Valeria Jouze -Um pouco mais de nossos artistas!!!(XVI)

Hoje iremos Conhecer Um pouco mais da meiga, Valeria Jouze
1) Quanto tempo você dança?
           "Profissionalmente A 13. Mas iniciei Meus estudos á 17 anos. "

2) O Que te motivou a fazer Dança do Ventre?
              "Sempre fui atraída por essa dança, e queria entender como as mulheres movimentavam o quadril de forma tão encantadora, e que faziam o público entrar num verdadeiro “transe” coletivo.
Estimulada a encontrar a resposta, procurei aprender esta arte. Já era atriz quando comecei minhas aulas de dança, e por trabalhar continuamente com expressão corporal, me envolvi cada vez mais.
 Minha  professora na época, me indicou à dar aulas. Como já era professora de teatro, resolvi unir as vertentes, e assim, o-faço até hoje."

3) Quem foi ou foram suas professoras?
               "Além de vários works com grandes nomes, citarei aqueles que são constantes em meus estudos. E o que aprendi, (e continuarei aprendendo) com cada um.
O início de tudo, com Adelis Miranda,  o Belo com Marilin (atualmente “Griffe Marilin”), a técnica apurada com Lulu Sabongi (minha eterna gratidão à esta mulher, que sempre me amparou).
A Ousadia com Soraia Zayed,  o Desafio com Najwa,  a Expressão com Gisele Bomentre.
A Elegância com  Jade el Jabel, a Delicadeza e Intensidade com Aziza Mor Said e  Nesrine; a Emoção com Dr. Gamal Seif.
A Sofisticação do Simples com Tahya Brasileye, a Superação com  Jorge Sabongi (que me fez encontrar o melhor de minha Dança). Me lembro com gratidão, por ter que repetir 5 exaustivas vezes a mesma finalização, até atingir a perfeição no improviso".

4) Você já sofreu algum preconceito na Dança ou fora dela?
                 "Não, diretamente. Mas estou certa de que a exposição da artista sempre é alvo de julgamentos. Aprendi a entender com as limitações de cada um. Existem  pessoas que apreciam a arte, outras que apreciam o feminino... E ainda aquelas que julgam... mas estão sempre copiando! Essas me fazem entender que sou um Bom Exemplo a ser seguido!"

5) Quais são suas  Músicas e artistas favoritos Dentro e Fora do estilo árabe? Quem foram suas Inspirações ?
                   "Minha preferência dentro do estilo, indiscutivelmente, é “Leileth Hob” de Oum Khaltoum. E para dançar com Banda ao vivo:  “Wahastini” sempre!Inspirações: Fifi Abdo, Souhair Zaki, Najwa FouadNa atualidade, Jilina,  Raqia Hassam,Randa Kamel.As brasileiras que atuam fora do país:  Najwa e Fádwa Chuffi.Minha preferência musical vai desde samba partido-alto, chorinho, bossa nova,  Renato Russo; até o requinte dos sons Lounges e o jazz das Big Bands"

6) Quais Os principais Benefícios Que a dança te Trouxe?
                    "Ainda recebo muitos, até hoje! Mas os principais: o resgate da feminilidade,  o cuidado com o saudável (corpo e mente) e as relações pessoais mais definidas.
Graças à Dança, compreendo como lidar melhor com minhas limitações e com as dos outros".

7) Em Algum Momento Durante SUA Carreira VOCÊ pensou desistir?
                    "Não. Busco motivação em minhas alunas, que são as  responsáveis por me fazerem continuar. E com a experiência que adquiri em todos esses anos, aprendi a ver cada acontecimento, como  experiência de vida."
8) Como VOCÊ define Seu Estilo?
                      "Clássico Tradicional Egípcio!
Em aula, procuro  demonstrar todos os estilos. Pois a aluna deve  ter conhecimento deles, e seguir sua preferência."

9) O que você acha que de Melhor? Seu Ponto Forte!
                       "A Musicalidade. Sou uma Bailarina extremamente auditiva. Gosto de valorizar cada peça musical que interpreto, com suas frases,  arranjos e   instrumentos das grandes orquestras;  através de passos e movimentos. E como professora além de outras coisas, faço questão que ela seja também, o ponto forte da aula. O que é importante e melhor pra mim, com certeza  será para minhas alunas."

 10) Nos conte UM Sonho de Consumo,um sonho impossível , e um já realizado!
                     "Estudar com Grandes Mestres no Egito,  além de conhecer o país, é um sonho de consumo.Sonho realizado: Meu próprio Espaço de Danças.Nele, profissionalmente, me permito aproximar alunas e profissionais, trocando experiências e conhecimentos.Onde em 2009, realizei meu 1º workshop, trazendo Kahina ao ABC pela 1ª vez, e foi sucesso total.Pessoalmente, me realizo todas as  vezes, quando percebo cada aluna comemorando um passo novo, uma sequência ou movimento conquistado. Algumas comemoram timidamente, com um sorriso no rosto e brilho no olhar...outras, exteriorizam sua alegria com mais intensidade. E me sinto a platéia mais feliz do mundo."

