100 filmes para se ver antes de morrer...

Isso caiu no meu colo...kkkk. E achei super legal, dei uma resumidinha, e juntei com as minhas opiniões pessoais,mas tá legal... No final o Link de onde eu compartilhei a reportagem... ( Sempre dar os créditos a quem realmente merece...!!!).

Reportagem original :  http://www.listal.com/list/300-filmes-para-ver-antes

 
1. 2001: A Space Odyssey (1968)
[2001: Uma Odisséia no Espaço]

Por que ver: Se você ainda está procurando um sentido para 2001, não captou a principal lição de cinema. Deixe-se levar pela harmonia proposta pelo diretor à visão e audição do espectador, entregar-se à imaginação alheia, conduzida a uma outra dimensão, um mundo literalmente feito de luz e som.
Eu: Clássico, filme muito bom para ver como se viravam antes de toda a tecnologia de hj em dia.
  
2. The Big Sleep (1946)
[À Beira do Abismo]

Por que ver: Baseado em romance de Raymond Chandler, o filme é um dos marcos do cinema noir norte-americano, uma ramificação do gênero policial onde nada é o que parece ser, as mulheres são fatais e os homens, durões.
Eu: Pois é vi esse filme a muito tempo atras. Um filme bem dá época. Não me agradou muito não
3. Goldfinger (1964)
[007 Contra Goldfinger]

Por que ver: Terceiro filme da série 007 - e um dos mais cultuados - o longa trouxe novamente Sean Connery na pele do agente britânico tão charmoso quanto fatal.
Eu: Bom, eu não gosto dos filmes do 007- mas é um clássico.
 
4. 21 Grams (2003)
[21 Gramas]

Por que ver: Com a câmera na mão a maior parte do tempo, o diretor Iñárritu faz da sujeira e do desespero o ambiente onde a trama de Guillermo Arriga (o mesmo de Amores Brutos) se desenrola.
Eu: Não vi esse ainda...
  
5.  (1963)
[8 1/2]

Por que ver: É o primeiro filme sobre o ato criativo de fazer cinema e sagrou seu autor como o cineasta mais importante da Itália.
Eu: Não vi esse ainda...
  
6. From Here to Eternity (1953)
[A Um Passo da Eternidade]

Por que ver: Frank Sinatra, no papel de melhor amigo do protagonista, rouba a cena em seu primeiro papel digno de nota.
Eu: Lindíssimos, emocionante... Imperdível!
  
7. It Happened One Night (1934)
[Aconteceu Naquela Noite]

Por que ver: O que era prá ser uma produção corriqueira se tornou um grande sucesso e uma das melhores e mais influentes comédias malucas de todos os tempos.
Eu: Não vi esse ainda...
  
8. Breathless (1960)
[Acossado]

Por que ver: Além de marcar a estréia cinematográfica de Jean-Luc Godard, o filme não só inaugura a Nouvelle Vague como lança as bases para o cinema de edição.
Eu: Não vi esse ainda...
  
9. Good Bye Lenin! (2003)
[Adeus, Lênin!]

Por que ver: Numa era onde Che Guevara é muito popular entre adolescentes e universitários, a comédia alemã pôs em perspectiva as agruras da vida num país comunista.
Eu: Não vi esse ainda...

  
10. Akira (1988)
[Akira]

Por que ver: Para os fãs de obras como Pulp Fiction e Cães de Aluguel, é difíil não gostar de uma animação que tem o visual criado pelo papa dos mangás e animes, Katsuhiro Otomo.
Eu: Só vi uns pedaços. Mas é um filme interessante...
  
11. All That Jazz (1979)
[All That Jazz: O Show Deve Continuar]

Por que ver: O Diretor e coreógrafo Bob Fosse revolucionou o gênero musical numa época em que o público já não fazia mais questão de assisti-lo.
Eu: Caraca, eu adoro esse filme, muito bom! Mas é difícil de encontra-lo.
 
12. Amadeus (1984)
[Amadeus]

Por que ver: Adaptado da peça de Peter Shaffer montada em 1979, Amadeus ainda é referência básica de cinebiografia de época.
Eu: Não vi esse ainda...
  
