Krishna Sharana -Um pouco mais de nossos artistas !!!!(XXI)


Hoje vamos conhecer um pouco da "Indiana",Krishna Sharana




1)A quanto tempo você dança?
            Desde 1996, quando comecei a aprender Bharatanatyam em Porto Alegre..."



2)O que te levou a dançar Dança Indiana?
            " Desde pequena sou fascinada com a Índia. Uma das melhores lembranças que tenho da minha infância é das manhãs em que eu acompanhava meu pai na Yoga, que ele praticava diariamente... Depois comecei a estudar a filosofia hindu, comecei a aprender dança indiana, e desde então não parei! Eu pratico e vivo o hinduísmo, e o Bharatanatyam é o complemento perfeito para essa vivência sagrada."

3)As pessoas confundem muito a indiana com a do ventre?Como explicar essa diferença...que é enormeeeeeeeee!!!

          " Confundem muito!  A Dança do Ventre é tão divulgada no Brasil, e mesmo assim essa confusão é extremamente comum. A dança clássica indiana (DCI) é bem diferente da Dança do Ventre, na parte da técnica, pois na DCI praticamente não existem movimentos isolados do ventre e quadril, para ser sucinta cito a Mel (colega dançarina, do blog http://dance-bharatanatyam.blogspot.com/):  a Dança do Ventre tem movimentos circulares e a DCI tem movimentos lineares... Mas acredito que as duas tem em comum o ritual, a espiritualidade, sei que muitas pessoas não curtem esse lado místico, mas acredito que é intrínseco á pratica de danças tão milenares... Já nas coreografias de Bollywood, como eu esclareço abaixo, são usados alguns movimentos da Dança do Ventre em certas coreografias, mas não dá para dizer que é dança do ventre !   "

4)A dança indiana tem vários "tipos"(não sei se é certo chamar assim...)você pode nos dizer um pouco dele?

          " A dança indiana se divide basicamente em três tipos: danças clássicas, folclóricas e modernas...Danças clássicas são aquelas com base no Natya Shastra, a escritura da dança e teatro desde a antiguidade, e têm uma importância ritualística e  religiosa muito fortes, tendo sido praticadas nos templos e cortes há milênios.Essas danças têm técnicas estabelecidas. As mais conhecidas são o Bharatanatyam, o Odissi, o Kuchipudi e o Kathak...Danças folclóricas são aquelas praticadas pelo povo, para celebrações de várias ocasiões, como colheitas. casamentos, e a técnica é muito simples, ás vezes inexistente. A Índia tem milhares de dança folclóricas que variam de região em região. As danças modernas englobam vários estilos, desde as fusões de danças clássicas e folclóricas, ate as danças nos filmes populares, especialmente as dos filmes de Bollywood, que são mais conhecidos por aqui. Nessas danças vale praticamente tudo, desde dança clássica e folclórica, dança do ventre, até influências ocidentais como jazz, street dance e danças de salão. Como os indianos amam dançar, eles encontraram nos filmes uma maneira de poder mostrar essa paixão deles..."



5)Você vai constantemente a Índia,que diferenças na dança tem la e aqui?             Principalmente por a Dança Indiana ,aqui, não ser tão divulgada.
        " Uma das maiores diferenças que percebo na Índia é que lá as pessoas estudam muito antes de se apresentarem, e aqui no Brasil há uma pressa em se apresentar muito grande. E outra coisa é que na Índia, obviamente porque eles tem mais conhecimento, a preocupação com a técnica é muito maior. Até um ator ou atriz de Bollywood que não saiba dançar bem não faz sucesso. Imaginem então as danças clássicas, nas quais a beleza está na perfeição em que se executam os movimentos..."

6)Quais as maiores dificuldades que tem dançar Indiana nesse pais?

           " A maior dificuldade que eu vejo é a falta de informação das pessoas. Por exemplo, quando alguém contrata uma pessoa ou grupo para apresentar dança indiana em algum evento, raramente o contratador vai se informar como é a dança indiana na realidade, se a pessoa ou grupo estudaram para tal ou somente estão se aproveitando da moda, e daí a gente vê tantas dançarinas e grupos dançando DV, ou inventando uma dança, mas chamam de dança indiana somente porque usam as roupas e músicas indianas (e para aumentar a confusão, muitas usam roupas de DV!)... eu constantemente me decepciono, pois parece que a experiência e a dedicação á arte não contam...e depois da novela as coisas ficaram muito mais difíceis, pois o conhecimento de muita gente se limita ao foi visto na novela (inclusive já me perguntaram se a minha dança era indiana mesmo porque não era nada parecida com a da novela! aff), e também porque está óbvio que existem muitas pessoas que começaram a dançar dança indiana por causa da febre da novela, eu acho ótimo isso, mas muitas não procuram ir além e aprender para valer... por isso tenho me apresentado com mais frequência em eventos culturais que dão mais valor á arte em si e não o simples entretenimento..."

7)você já sofreu discriminação por dançar indiana?E outras bailarinas como são em relação a isso?

           "Olha, por incrível que pareça, eu já sofri discriminação por outras dançarinas de DI por não ensinar e apresentar coreografias de Bollywood. Grande parte das dançarinas de DCI depois da novela começaram a ensinar e apresentar Bollywood. Todo mundo esperou que depois da novela eu fosse aproveitar o momento. Eu adoro Bollywood, adoro a dança dos filmes, danço bastante dentro de casa para descontrair, mas para apresentações prefiro o estilo clássico com qual tenho me dedicado por bastante tempo..."


