Joelma Brasil -Um pouco mais de nossos artistas!!(XI)

Hoje vamos conhecer um pouco mais da Brasileirissima,
 Joelma Brasil!!!!Que mesmo com um bebe pequeno em casa,nos concedeu essa entrevista!!!!

1)À quanto tempo você dança?
               "Há 16 anos, ministro aulas a 10 anos."

2)O que te motivou a começar a praticar a Dança do Ventre?
                " Meu tipo físico, pois sempre gostei de dançar, mas o meu biótipo nada ajudava para dançar outros estilos. "

3)Quem foi/ foram suas professoras?
                " Minha primeira mestra foi Elisabete Medina, quem amo de paixão. Depois fiz aulas com Hayet e com a Sharar Badri, e muitos works shops anuais com mestres egípcios."

4)Você já sofreu algum preconceito na dança e fora dela?
                 " Já sim, como todo mundo, pois o pré-conceito, o próprio nome já diz, é um pré conceito formado de alguma coisa."

5)Quais suas músicas e artistas favoritos dentro e fora do estilo árabe?
                   " Musica Set el Hossen, gosto muito das musicas de  On Kalthom.E fora do árabe, gosto muito de mpb, principalmente chorinhos, todos."


6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe?
                    "Trouxe e trás... rs...Além do trabalho corporal, existe uma parte emocional dentro da dança que bem trabalhado é fundamental para o seu bem estar.Toda mulher gosta de ser feminina, e neste mundo atual, sempre estamos tendo que usar o nosso lado masculino, temos que ser fortes, guerreiras, batalhadoras, e nem pensar em mostrar essa parte frágil, delicada, pois provavelmente perderemos nosso espaço, ou no trabalho, ou no lar, ou na sociedade.Então o momento de ser dançarina, é muito bom, podemos exagerar na emoção, na fragilidade, na delicadeza, na maquiagem, na roupa, nos brilhos, então isso faz bem a mim, e creio que a qualquer mulher, por isso temos tantas adeptas a dança."

7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo?
                   "Sim!. Ser artista não é fácil, a remuneração na maioria das vezes não é o suficiente para os nossos custos, com estudos, viagens, figurinos e dedicação, então já tive surtos de largar essa vida de arte e fazer outra coisa mais rentável.Mas como amo o que faço, sempre acabo vivendo da arte, e a arte que ajude a viver."

8)Como você define seu estilo?
                    " Gosto da dança egípcia, é a que sempre estudei. Mas creio que tenho meu estilo pessoal, junto as técnicas aprendidas com emoção e alegria. Dançar e se sentir feliz ,sem se preocupar com que as pessoas vão achar, ou o que esta na moda.Danço por que me faz feliz e por que faço outras pessoas felizes."

9)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte!
                    " Autenticidade!!!"

10)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossível,e um já realizado.!
                     " Sonho de consumo , rs...Um ónibus com a foto do meu grupo estampado nele e fazendo shows pelo Brasil todo, rs.!!!!Um já realizado, dançar no Egito.!!!"

11)Quais são seus projetos atuais e futuro?
                      " Atuais, estou retornando as atividades normais depois da gravidez, futuro estarei lançando minha griffe e vídeos didaticos, esse ano."

12)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você:Sua cor preferida,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Joelma Brasil pessoa.!!!
                       "Cor preferida vermelho, time só torço pro Brasil, filme Coração Valente, pessoa importante meu filho e minha mãe.Sou muito família, aquela que gosta de almoçar junto com todos, e ver todos  no final de semana.Sou bem verdadeira, e sou muito teimosa, quando quero alguma coisa, aiaiai, difícil me fazer desistir, sou muito amiga  e grata. Tenho muitos defeitos, acordo de mal humor, não gosto de falar com ninguem, tem que esperar um pouco.Falo mais do que devo na maioria das vezes ( mas estou treinando para melhorar)."

13)O que você acha dos concursos,selos,padrões?Eles realmente influenciam em algo?
                       "Seria demagogia falar mal de qualquer coisa, mas todos os eventos que participei foi com uma finalidade.Selo Khan el Kalili, para dançar na casa e ser remunerada por isso.Mercado persa, para divulgação do meu trabalho para mais estados do Brasil.E tem uma coisa bem legal de participar de qualquer concurso ou selo;Você estuda mais, ouve musica, ensaia coreografias, assiste mais vídeos, ou seja se recicla, então é bem valido.Mas pense que os benefícios são para você mesma e não somente para mostrar que tem esse atributo ou aquele.Por que para seguir em frente, quem vai te levar são suas próprias pernas literalmente , rs.!!E não nenhum padrão. Pois a qualidade quem sabe se tem ou não é você mesma."

14)Qual a origem do seu nome,Joelma Brasil!?O que te levou a escolher ele?
                 " Sempre, sempre desde a época da Faculdade, me chamavam de Joelma do Brasil, pois sempre usei muito roupas com estampas da bandeira, cor do Brasil e musicas que falassem do Brasil.
Minha formação é em educação física e nas matérias, ritmos, e dança, sempre usei muitas coisas da nossa cultura.Pois adoro e sou bem patriota.Quando fui ao Egito, queria muito levar a bandeira de alguma forma, e acabei pensando em fazer uma bandeira em forma de véu.Estávamos em época de copa e foi o maior sucesso, pois o mundo ama o futebol do Brasil, então deu certo, e ficavam me chamando de Joelma Brasil, e foi assim que agarrei a marca.E fui criando outras situações que sempre fossem favoráveis."


15)Você foi uma das primeiras dançarinas a usar a musica Brasileirinho,numa coreografia,que hoje é muito usada.Como foi isso na época,você recebeu muitas criticas?
                     " Não tenho como comprovar, mas fui a primeira a usar a bandeira do Brasil, e usar o brasileirinho. E foi graças a isso que minha carreira foi para frente e pude apresentar em outros estados e ate hoje sou chamada para fazer esse numero em vários lugares, graças a Deus.Criticas sempre existem, mas não me param."

16)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora?
                     " Que sempre lembrar que antes de ser profissional, tem que ser amador.Estudar bastante e respeitar amigas da dança. E boa sorte!!!"













Joelma Brasil - Dança do Ventre - Khan el Khalili


Joelma Brasil no Festival Aida Nur (Egito) em Junho de 2006. Apresentação de "brasileirinho" no final.


Joelma Brasil ...



Joelma Brasil - teatro unip



E essa foi nossa entrevista com Joelma Brasil.Espero que tenham gostado.E aprendido muitoooo....
Entrevista realizada por Nanda Salima

Comentários

Anônimo disse…
Hey, I am checking this blog using the phone and this appears to be kind of odd. Thought you'd wish to know. This is a great write-up nevertheless, did not mess that up.

- David
NANDA SALIMA disse…
Thank you for your post David, but I honestly do not understand what you mean, if you can explain to me we will be grateful!
Hugs ...