Renata Lobo - Um pouco mais de nossos artistas -XXIX



Hoje iremos conhecer um pouco mais da bailarina Renata Lobo



                                                                                                            
foto branco e preta- 1997 estúdio
1)À quanto tempo você dança? 
    Há 15 anos estou envolvida com as danças da cultura árabe. Tenho formação clássica. Já fiz jazz e sapateado americano também. E alguns anos faço aulas de dança flamenca e retomei as aulas de ballet. Desde muito pequena, a dança faz parte da minha vida.


2)O que te motivou a começar a Dançar?E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro? 
      Olha, minha mãe me contou que quando tinha 4 anos pedi a ela para me por no ballet.  Passei minha vida no ballet e me dedicando a outros estilos como citado acima. Tive meu primeiro contato com a dança do ventre aos 23 anos. Fiquei encantada e quis me aprofundar. Tive a sorte de encontrar Fádua Chuffi. Na vida, temos poucos encontros especiais. Esse foi um deles! Por ter uma sede infinita de aprendizado fiz muitos cursos com renomados professores.Também tive a oportunidade de estudar em New York, Paris e Cairo. Pois na época, tinha poucas professoras no Brasil, pouco material e nada na net. Aliás, tudo o que eu conseguia de vhs e fitas cassetes tinham um sabor de algo muito precioso. Parem para analisar, estou falando de 15 anos atrás! Como sempre foi muito claro para mim que trabalharia com a dança, fiz minha parte sendo persistente, estudiosa e disciplinada. Receita básica para qualquer bailarina. Aliás, uma verdadeira bailarina sabe que o processo de aprendizado é contínuo.




 2008 BUENOS AIRES- FESTIVAL AMIR THALEB- CONVIDADA
 INTERNACIONAL NOITE DE GALA
3)Quais são suas maiores inspirações?
    Gosto de ver danças com técnica e alma. Gosto de bailarinas que são elegantes em cena, em seus figurinos, em seus movimentos cheios de sentimentos. São essas as minhas inspirações!


4) Você já sofreu algum tipo de preconceito,ou discriminação no meio da dança,ou de bailarinas particularmente?Como você lida com isso? 
      Por mais incrível que pareça, sou uma bailarina que possui ética 24 horas do meu dia. Treino meus olhos para ver o que é belo! Por ter essa postura, nunca tive problemas no meio. Muito pelo contrário, tenho grandes amigas bailarinas. Gosto da harmonia e da elegância. Cultivo isso no meu dia a dia. E não tenho tempo a perder com intrigas desnecessárias. Meu tempo é precioso!

                                                                                           
Portugal Lisboa 2007
5)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe? 
     Minha vida é a dança! Dedico-me a ela em tempo integral! Eu já faço parte dela e ela de mim. Já não tem mais como separá - la de mim. Sendo assim, só posso dizer que ela me traz muitas alegrias. Amo minha escola, minhas alunas, amo poder viajar trabalhando em festivais, dando cursos, me apresentando, sendo júri. Tanto tempo me dedicando de corpo e alma, e hoje sinto que estou sendo recompensada. Estou muito feliz! Esse ano celebro meu 12º espetáculo da escola. O tempo voa....mas o importante é que faço o que eu amo! Realmente um privilégio.

6)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo? 
    Não.



2009 dez- "Danças da alma" 
11º festival Escola Renata Lobo

7)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte!
      Por ter estudado outras danças, gosto de fusionar, estilizar. Amo a linha clássica. Desde meu primeiro festival (há 12 anos atrás), sempre explorei essa linguagem. Atualmente, essa linha (elaborada e fusionada) está sendo estudada por muitas bailarinas. Acho genial podermos ampliar nosso vocabulário de movimentos. Temos que ser coerentes e não perder a essência da dança. E o único caminho é estudar, estudar e estudar. O estudo te guiará a fazer lindas fusões.