8)Como você vê a Dança do ventre,Fusões,Tribal,Dança Masculina...?
               "Eu adoro a DV, tanto assistir quanto praticar, tenho aulas com a Michele da Rakaça aqui em Caxias do Sul. Quanto ás fusões, tem boas e ruins, é complicado generalizar... acho que o bom gosto é essencial quando se fala de arte. Sou muito apaixonada por Tribal, especificamente o ATS, que estudei por 1 ano quando morava no Hawaii, a minha professora foi a Beka (aluna da Kajira Djoumahna). Quanto á dança masculina, dentro da DV prefiro me abster de falar por falta de conhecimento, mas dentro da DCI  há muitos dançarinos, inclusive os grandes mestres."



9)Quem são/foram seus professores?Que cursos você fez?
          " A minha primeira professora foi a Alice Guimarães, com quem comecei a estudar Bharatanatyam em Porto Alegre em 96. Infelizmente depois de algum tempo ela se mudou para o exterior. No Brasil fiz só um workshop, com a Uma Krishnamurti. Infelizmente aqui não existiam muitas oportunidades para aprender mais. Quando morei no Hawaii, de 2002 a 2005, fui algumas vezes até a Califórnia e participei de 2 workshops, em San Francisco e San José, com a Vishal Ramani e outros professores da Shri Krupa Dance Company. No Hawaii me apresentei muitas vezes, o cenário cultural por lá é ótimo, mas sentia que precisava me aprimorar. Em 2005 me mudei para a Índia por um ano,e encontrei a minha Guru de dança, Padmaja Suresh, em Bangalore. Em 2006 voltei para o Brasil, mas no fim do mesmo ano fui estudar novamente com a minha mestra.  E tem sido assim, todo ano, por alguns meses, volto para a Índia, aonde eu aprendo, adquiro experiência e também me apresento por lá quando tenho a oportunidade." 



10)Quais são seus artistas e musicas preferidas?
         "Eu adoro Rock, os imortais como Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath, Jethro Tull...Para apresentações de dança , sou bem careta, prefiro a música clássica carnática (do sul da Índia). Mas já fiz coreografias com músicas da Ratnabali (indiana que mora no Brasil), do Jai Uttal, do Krishna Das e até do Kula Shaker!...Também gosto de muitas músicas dos filmes indianos.  Minha música favorita é Hanuman Chaleesa, cantada por Krishna Das..."

11)Nos fale um pouco de você:Cor preferida,comida,time,um filme,um sonho de consumo,um medo...

Cor preferida: Magenta (é aquela que fica entre o  fúcsia e o roxo...bem discreta... rsrs)
Comida: tem que ser vegetariana, E deliciosa!
Time: sou do time das que não gostam de torcer para times!
Um filme: Lajja
Um sonho de consumo: poder conhecer toda a Ásia! 
Um medo: não poder viajar mais para a Índia.... eu morro ! kkk

12)Na Dança do Ventre temos vários selos e padrões,na Indiana também tem?E se tem o que vc acha dele?

           "Aqui no ocidente não temos selos, porque a dança indiana ainda é muito nova por aqui, mas na Índia eles existem sim, são os chamados títulos...A maioria são dados pelo governo. Há muitas pessoas que merecem esses títulos, com toda a certeza,  mas outras, podemos ver que é pura política...Quanto aos padrões, todos esperam que uma dançarina tenha “corpo” de bailarina, e esse conceito foi influência clara do balé, mas na prática, tanto no ocidente quanto na Índia, vemos dançarinas muito competentes, com todos os tipos de corpos.Eu acredito que o padrão que tem que ser estabelecido aqui no Brasil, é que as dançarinas deveriam aprender mais, especialmente a parte técnica,. Existe ainda muito a ser feito para melhorar a qualidade da dança indiana no Brasil."

13)Que conselhos você daria a quem quer aprender dança indiana.

           "O melhor conselho que posso dar é: procure saber com quem sua professora aprendeu. Se ela é autodidata o conhecimento dela é limitado ao que ela inventou ou copiou, e portanto o que ela vai te ensinar é limitado.Na dança indiana os professores são considerados gurus, e são muito respeitados, então é muito importante que essa transmissão do conhecimento seja feita."


OFF)kkkkkk-Eu amo o cinema Indiano,ainda sou um pouco leiga,mas...AMO o Saawaria,já vi uma centena de milhão de zilhão de vez,tanto que ADAPTEI uma das coreos pra dançar com as minhas alunas....claro,que perto de uma profissional...como vc...somos uma pulguinha....mas assim q dançarmos gostaria muito da sua opinião.Você viu filme?????????
           "Eu vi o filme sim, e gostei bastante..  quero muito ver como ficou a tua coreografia! Assim q vc tiver ela pronta me mostra para eu poder dar uns palpites kkk Beijos e NAMASTÊ a todas!"





Alguns vídeos de dança Indiana!!!!Apreciem...



Oru Murai Vanthu From Manichithrathazhu


Namaste Astu Bhagavan


E o filme,o qual me refiro a ela!!
Saawariya- Theatrical Trailer


E essa foi nossa entrevista com Khishna Sharana.Espero que tenham gostado e aprendido novas coisas!!!
Entrevista realizada por Nanda Salima

Comentários

Adorei a entrevista.Gosto muito de dança indiana,e sei que ela é muito dificil.Parabens pelo trabalho Khishna!
Haiyat Raziya disse…
Amei a entrevista da Khrishna! Já gostava muito dela antes, e agora muito mais!
Parabéns pela trajetória vitoriosa Khris!!!