Flor do Deserto

Flor do deserto é um dos melhores filmes que já ví. Fala sobre a história real da ex modelo somali Waris Dirie. O filme fala sobre uma atrocidade que acontece em alguns países do continente africano, a Mutilação Genital Feminina.
Waris Dirie passou por esse processo aos 3 anos de idade e desde então sua vida nunca mais foi a mesma. No filme a ex modelo, hoje embaixadora da ONU na luta contra a MFG no mundo nos mostra toda a trajetória de sua vida e os horrores por qual uma mulher que passa por isso sofre.
A grande questão, como a própria Waris fala no filme é que muitos confundem tal prática com o Islã. Isso não é verdade. a MFG é uma tradição de alguns países do continente africano ocorrendo em várias tribos de religiões diversas. A MFG é praticada a pelo menos 3 mil anos e cerca de 6 mil meninas são mutiladas todos os dias no mundo todo. Para essas culturas, mulher boa é a mulher cortada, isso garante o casamento e o respeito para uma mulher que queira se casar.
Essa prática também ocorre em outros países do extremo oriente não se resumindo apenas ao continente africano. Segundo as pessoas que apóiam tal prática é que além de garantir a virgindade ela impede que mulheres cometam adultério.
A MFG é feita de forma bem simples e precária, as mães levam suas filhas para uma mulher que comete o rito. Existem 3 tipoas de MFG, aquela em que apenas o clitóris é retirado, aquela em que o clitóris, grandes e pequenos lábios são retirados e aquela em que os grandes e pequenos lábios e clitóris são retirados e o que resta é costurado. Isso é feito com cacos de vidro, giletes, facas, o que estiver na mão será usado para a retirada da vulva, no caso da terceira mutilação a vagina é costurada com espinhos de plantas.
Muitas meninas morrem nesse procedimento já que é tudo muito rudimentar e precário. Algumas sangram até a morte durante e após a extirpação e outras morrem no parto.
Quando essas mulheres se casam, seus maridos abrem a vagina com uma faca já que a mesma foi costurada, a medida é a mesma de uma cabeça de palito de fósforo. Abrir com a faca permite a penetração.
Indico esse filme pois além de ser belo e poético, trata de um problema enfrentado por muitas mulheres no mundo. Recentemente Waris esteve no Brasil e falou sobre a MFG. Também pela garra que ela tem, acreditem ou não, ela atravessou 500 KM a pé no deserto da Somália até chegar na capital de seu país. Waris é realmente digna de admiração por ter sobrevivido a tudo isso e mais um pouco.
Eu pude ver vídeos e fotos de como a MFG é feita, e não posto aqui no blog pois são imagens realmente chocantes. Quem me conhece sabe que poucas coisas desse tipo me chocam, vide alguns posts meus na comu da mafia e nos álbuns do meu antigo orkut, e eu digo, esses vídeos me chocaram, deu muita aflição, mas, se a curiosidade for mais forte, vocês podem achar vídeos e fotos na internet, mas aviso, é forte, cada um que assista por conta e risco.
Ao contrário, dessa vez vou postar o trailer do filme pra vocês terem uma prévia da história. Assistam, é um lindo e emocionante filme sobre um grande problema, mas também sobre a força e coragem interior que algumas pessoas tem para mudar o mundo em que vivemos.
Abraços

PS: Ahh sim, Flor do Deserto por que a tradução de Waris é Flor do Deserto. Lindo não?? E bem significativo.

http://www.youtube.com/watch?v=U18deTeHW0I

Comentários