8)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível,e um já realizado. 
   Sou uma sonhadora que tem os pés no chão, gosto de planejar enquanto sonho. Por isso, prefiro não enumerá-los! Ah! Me lembrei uma frase que diz assim....” Preciso sonhar, senão me falta o ar!”( Pedro Antônio de Oliveira). Me identifico com ela!  Vivo sonhando! E, estou muito feliz no que diz respeito a dança!  Sempre trabalhei muito e de forma constante e persistente. E as coisas foram acontecendo naturalmente. Comecei a receber convites de outras cidades e países. Eu acredito numa coisa só. Temos que nos colocar em movimento, nos dedicar de verdade, para que nossos sonhos se realizem. Não há resultados sem esforços!
                                           
                                               
2009 dez- "Danças da alma" 11º
       festival Escola Renata Lobo
9)Quais são seus projetos atuais e futuro?
    Atualmente estou dividida entre a escola e viagens. Estou produzindo “ESTRELAS”, o 12º espetáculo da escola. Estou muito animada e feliz. Graças a Deus, esse ano minha agenda já está fechada e para 2011 tenho muitos eventos agendado. E também para 2011, continuarei ministrando o curso intensivo para bailarinas intermediarias- avançadas, que tem o objetivo de renovar e ampliar o vocabulário da dança através de seqüências de rotina, explorando a ritmologia, estilizações e fusões dentro da linha que desenvolvi ao longo desse anos. Acontecem aqui na minha escola em Londrina-PR e também tenho recebido muitas propostas para ministrá-los em outras escolas. Quem tiver interesse, mais informações por email.




Japão

10)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você: Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Renata pessoa... 
       COR- pink e onça  COMIDA- arroz, batata-frita, salada de rúcula e picanha  ...srsrsrsr   CANTORES- vários...desde Vinícius até Jota quest . Gosto de músicas que possuem algum tipo de poesia. PESSOAS IMPORTANTES- minha mãe e meu marido. LIVRO- amo poesias, crônicas e romances. www.renataloboventre.blogspot.com .  No blog tem muitas fotos da minha trajetória na dança. E lógico, poesias, crônicas e pensamentos que amo! Passem por lá!


Cairo 2002- Festival raquia- com Fadua e Soheir zaki
11)O que você acha,que tem de mais errado no mundo da Dança?Em que ponto ficam coisas a desejar? 
       Pensando na minha trajetória, não tenho muito o que reclamar. Nosso meio é complicado naturalmente, mas tudo é uma questão de escolha.Tem pessoas que preferem compactuar com certos comportamentos nocivos. E eu, sinceramente, não compactuo! Muitas competições desnecessárias, polêmicas gratuitas, enfim, muitos egos hiperinflados querendo marcar presença Tenho certeza que dançar é algo divino. Muito além disso tudo!  Sendo assim, me mantenho fiel ao que acredito. Vamos cultivar a ética, a elegância no dançar, no expressar, no falar. Pois só assim, poderemos exercitar a melhor parte de cada um de nós! E tudo, realmente terá um sentido maior!

 "Ritmos da alma" 2000 Escola Renata Lobo







12)O que você pensa sobre o aumento de homens na dança,seja no folclore ou na dança do ventre propriamente dita?
      Acho maravilhoso! E como prova, temos muitos bailarinos competentes e sérios no mercado da dança árabe.








Mitos , mistérios , encantos..." 2001 Escola Renata Lobo
misiones- argentina 2008
misiones- argentina 2008
13)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora? 
        Para as bailarinas que estão iniciando a caminhada, não esqueçam que a dança é algo artesanal, algo que tem que ser repetido de forma sistemática nos seus corpos, até que os movimentos se tornem orgânicos, interiorizados. Isso exige suor, dedicação e tempo. Preparem seus corpos, afinem seus ouvidos e unam alma a sua dança. Ah! E não queiram antecipar os acontecimentos. O importante é que estejam se preparando, não parem, sigam! Tudo tem seu o momento! Por experiência própria, esse é o único caminho!












Obrigada Nanda! Amei fazer a entrevista! E não se esqueçam, sigam seus caminhos cultivando o amor e a dança! Só isso importa! Obrigada a todas pelo carinho de sempre! Muita luz!


"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar,para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!” Nietzsche


Contato para workshops /shows /júri- renatalobo@hotmail.com
Escola Renata Lobo- rua- Gomes carneiro, 230 tel 43- 3323 44 99
Londrina- PR




Vídeos: 

RENATA LOBO-DERBAKE MODERNO




RENATA LOBO DEDICA ESSA DANÇA A SUA QUERIDA MÃE ADAGIO- MARIO KIRLIS



Renata Lobo - Festival Bahia Brasil de danças Árabes



RENATA LOBO - BELLYDANCER BRASIL- ABERTURA MERCADO PERSA- SHOW PÉROLAS



RENATA LOBO EM MISIONES - PRIMEIRA ENTRADA FESTIVAL ROMINA MALUF




E essa foi a nossa entrevista com a maravilhosa Renata Lobo, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais...

Comentários