13. Amarcord (1973)
[Amarcord]

Por que ver: Fellini guardava um generoso senso de humor e uma queda por temáticas sexuais. Em Amarord, o cineasta trabalhou uma narrativa mais solta e descontraída e deu vazão às suas obsessões.
Eu: Não vi esse ainda...
 
14. Deliverance (1972)
[Amargo Pesadelo]

Por que ver: Violento e polêmico, foi produzido no início dos anos 1970, numa época em que Hollywood, motivada pelo surgimento da contracultura nos anos 1960, decidiu se voltar para o lado ecológico da América.
Eu: Não vi esse ainda...
[Amazonas Na Lua]

Por que ver: Sátira à cultura pop, o filme não tem história, apenas uma série de quadros que se sucedem como se algum espectador insone mudasse de canal a cada minuto durante uma madrugada em frente à tv.
Eu: Não vi esse ainda...
 
16. American Graffiti (1973)
[American Graffiti]

Por que ver: Segundo longa de George Lucas, antes do início da série Stars Wars, American Graffiti é uma divertida declaração do carinho de Lucas por sua juventude.
Eu: Não vi esse ainda...
  
17. West Side Story (1961)
[Amor, Sublime Amor]

Por que ver: Baseado em musical da Brodway, é uma versão nova-iorquina, anos 1950, de Romeu e Julieta.
Eu: Lindo, alem de ser um clássico, tem uma bonita historia, eu adorei.
  
18. The Exterminating Angel (1962)
[Anjo Exterminador, O]

Por que ver: Um dos últimos filmes da pouco conhecida fase mexicana do diretor espanhol Luis Buñuel.
Eu: Não vi esse ainda...
19. Airplane! (1980)
[Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu!]

Por que ver: Levou o exagero para o lado da comédia. O filme ironiza tudo e todos, usando ironia, nonsense e besteirol para parodiar o cinema-catástrofe.
Eu: Já vim uma centena de vezes. Alias vi anteontem... ADORO...=D
20. Anatomy of a Murder (1959)
[Anatomia de Um Crime]

Por que ver: Um dos melhores e mais ousados dramas de tribunais já feitos, levados a ferro e fogo pelo diretor Otto Preminger.
Eu: Não vi esse ainda...
  
21. Before Sunrise (1995)
[Antes do Amanhecer]

ver: Before Sunset [Antes do Pôr-do-Sol]

Por que ver: Verso e reverso, os filmes narram uma fantasia que pertence a qualquer um que tenha coração - a do amor romântico e espontâneo, inconsequente e à primeira vista, mas tratado do ponto de vista cerebral, psicológico e sério.
Eu: Não vi esse ainda...Se vi não me lembro.
  
22. Before Sunset (2004)
[Antes do Pôr-do-Sol]

ver: Before Sunrise [Antes do Amanhecer]

Por que ver: Verso e reverso, os filmes narram uma fantasia que pertence a qualquer um que tenha coração - a do amor romântico e espontâneo, inconsequente e à primeira vista, mas tratado do ponto de vista cerebral, psicológico e sério.
Eu: Não vi esse ainda...
  
23. Apocalypse Now (1979)
[Apocalypse Now]

Por que ver: Coppola adapta o livro Coração das Trevas, de Joseph Conrad preservando sua essência: a viagem a um inferno verde que também é uma jornada ao centro da sanidade mental.
Eu: Pois é, é um clássico... muito bem executado. Mas eu não gosto de filmes de guerra...
  
24. Wings of Desire (1987)
[Asas do Desejo]

Por que ver: Certamente o filme mais poético e romântico do cineasta alemão Win Wenders.
Eu: Não vi esse ainda...
 
25. Giant (1956)
[Assim Caminha a Humanidade]

Por que ver: Épico familiar que atravessa décadas sob o Sol do Texas e um típico drama adulto que Hollywood não consegue mais produzir com tanta frequência.
Eu: Excelente filme, vale muito a pena ver.
 
