Hoje iremos conhecer um pouco mais da bailarina que ira estará ministrando worshops no 12° FIEL Munique Neith
1. À quanto tempo você dança?
Eu danço esta dança há 13 anos. Tenho decendencia Libanesa, e a dança é algo que levamos no sangue, ainda que meu verdadeiro contato com a dança começou de outra maneira.
2.O que te motivou a começar a Dançar?E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro?
Eu estava na universidade quando de repente uma amiga fez um movimento da dança com a cabeça eu fiquei hipnotizada, perguntei o que era aquilo e no fim de semana seguinte estava inscrita nas aulas de dança oriental com ela...não parei mais...tive a certeza de trabalhar seriamente com a dança quando vim morar na Espanha, ainda que no Brasil tivesse começado a dar aula, foi aqui que realmente senti que a dança tinha dominado totalmente a minha vida.
Eu tive várias professoras, no Rio de Janeiro comecei com a Roseli Franco, foi a que plantou a sementinha, mas fiz aula com varias maestras, pessoalmente e virtualmente, Lulu Sabongi sem dúvida é uma grande inspiração e mestra, além claro meus professores Egípcios: Momo Kadous, Mo Geddawi, Randa Kamel, Shokry Mohamed, Raqia Hassan entre muitos outros.
4. Quais são suas maiores inspirações?
La inspiración pode vir de qualquer lugar a qualquer hora, vendo um espetáculo, na fila do supermercado ou no salão de beleza, procuro sempre deixar os sentidos bem abertos e ver além do que se pode ver somente com os olhos.
5. Você já sofreu algum tipo de preconceito,ou discriminação no meio da dança,ou de bailarinas particularmente?Como você lida com isso?
Claro que sempre encontramos com pessoas que tem mais afinidades ou menos com a gente, mas nunca senti discriminação no meio da dança.
6. Quais os principais benefícios que a dança te trouxe?
Os benefícios físicos da dança em si são infinitos, mas a dança me trouxe mas que isso, através dela posso conhecer pessoas realmente especiais no mundo todo...são meu verdadeiro tesouro...
7. Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo?
Sim, mas isso me passa em menos de 24 horas...rsrsrs...claro que nem tudo na dança é lindo, as vezes me sinto decepcionada, cansada, mas quando olho a minha volta vejo quanta coisa bonita, quantas pessoas lindas me rodeiam, como a dança me trás plenitude então recrio forças e continuo em frente.
8. O que você acha que tem de melhor? Seu ponto forte!
Não acho que seja questão de ponto forte, mas sim do que eu gosto de fazer, adoro ensinar, dançando meu gosto pela música vai mudando, agora estou na fase das músicas cantadas, estou estudando árabe e adoro trabalhar a interpretação da música, amo também as clássicas.
9. Nos conte um sonho de consumo, um sonho impossível, e um já realizado?
Sonho de consumo é ter um teatro para poder realizar meus espetáculos e promover ainda mais a dança elevando-a a um patamar bem alto. Sonho impossível seria ir ao Casino Badia ver a Samia Gamal e Tahia Carioca...e um sonho já realizado e o que vivo no momento, todo o reconhecimento internacional que venho recebendo no meio da dança, as minhas escolas, principalmente a última que é uma das maiores da Europa com mais de 800 alunas...enfim...é um sonho constante.
10. Como você define seu estilo? Qual seu ponto forte!
Uma vez num workshop definiram meu estilo como Egípcio Estilizado, gostei...
12. E pra fugir um pouco a regra nos fale de você:
Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Munique pessoa...
Minha cor preferida é o Azul, comida preferida coxinha, amo coxinha (não vale rir...rsrsrs), time de futebol Flamengo, cantora preferida Marisa Montes, Filme inesquecivel: a lista de schindler. Uma pessoa muito importante: meu marido Albert e minha mãe.
Como sou...sou ságitario, inquieta, determinada,extremamente positiva, sonhadora, justa, disciplinada, amo o meu trabalho, adoro ir ao cinema e ficar em casa com a família.
Os concursos, selos etc, são válidos se as pessoas que participam neles tenham muito claro de que isso não vai determinar realmente se elas são boas ou não,devem servir como uma orientação do trabalho realizado e apresentado naquele momento, o que realmente conta é que estejam sempre aprendendo e evoluindo, o aprendizado deve mesmo ser constante. Os concursos sim são comuns na Espanha, mas os selos e padrões de qualidade não.
14. O que você acha,que tem de mais errado no mundo da Dança?Em que ponto ficam coisas a desejar?Qual a maior diferença da dança no Brasil e na Espanha, sendo vc uma bailarina internacional, como vc vê isso?
Não se trata de certo ou errado, mais sim de que infelizmente algumas pessoas não respeitam minimamente esta dança, algumas fusões que causam confusões, acho mesmo que seria melhor se chamássemos cada coisa pelo seu nome, mas algumas pessoas insistem em chamar tudo de dança oriental. A diferença do Brasil e da Espanha é que aqui o Brasil tem muito mas tempo de tradição nesta arte com Bailarinas que levam mais de 30 anos ensinando, uma comunidade árabe muito forte, bons músicos e percussionistas, aqui tudo é mais recente, mas temos a sorte de estar tão pertinho do Egito, viajamos mais, os mestres egípcios vem mais por aqui e desta maneira a dança vem evolucionando muito por aqui também.
15. O que vc pensa sobre o aumento de homens na dança,seja no folclore ou na dv propriamente dita?
Acho muito interessante que homens desejem bailar bailes folkloricos árabes, faz mesmo falta, existem muitos bailes como dança nubia, meleya, falahi, dabke que são mesmo interessante a participação masculina.
16. Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora?
De que tenham claro que nem sempre o que corre mais é o que chega primeiro. Que estudem muito, que sejam disciplinadas e honestas com elas mesmas e que tenham sempre o desejo de aprender mais e mais. Com disciplina, trabalho, ética e honestidade as demais coisas viram...é só dar tempo ao tempo.
Afinal o único lugar onde êxito vem antes do trabalho é no dicionário!!!
Videos:
Munique Neith 2010 - Wahashtini
Munique Neith 2010 - Mega Fiesta Egipcia
Munique Neith -Festival Internacional de Danza Oriental de Barcelona
Munique Neith - Festival Internacional Barcelona 2011
Essa foi a nossa maravilhosa entrevista com Munique Neith, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais...
Comentários