Aysha Almee -Um pouco mais de nossos artistas!!!(XXII)

Hoje vamos conhecer um pouco mais de Aysha Almee

1)À quanto tempo você dança?
          Pratiquei Ballet e Jazz desde pequena, e cheguei a dar aulas de ballet para crianças. Em Dança do Ventre, estou a 14 anos trabalhando profissionalmente.

2)O que te motivou a começar a praticar a Dança do Ventre?
           Fui para Dança do Ventre para aprender alguns novos movimentos de braços, para fazer algo diferente numa coreografia de ballet moderno. Nunca mais saí.

3)Quem foi/ foram suas professoras?
          Vou citar somente as professoras de Dança do Ventre, pois tive várias outras professoras de outras modalidades de dança:
No Brasil: Lulu Sabongi, Laila Blumer, Soraia Zaied, Fátima Fontes, Shahar Badri, entre outras.
Nos países árabes, já estudei ou fiz workshops com: Souhair Zaki, Ibrahim Akef, Farida Fahme, Mahmoud Reda, Najwa Fuad, Mona Saaid, Raqia Hassam, Dina, Randa Kamel, Gamal Seif, Mohamed Shukry, Ahmad Fekri, Aida Nour, Lucy, Amany, Samara, entre outros.
Também já fiz cursos com Jillina (EUA), Amir Taleb (Argentina), Melliah (EUA), entre outros.

4)Você já sofreu algum preconceito na dança e fora dela?
         Sim... sou mulher, latina, dançarina...rs.rs...



5)Quais suas músicas e artistas favoritos dentro e fora do estilo árabe?

                 Adoro Om Kalthoum e Abdel Halim Hafez, representantes doTarab, meu estilo preferido. Warda, Najua Karam, Jorge Wassouf também não podem faltar. Ahmad Adaweya, para não deixar de falar no shaabi, adoro.
Fora do árabe, puxa... gosto de tantas coisas... vou da música clássica à pop, música grega sempre está presente nos meus cds... tango, ritmos latinos (salsa, merengue, zouk) também. São as que me veêm a cabeça no momento.

6)Quais os principais benefícios que a dança te trouxe?
            Cresci e me costruí, como pessoa, como mulher, como profissional, através da dança. São muitos os benefícios, mas o principal talvez seja a vontade de sempre melhorar. Como dizia o filósofo: "A arte, nos fazendo seres humanos 'obras de arte' ". .. E ainda que eu mude de profissão, ou não dance mais, meus pilares foram erguidos através dessas vivências.

7)Em algum momento durante sua carreira você pensou em largar tudo?
            Várias vezes... já vendi todas as minhas roupas e cds de dança, já pensei em virar advogada (sou Bacharel em Direito), mas nenhuma vez com convicção suficiente para realmente mudar meu rumo.

8)Como você define seu estilo?
            Não sei, não...rs.rs.... estilo "ser eu mesma", com toda verdade e intensidade que me for permitida.

9)O que você acha que tem de melhor?Seu ponto forte!
      Minha determinação

10)Nos conte um sonho de consumo,um sonho impossivel,e um já relizado.
      Um sonho de consumo: perfumes, livros e dvs de dança (qualquer que seja o estilo)
Realizado: trabalhar nos países árabes
Não realizado: segredinho...rs.

11)Quais são seus projetos atuais e futuro?
    Almejo melhorar sempre como pessoa, professora e dançarina. E acredito que dando meu melhor, os frutos futuros serão garantidos. Pretendo semear hoje tudo de melhor que eu tenho.

12)E pra fugir um pouco a regra nos fale de você:Sua cor preferida,comida favorita,time de futebol,cantor preferido,um filme inesquecivel,uma pessoa muito importante.Como é a Aysha pessoa.
                 Adoro bichos e plantas. Sou protetora de animais, e das plantas tiro meus perfumes e meus remédios, adoro fitoterapia. As rosas, flores ornamentais, macias e cheirosas são meus caprichos. Prefiro a vida simples, mas aproveito as regalias que a vida me presenteia. 
Adoro comida japonesa, e a comida mineira da minha mãe. Toda comida bem temperada e cheirosa me agrada, em especial as apimentadas.
As cores, bem, uso-as de acordo com meu humor ou necessidade. E geralmente prefiro vermelho, preto e tons de marrom e terracota, e os prateados e dourados envelhecidos.
Me divirto de várias formas, aliás, até trabalhando... para mim, "recreação e recriação" devem andar juntas. Ultimamente, me divirto dançando outras danças, que não a D.V., faço aula de ballet, jazz, tango, salsa, zouk, danças de salão, experimento um pouco de tudo, para ter um laboratório de sensações na minha experiencia corporal.
Tenho um espírito muito curioso e agitado. Talvez por isso também goste muito de crianças... estar com elas e observá-las alimenta minha vida de leveza e curiosidade criativa.
Minha mãe e minha avó são as pessoas mais importantes para mim, são minhas gurus, aprendi muito observando-as.
E minha música preferida é o riso escancarado. E o cantor desta bela música, seja quem for, é abençoado.

13)O que você acha dos concursos,selos,padrões?Eles realmente influenciam em algo?Sendo você uma famosa bailarina da KK,como você ve isso tudo?
           É uma das formas interessantes de se obter a avaliação e o feedback de outros profissionais para orientar sua evolução e seus estudos. Quem se coloca a disposição de aprender, aprende com tudo. O mais importante é escolher uma banca examinadora que vc admire e confie.



14)O que você acha que deveria mudar em relação a dança no Brasil?O que funciona bem e o que esta errado?

              Cultura, de uma forma geral, ainda é pouco valorizada no nosso país. Falta de verba, apoio ás manifestações artísticas... isso se constroi com educação e uma mentalidade diferente. É um assunto muito amplo, não sei como mudar isso em larga escala. No caso da D.V., tudo ainda "engatinha".  Apenas, de um jeito modesto, procuro sempre apresentar meu trabalho com esmero e dignidade. Faço a minha parte.

15)Qual o conselho que você daria a quem esta começando agora?
                                       Não existe nada entre você e seu objetivo.


Aysha em uma apresentação de alegria contagiante nas Noites no Harém dia 10-01-2010 !

Aysha Almeé em apresentação maravilhosa no show de abertura da Ramda Kamel no10 Festival das Escolas Luxor no dia 20-11-2009 no Teatro .
Coreografia empolgante e alegre de Aysha com Munira no Teatro em 23-08-2007

E essa foi nossa entrevista com Aysha Almeé.Espero que tenham gostado

Comentários