Shalimar Mattar - Um pouco mais sobre nossos artistas!!!(XIV)

Hoje vamos conhecer um  pouco mais da bailarina,empresária,mulher...Shalimar Mattar


1)À quanto tempo você dança?
                    "Desde que conheço por gente. Comecei a dançar aos 4 anos (ballet) e não parei mais."


2)O que te motivou a começar a Dançar?E quando você teve certeza que era isso que você queria para o seu futuro?
                     "Acho que a dança já nasceu dentro de mim. Em minhas mais antigas lembranças estou sempre dançando. Nunca busquei a dança profissionalmente, ela é quem foi me chamando . Danço para ser feliz e sou feliz porque danço."


3)Quem foi/ foram suas professoras?Que cursos você fez?Quais foram seus favoritos?
                      "Nunca tive uma professora de dança do ventre nem fiz cursos. Quando criança e adolescente nem gostava de dança do ventre. Minha vida era o ballet clássico, o sapateado americano e o jazz (estudei mais de 15 anos seguidos estas modalidades) . Minha mãe insistia para que eu fizesse a dança do ventre em festas de família para meus avós que eram árabes e eu dançava ... Aprendi sozinha, olhando minha mãe dançar e treinando bastante. Fui crescendo e quando minha mãe insistia muito ia fazer shows profissionais com ela e quanto menos eu queria ir mais as pessoas me contratavam. Assim foi ..."


4)Quais são suas maiores inspirações?
                           "A natureza, os animais, a liberdade, cores, atletas ... Já me inspirei em atletas do nado sincronizado, folhas se soltando de árvores, pássaros flutuando pelos ares, gatos se movimentando, enfim: o mundo é uma inspiração constante."


5)Pelo trabalho diferenciado que você realiza (ser organizadora do maior evento de Dança do Ventre do Pais),você sente algum tipo de preconceito,ou discriminação das bailarinas particularmente,ou isso é bom?Como você lida com isso,como separar as pessoas interesseiras,das que são verdadeiras?
                            "Não sofro discriminação nem preconceito, pelo contrário pois a maioria das colegas me admira pela atuação na área já que estou sempre me dedicando não somente a minha escola mas ao nosso segmento como um todo. Porém sua pergunta é muito boa porque realmente é muito difícil ser empresária e bailarina ao mesmo tempo, simplesmente porque estas duas funções são completamente diferentes e até conflitantes. Algumas pessoas as vezes misturam um pouco as coisas e muitas vezes o excesso de vaidade faz com que as pessoas percam a medida das coisas mas relevo pois acho que isso acontece em todas as áreas e tento lidar bem com isso porque procuro seguir meus objetivos e metas sem permitir que coisas que não levam a nada interfiram. Se o objetivo é trabalhar pela arte, vamos em frente."


6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe?
                            "Me trouxe e me traz todos os dias: felicidade!"


7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo?
                             " Tudo não pois nunca pensei em parar de dançar mas já pensei em jogar para cima sim toda essa atividade na realização de eventos , competições, revista, workshops, loja, etc... e me dedicar apenas a minha carreira na dança. Vou te falar: não é fácil dirigir e organizar tudo isso. Tenho pouquíssimo tempo para estudar e me dedicar a minha dança."


8)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte!
                              "Ter consciência que mais importante do se vangloriar de um ponto forte é lembrar que sempre existem os fracos que ainda não chegaram lá."


9)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível,e um já realizado.!
                               "Sonho de consumo: um teatro para "bancar" todos os bons grupos de dança.
                                Sonho impossível: voar como um pássaro . Quem sabe um dia...
                                Sonho realizado: são muitos pois sonho bastante, todos os dias."


10)Como você define seu estilo?
                                "Clássico!"


11)Quais são seus projetos atuais e futuro?
                                 "Não faço muitos planos para o futuro, vou projetando cada dia . Acordo e traço um projeto e vou seguindo. Se achar que não é bom , mudo ou descarto e parto para outra."


12)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você:Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Shalimar pessoa...
Cor - vermelho e laranja
comida - frutas, saladas e massas
time: sou São Paulina e adoroooooooooooooooo futebol. Sempre arrumo um tempo para acompanhar algum jogo e se pudesse iria sempre a estádios.
cantor: Elvis Presley - um gênio!
filme: são tantos....Tem um antigo que tem uma trilha sonora que nunca esqueci: Em algum lugar do passado. As músicas são mágicas
Shalimar pessoa: Me considero uma pessoa tranquila.