26. Babe (1995)
[Babe, um porquinho atrapalhado]

Por que ver: Uma fábula inacreditávelmente simples e eficaz, produzida pelo mesmo George Miller responsável pela trilogia Mad Max.
Eu: Filme água com açúcar bem sessão da tarde. Mas é muito fofo, um filme de família, para ver com a família. Adoro...

27. The Red Light Bandit
 (1968)
[Bandido da Luz Vermelha, O]

Por que ver: Filmado em São Paulo, tendo como base uma história verídica, é o mais popular e o melhor do pouco conhecido, mas cultuado "cinema marginal".
Eu: Então... filme nacional é complicado. Não vou falar muito, pq eu particularmente não gosto (confio) muito de filmes nacionais...
  
28. Blazing Saddles (1974)
[Banzé No Oeste]

Por que ver: O melhor de Mel Brooks (tarefa difícil), Banzé ridiculariza os clichês de faroestes.
Eu: Vale a pena assistir, é um filme muito divertido.
 
29. Rosemary's Baby (1968)
[Bebê de Rosemary, O]

Por que ver: A jornada americana de Polanski, encerrada com o retorno à Europa após sérias acusações criminais, tem seu brilhante começo em O Bebê de Rosemary, filme que inaugura o terror psicológico na fase pós-Hitchcock.
Eu:Bom, qdo eu era criança, esse filme me assustava. Essa semana eu revi ele...Era melhor não ter visto, perde toda a magia...kkkkk...bem filme da época, mulher indefesa que obedece td que o marido manda, uma atuação horrível dos atores, e um final de dar raiva. Mas é um clássico e portanto vale a pena conferir.
30. American Beauty (1999)
[Beleza Americana]

Por que ver: Assim como Felicidade, Clube da Luta e Magnólia, cada um à sua maneira, Beleza Americana retrata a insegurança do homem em relação ao seu papel, revisto na virada do século.
Eu: Não vi esse ainda...E nem sei pq, pq é um filme muito bem cotado e ganhador de Oscar.

31. Das Boot
 (1981)
[Barco, O]

Por que ver: A 2º Guerra Mundial vista pelo lado dos perdedores.
Eu: Não vi esse ainda...
  
32. Batman Begins (2005)
[Batman Begins]

Por que ver: É a versão cinematográfica mais fiel aos quadrinhos do Batman.
Eu: Detestei esse filme. Chato e sem graça. 
  
33. Belle de Jour (1967)
[Bela da Tarde, A]

Por que ver: Certamente o filme mais popular da carreira de Buñuel, apresenta na personagem de Catherine Deneuve um retrato fiel de uma classe social que não sabe lidar com a própria sexualidade.
Eu: Não vi esse ainda...
 
34. Ben-Hur (1959)
[Ben-Hur]

Por que ver: Um dos melhores épicos feitos por Hollywood por que conseguiu unir drama humano, eficiente reconstituição de época, ação e ainda questões políticas e religiosas.
Eu: Já vi um monte de vez, um clássico imperdível. Super produção mesmo, vale muito a pena -lo.
  
35. Betty Blue (1986)
[37º2 Le Matin]

Por que ver: O diretor Beineix foi um dos queridinhos dos cinéfilos durante a década de 80 com filmes como Diva e A Lua Na Sarjeta, ams foi com Betty Blue que sua carreira ultrapassou a porta dos cineclubes.
Eu: Não vi esse ainda...
 
36. Blade Runner (1982)
[Blade Runner]

Por que ver: Blade Runner, baseado em um livro de Philip K. Dick, inventou o imaginário cyberpunk e cogita uma Los Angeles em 2019 decadente, sombria, tecnófila e urbana.
Eu: Já vi e revi varias vezes. IMPERDÍVEL...amo esse filme, e amo o final...lindo!!! Hj eu me pergunto, será que 2019 será assim?
  
37. Blow-Up (1966)
[Blow-up - Depois daquele beijo]

Por que ver: O diretor brinca com as incertezas do mundo real, que se opõem as cinema de perfeição técnicas e de tramas simétrixas da Hollywood da época.
Eu: Não vi esse ainda...
 
