Mercado Persa 2012 - Sob a minha visão...!!!

Genteeeeeeeeee... passei a madrugada pensando em tudo que vi no Mercado Persa 2012, e o que eu iria postar aqui...
Apos 3 anos sem ir ao evento, a primeira coisa que notei é que não mudou muita coisa...
Eu fui apenas no domingo, dia 15. Portanto irei falar sob o que eu vi desse dia. Deixando bem claro, que são as minhas opiniões, o que eu achei das coisas que eu vi, que ouvi... Não sou dona da verdade absoluta, e estou aberta a outras opiniões... =D
Então vamos lá...:
1) Organização: Não posso falar muito, pois não dancei, então não sei se estava no horário, se estava tudo certo e coisas assim. Mas quando precisei das moças que orientam fui muito bem atendida, muito mesmo. Os seguranças estavam sempre atentos, e procuravam deixar livre as escadas e locais onde seriam para circulação.  Então na parte que me cabe, a organização estava muito boa.
2) Stands: Estava como sempre foi, aquela infinidade de produtos, que nos enchem os olhos e esvaziam os nossos bolsos...kkkkk... Uma tentação pra qualquer amante da arte. Falo ( particularmente...), que os stands da Gigi Bazar ( Giuliana Scorza), que trouxe roupas LINDÍSSIMAS vindas diretamente do Egito arrasou. O stand da Silk by There, também estava arrasando com uma coleção perfeita e a preços convidativos. O stand da Yasmim Hassanein, com roupas MARAVILHOSAS, chamavam bastante a atenção.
                   Tinham Stands de bijus, de CD e DVDs, massagem e bronzeamento, de roupas pra aula, camisetas personalizadas, bonequinhas em resina, e toda aquela infinidade de produtos que nos levam a loucura completa.
                   Havia também uma tenda, montada na área descoberta, da Zainab, com comidas e bebidas, e uma sala de estar, com almofadas, puffs , arguiles e um sonzinho legal. Um ponto de encontro pra amigos, um local muito legal e agradável, achei uma ideia genial a tenda ali. Tive a oportunidade de estar presente, na hora que a Joelma Brasil nos encantou com um solo improvisado. Depois uma super roda de Dabke, puxada pelo incrível Tufic Nabak, e seguida pela Clarice Bonini, Sahira Ma Ajniha entre outros... Valeu muito a pena estar ali, um ambiente agradável e a própria Zainab nos presenteou com uma dança impar, cheia de emoção, linda de se ver.
3) Publico: Pois então... o publico... kkkkkk Quem senta e assisti, é sempre muito receptivo, aplaude, bate palmas, grita, assovia, é um bom publico para se dançar.
                  Mas dentro disso temos alguns por menores, (aposto que isso é em todo os lugares...kkk), os banheiros eram um problema, papeis no chão, não dão a descarga... uma zona. E isso se deve a falta de educação das pessoas que usam, pois não custa nada jogar o papel no lixo direito, e dar a descarga, é o minimo que se espera de pessoas civilizadas. Mas ... isso não acontece. Parece que as pessoas se esquecem disso quando vão a locais públicos.
                  Outro problema é as "guarda lugares"...kkkk, as bolsas ficam sentadas horas, e as pessoas que estão realmente assistindo ficam em pé, até para idosos e gestantes, o pessoal não estavam dando lugar. Tendo que o mestre de cerimonia passou a todo momento pedir para que não guardassem lugar, deixasse as pessoas sentarem, e dessem lugar aos preferenciais. Eu acho de verdade, que é um absurdo ele pedir isso, as pessoas deveriam ter consciência, mas...
4) Alimentação: Hum... Para dizer a verdade... estava caro... 4 reais uma latinha de Coca, é um absurdo, salgadinhos minúsculos e caros... O almoço mesmo, eu não achei tão caro, uma comida boa, saborosa, e o preço normal restaurantes por quilo, valeu a pena almoçar lá.
                    Vou fazer um parenteses aqui para uma deliciaaaaaaa vendida lá, o Falafel... gente... muitoo bom mesmo, quem nunca comeu, eu recomendo que coma. Não vai se arrepender.
5) Apresentações: Então... aqui começa as analises... kkkkkkkk, vamos lá...:
                    Bom, de um modo geral, eu achei as apresentações bem criativas. Nas coreografias de fusão, eu vi coisas muito legais, como o grupo da Joelma Brasil, que dançou uma versão Rock de UM Kalthum - Alf Leyla wa Leyla, para mim ficou incrível. Vi também um grupo, que não me recordo o nome, que fez uma bonita apresentação com Tango belíssima. Gostei também da dupla da professora Carol Koga ( Top Dance), as meninas mandaram muito bem. Amei o solo da Erica Dini (Top Dance), ela fez uma dança com um vestido florido... linda de se ver... uma expressão de rosto cativante. Gostei muito também do solo da Saphira Quintero, estava muito linda. Também teve uma de roupa ver, na categoria Profissional Star, que mesmo passando muito longe no que foi pedido, fez uma apresentação belíssima. O concurso Maturidade também estava lindo, as bailarinas deram um show, digno de ser aplaudido em pé.
                     Analisando as coreografias que eu vi, como professora, coreografa e como jurada que já fui...kkkkkk, eu confesso que me desapontei um pouco. Percebi muita valorização ao figurino, e pouco estudo real, muitas pernas abertas demais ( isso deve tá virando lei... só pode...), Básico egípcio realizados de forma muito errada... Faltando estudo aos movimentos reais da "Dança do Ventre". Notei que o povo tá se preocupando demais em fazer grandes deslocamentos, muitos arabesques, e se esquecem de realizar direito o tradicional. O que alias gerou outra duvida, em um dos concursos, as bailarinas tinham que realizar um solo tradicional. Com movimentos de 8, básico egípcio, e por ai vai. Confesso que esperei ver apresentações a La Tahia Carioca,, Suheir Zaki, e bailarinas da Golden Era, mas passou longe disso. Infelizmente isso me mostrou que as bailarinas não andam sabendo separar uma coisa da outra.
                     Notei também, muita semelhança de movimentos e postura. Não estou falando que houve copias, nem nada disso. Estou dizendo, basicamente a maioria ali se baseou as suas coreos em um mesmo estilo de dança, de determinadas bailarinas renomadas. Então acabou ficando tudo muito igual, em matéria de variação de movimento e postura. Faltou personalidade, dançar com alma... e não só seguir uma técnica.
                     Fora as expressões faciais, genteeeeeeeeeee... tem um povo que sobe ao palco, com uma cara de ODEIO ISSO.. como pode????????, sinto muito mas esse tipo de "cara", faz a gente desistir de apreciar a apresentação... e foram VARIAS que fazem isso... mas varias mesmoooooooo... E é mulher viu... pq nas apresentações masculinas não vemos esse tipo de coisa, eles interpretam a musica, e dançam com alma. O que nos faz apreciar mais as apresentações deles, é cativante.