11) Quais são seus Projetos ATUAIS e futuro?
                       "Noites de Mil e Uma Danças”  embora aconteça desde 2002, continua sendo meu projeto atual. Trata-se de  um show  mensal que acontece no próprio Espaço de Danças. Nele, apresentamos  novos talentos, com o  desenvolvimento de nossas alunas, além de abrir  o espaço para amigas e amigos profissionais de vários estilos de dança. Por isso, o nome do evento.
Projetos futuros são muitos, aguardando o momento certo para acontecer."

12) E  para  Fugir um pouco a Regra Fale de VOCÊ: Sua cor preferida,time de futebol, cantor preferido, um filme Inesquecível, Uma Pessoa Muito importante.Como É a Valéria Jouze Pessoa.
                     "Sou apaixonada pelo lilás. Sou apaixonada por Beatles.Filme inesquecível, “A Cor Púrpura”.Futebol? Não entendo, e não tenho paciência  (risos) Me considero discreta, observadora, mas muito bem humorada.
Adoro dividir a maior parte do meu tempo com a Família, e com pessoas que me acrescentam. Com elas, busco me tornar uma pessoa cada vez melhor e feliz."

13) O Que você acha dos Concursos, Selos, padrões? Eles realmente influenciam em Algo?
                       "Eu acredito que eles possam influenciar. Desde que a Bailarina e Professora, sigam com o aprendizado, com a experiência que obtiveram na avaliação.
Não concordo com a homogeneidade nas participações. Com a perda da originalidade, e muito menos com as adeptas a acompanhar modismos de escolas e professoras.
Nos últimos anos, tenho acompanhado como jurada de vários concursos, a participação das concorrentes. E percebo que em grande parte destas meninas, existe a  intenção do crescimento técnico e artístico. "
14) Voce TEM o selo da Khan el Kalili, O que isso influenciou Na Sua Carreira?
                         "Participei da 1ª Edição, ( a 11 anos !)Tudo era muito novo e interessante,  tanto para Bailarinas, quanto para a  Banca. Como participante, minha intenção era de ser avaliada como estudante, e independente do resultado, progredir na dança. Alcancei meu objetivo, recebendo o feedback de nomes como: Soraia Zaied, Sharar Badri, Lulu Sabongi, Jade El Jabel, Tony e Samir Mouzaieck e  Jorge Sabongi .E essa é minha grande conquista até hoje."

15) Qual o conselho Que VOCÊ daria para quem esta começando agora? 
                           "Comece definindo com muita sinceridade, seu objetivo com a Dança: hobby, profissionalização, terapia, interação com o grupo....Agora, assuma o compromisso com você mesma!Escolha e conheça sua professora dançando.Estude e fique atenta ao método de ensino. Questione, participe ativamente nos estudos.Muitas novidades vão surgir em sua vida: desde a descoberta de um passo de dança, seu potencial, até as novas amizades.E ainda, novos hábitos em grupo: cumplicidade, simplicidade, honestidade  (até parece lema! – risos), e muuuitaaa disciplina.
Não tenha pressa, aprenda a ouvir, fuja do deslumbramento, assuma os desafios ( uma sequência mais elaborada, por exemplo), não se prenda a padrões estéticos (mas cuide de si mesma), e seja ética!Não perca sua personalidade, e arranje tempo pra você!E pra terminar: se pretende ser valorizada, valorize quem te ensinou.
Você vai se redescobrir ! Boa sorte, e muitas danças!"
Valéria Jouze

Valéria Jouze - Dança do Ventre, 
Bailarina Homenageada  E-Ventre 2009.

Improviso com INTA OMRI (OUM KHALTOUM) - 
Casa de Chá Khan el Khalili, São Paulo / Brasil (maio/2009)


Participação no I Festival de Dança do Ventre FNG Esportes, Em 28 de Novembro de 2009.
Organização: Gisele Guisser Mauá/SP - Brasil.

Shows Mensais de Dança do Ventre,  
Que Acontecem no- Espaço Jouze de Danças (Mauá/SP - Brasil)

Jouze - Espaço de Danças
(11) 4519-8408
Nossas comunidades no Orkut:

E essa Foi nossa entrevista com  Valeria Jouze,  Espero tenham gostado e Que tenham aprendido Um Pouco mais ...
Entrevista  Realizada  por Nanda Salima

Comentários