38. A Streetcar Named Desire (1951)
[Bonde Chamado Desejo, Um (Rua Chamada Pecado, Uma)]

Por que ver: Uma das melhores adaptações de uma peça de teatro para o cinema, é fruto da colaboração do dramaturgo Tenesse Willians e do diretor Elia Kazan.
Eu: Não vi esse ainda...
  
39. Breakfast at Tiffany's (1961)
[Bonequinha de Luxo]

Por que ver: Pela atuação de Audrey Hepburn, bastante à vontade no papel de Holly. Além do que, é um dos rostos mais belos do cinema.
Eu: Me pergunto se tem alguém que não viu esse filme... Chega ser um crime não te-lo assistido... LINDO!!
  
40. Bonnie and Clyde (1967)
[Bonnie & Clyde]

Por que ver: Baseado em fatos reais, o filme é um dos marcos de uma nova Hollywood, que passou a preferir os bandidos aos heróis.
Eu: Adoro esse filme, mesmo com o final... é daqueles filmes que acabamos torcendo para os vilões...
  
41. Goodfellas (1990)
[Bons Companheiros, Os]

Por que ver: Scorsese repete os passos de seu congênere ítalo-americano Francis Ford Coppola e encontra no tema da máfia uma das mais importantes histórias de sua carreira.
Eu: Filme clássico de mafioso, com atuações magnificas do Robert DeNiro e Joe Pesci
 
42. Children of Paradise (1945)
[Boulevard do Crime]

Por que ver: Considerado o melhor filme francês do século 20 e filmado quando a França ainda estava sob o domínio nazista, o longa é dividido em duas partes que traçam uma espécie de épico afetivo dentro de uma casa de espetáculos no início do século 19.
Eu: Não vi esse ainda...
[Branca de Neve e os 7 Anões]

Por que ver: Foi o primeiro longa-metragem de animação americano, e uma revolução tecnológica à época.
Eu: Bom, eu não gosto. Acho um dos desenhos mais chatos que tem...
  
44. Brazil (1985)
[Brazil]

Por que ver: Brazil é uma fábula distópica sobre o espírito humano aprisionado em um sistema opressor.
Eu: Não vi esse ainda...
  
45. Brother (2000)
[Brother]

Por que ver: Em Brother, Kitano faz um sátira aos filmes policiais norte-americanos volatdos para o público negro, mostrando seu virtuosismo ao elaborar intrincadas cenas de luta.
Eu: Não vi esse ainda...
[Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças]

Por que ver: É o filme mais romântico da década e reflete a confusão de idéias e referências da virada do século.
Eu: Odeio esse filme, o filme mais CHATO que o Jim já fez... aff...
  
47. Shane (1953)
[Brutos também amam, Os]

Por que ver: O mito do caubói ressurge na figura de Shane [Alan Ladd], um justiceiro solitário que aparece do nada para livrar uma colônia de agricultores de um grupo de foras-da-lei.
Eu: Meu Pai amava esse filme. Eu não gosto de faroeste...
 
48. The Blair Witch Project (1999)
[Bruxa de Blair, A]

Por que ver: Mais que um hype, Blair repensa o cinema nesta época de múltiplas mídias. Para sustentar o pseudo-documentário, foi usada uma mídia recém-introduzida no imaginário coletivo [o website], o que fez com que a Bruxa ganhasse contornos de fenômeno.
Eu: Aqueles filmes que nem Deus explica... filme idiota. bobo, sem pé nem cabeça, mas que todos veem...kkkk
  
49. Bye Bye Brazil (1980)
[Bye Bye Brasil]

Por que ver: Road movie ao mesmo tempo dramático e divertido sobre um Brasil muito pouco conhecido até hoje, o Brasil amazônico.

                  Eu: Não vi esse ainda...
  
50. Bullitt (1968)
[Bullitt]

Por que ver: A cena de perseguição de carros é antológica e vastamente comentada, reproduzida e homenageada em outros filmes. É tão imprescindível para a cartilha do cinema de ação quanto os embates espaciais de Stars Wars.
Eu: Não vi esse ainda...

Jája Parte 2

Comentários