13)O que você acha dos concursos,selos,padrões,sendo o do seu evento o maior concurso do Pais.Que benefícios isso trás?Teria algum ponto negativo nisso?E como seria a forma certa de se preparar para eles?
                          "Costumo dizer que não existe nada no mundo que não tenha dois lados. Tudo que eu crio sempre é copiado de alguma forma : concurso, eventos, programa de formação, revista, workshops, etc.... Se isto é ruim? não. Pois a cada coisa que copiam me obrigo a criar uma nova para diversificar portanto o pessoal acaba contribuindo para manter acesa minha criatividade. Mas o lado que não é legal é imitar sem qualidade ou conhecimento. Isso é péssimo quando acontece pois acaba denegrindo o meio como um todo."


14)O que você acha,que tem de mais errado no mundo da Dança?Em que ponto ficam coisas a desejar?
                       " Em todas as áreas acho que os maiores problemas são a falta de estudo e a prepotência. O pessoal acha que pode estudar 2 anos e ministrar cursos de formação. Piada ? danço desde pequena, estudo minha vida toda e dirijo um curso de formação que conta com 20 profissionais e estamos sempre discutindo temas e tirando dúvidas.. de repente surge alguém que começou a dançar "ontem" e ministra sozinha um curso de formação profissional sem nem ela mesma esta formada..."


15)Como você vê o aumento de homens dançando? Seja no folclore,ou na Dança do Ventre mesmo.A que se deve isso?
                        "Acho bárbaro! A dança é uma expressão artística e arte não combina com discriminação. Arte é liberdade, é para todos. Incentivo que os homens dancem, tanto que abri concursos específicos e outros espaços de apresentações em shows no MP. Há 15 anos atrás entrei em um palco com um aluno da Samira e apresentamos a primeira dança moderna oriental de casal , foi muito legal! Lógico que muita gente não gostou mas a arte é isso: é exteriorizar o que se sente e cada pessoa vai ter uma impressão ou um sentimento diferente diante disso."


16)E sobre estilos diferenciados,como Fusões,Tribal,Gothico e etc...Como vc vê eles?
                         " Precisam existir e também estimulo muito. Acho errado descriminar qualquer coisa na arte.Existe o estilo clássico, moderno, fusão, folclórico, etc. Cada um faz o que quer e aí é que está a beleza.Não é lindo isso ? essa riqueza de pessoas, estilos, cores, tipos e formas? o mundo é isso , uma miscigenação. De onde as pessoas tiram a ideia de que é preciso existir um modelinho ou um único padrão certo e outro errado? que coisa mais pobre..."


17)Como é organizar o Maior evento de Dança do Pais?
                           "Trabalhoso, desgastante, estimulante, gratificante ...
Aliás: neste formato podemos dizer que é o maior evento de dança oriental árabe do mundo e não do país. Não sei se vocês sabem mas nossos festivais e concursos serviram de estímulo e exemplo até para festivais do Egito e precisamos nos orgulhar muito disso pois todos somos responsáveis por este resultado e não apenas a Shalimar. Ao redor do mundo já existem festivais que seguem nosso padrão mas certamente não existe nenhum maior ou mais diversificado do que o Mercado Persa e quem diz isso não sou eu mas estas são palavras de todos que conhecem os festivais ao redor do mundo. A bailarina americana Tamalyn Dallal que ministra aulas em 40 países e tem mais de 30 anos de carreira veio pelo 2º ano consecutivo ao Brasil para o MP e ela diz que nunca viu um festival deste tamanho nem com tamanha alegria ou diversidade de atividades. Não é lindo sabermos que aqui no Brasil fazemos algo tão bom?"


18)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora?
                            "Não se esqueça nunca do real motivo que te move a dançar. Pois isso é o que realmente importa. O resto vem depois..."
                            Meu carinho a todos vocês e obrigada pelo convite.
                                                 Com amor
                                                    Shaly


Shalimar com a dança da espada representando o signo de leão no III Fest Ventre 2008 da cia EL Nahid


Dança da espada com bailarina Shalimar em Bauru - Novembro de 2008


E essa foi a nossa entrevista com Shalimar Mattar,espero que tenham gostado.E aprendido muito...

Comentários