                     De uma forma geral, acho que é isso... É um evento longo, cansativo, mas que vale a pena, alem de ver e sempre aprender algo novo, a gente tem a oportunidade de encontrar amigos, papear, se divertir. E isso amigos... não tem preço, é o que vale a vida valer a pena...


Vamos a alguns videos já disponíveis...

                                  
Natasha Zohar - 1º lugar Solo Profissional Star - Mercado Persa 2012 2º Lugar Dupla Folclore Mercado Persa 2012 Bruna Nassif e Teo Versiani
 1º Lugar Solo Juvenil - Viitória Mello - Mercado Persa 2012 -Academia Semíramis
 Ballet Raksat el Amirat - Categoria Fusão - Mercado Persa 2012
 Mercado Persa 2012 - Nucleo Belly 3º Lugar Grupo Clássico

Comentários

AI MERCADO PERSA! UM SONHO OU PESADELO, AINDA TENHO QUE DECIDIR RSRS... AMEI SEU POST MINHA LINDONA! VC ARRAZA COMO SEMPRE, PELAS FOTOS QUE VI O QUE BOMBOU MESMO FOI A TENDA DA ZEINAB, ALI VI O POVO REALMENTE ALEGRE E SE DIVERTINDO. BAUCES IZZA
Érica Dini disse…
Nanda, muito obrigada pelos elogios!
Fiquei extremamente feliz ao ler suas palavras sobre a minha apresentação e a das meninas da Top Dance.

Obrigada, de coração!

Beijos!
Unknown disse…
Uma pena não ir, pq gosto de fazer comprinhas maaas para assistir... bom sou bem crítica, porque a liberdade que nós temos dentro da dança do ventre não valoriza o nosso trabalho e muitas vezes nos deparamos com movimentos sujos, pouco estudo porém com roupas lindas... e são essas as mais valorizadas.

Acho que há eventos melhores... de verdade!
JÔ Farias Marangoni disse…
Nanda, lí tudinho, mas não assisti os vídeos ainda. Vou me programar desde já para ir no ano que vem, nem que seja um dia somente para conhecer este tão falado, famoso Mercado Persa! Eu já ficaria satisfeita ´s de assitir a Joelma Brasil dançando na Tenda da Zainab e dançando Dabke com o Tufic Nabak! Já me sentiria realizada só alí mesmo! Agora Falafel é realmente delicioso vale a pena experimentar! Quanto aos Show, é aquilo mesmo que você falou, pouca Dança do Ventre e muito Ballet, Jazz misturado. Está sendo assim em todo o lugar. Gostaria que você postasse o vídeo da Maturidade, fiquei bastante curiosa! Beijo grande no coração linda!
Concerteza o MP é um o sonho das compras e talvez o purgatório das competições... assim, sinceramente, lindas as bailarinas, mas realmente nada de velha escola... básico egípcio e passos de base mesmo foram esquecidos... tudo virou um grande show de pernas pro ar, véus pro ar (lindos!) mas não é só isso né galera... Mesmo assim amei, como ao todos os anos, é uma maneira de se ter a visão do que está acontecendo em nosso meio de trabalho! Ah!! beijo pra Giuliana Scorza M A R A V I L H O S A!!!