mais importantes histórias de sua carreira.
Por que ver: Scorsese repete os passos de seu congênere ítalo-americano Francis Ford Coppola e encontra no tema da máfia uma das mais importantes histórias de sua carreira.
Eu: Filme clássico de mafioso, com atuações magnificas do Robert DeNiro e Joe Pesci
[Boulevard do Crime]
Por que ver: Considerado o melhor filme francês do século 20 e filmado quando a França ainda estava sob o domínio nazista, o longa é dividido em duas partes que traçam uma espécie de épico afetivo dentro de uma casa de espetáculos no início do século 19.
Por que ver: Considerado o melhor filme francês do século 20 e filmado quando a França ainda estava sob o domínio nazista, o longa é dividido em duas partes que traçam uma espécie de épico afetivo dentro de uma casa de espetáculos no início do século 19.
Eu: Não vi esse ainda...
[Branca de Neve e os 7 Anões]
Por que ver: Foi o primeiro longa-metragem de animação americano, e uma revolução tecnológica à época.
Por que ver: Foi o primeiro longa-metragem de animação americano, e uma revolução tecnológica à época.
Eu: Bom, eu não gosto. Acho um dos desenhos mais chatos que tem...
[Brazil]
Por que ver: Brazil é uma fábula distópica sobre o espírito humano aprisionado em um sistema opressor.
Por que ver: Brazil é uma fábula distópica sobre o espírito humano aprisionado em um sistema opressor.
Eu: Não vi esse ainda...
[Brother]
Por que ver: Em Brother, Kitano faz um sátira aos filmes policiais norte-americanos volatdos para o público negro, mostrando seu virtuosismo ao elaborar intrincadas cenas de luta.
Por que ver: Em Brother, Kitano faz um sátira aos filmes policiais norte-americanos volatdos para o público negro, mostrando seu virtuosismo ao elaborar intrincadas cenas de luta.
Eu: Não vi esse ainda...
[Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças]
Por que ver: É o filme mais romântico da década e reflete a confusão de idéias e referências da virada do século.
Por que ver: É o filme mais romântico da década e reflete a confusão de idéias e referências da virada do século.
Eu: Odeio esse filme, o filme mais CHATO que o Jim já fez... aff...
[Brutos também amam, Os]
Por que ver: O mito do caubói ressurge na figura de Shane [Alan Ladd], um justiceiro solitário que aparece do nada para livrar uma colônia de agricultores de um grupo de foras-da-lei.
Por que ver: O mito do caubói ressurge na figura de Shane [Alan Ladd], um justiceiro solitário que aparece do nada para livrar uma colônia de agricultores de um grupo de foras-da-lei.
Eu: Meu Pai amava esse filme. Eu não gosto de faroeste...
[Bruxa de Blair, A]
Por que ver: Mais que um hype, Blair repensa o cinema nesta época de múltiplas mídias. Para sustentar o pseudo-documentário, foi usada uma mídia recém-introduzida no imaginário coletivo [o website], o que fez com que a Bruxa ganhasse contornos de fenômeno.
Por que ver: Mais que um hype, Blair repensa o cinema nesta época de múltiplas mídias. Para sustentar o pseudo-documentário, foi usada uma mídia recém-introduzida no imaginário coletivo [o website], o que fez com que a Bruxa ganhasse contornos de fenômeno.
Eu: Aqueles filmes que nem Deus explica... filme idiota. bobo, sem pé nem cabeça, mas que todos veem...kkkk
[Bye Bye Brasil]
Por que ver: Road movie ao mesmo tempo dramático e divertido sobre um Brasil muito pouco conhecido até hoje, o Brasil amazônico.
Por que ver: Road movie ao mesmo tempo dramático e divertido sobre um Brasil muito pouco conhecido até hoje, o Brasil amazônico.
[Bullitt]
Por que ver: A cena de perseguição de carros é antológica e vastamente comentada, reproduzida e homenageada em outros filmes. É tão imprescindível para a cartilha do cinema de ação quanto os embates espaciais de Stars Wars.
Por que ver: A cena de perseguição de carros é antológica e vastamente comentada, reproduzida e homenageada em outros filmes. É tão imprescindível para a cartilha do cinema de ação quanto os embates espaciais de Stars Wars.
Eu: Não vi esse ainda...
Jája Parte 2
Comentários