Nanda Salima-Um pouco mais de nossos artistas!(1)

Nessa primeira entrevista vamos falar com a dona da comunidade A mafia da Dança do Ventre!

Nanda Salima

                     Ela iniciou seus estudos em 1992,de forma bem informal,com uma amiga da familia que era Libanesa,mas ela nos conta que seu sangue é Egípcio,pois sua bisavó era Egípcia.Durante sua trajetória no mundo da Dança,já participou de inúmeros eventos,como o Mercado Persa,o Encontro Internacional BeleFusco,Ritmos do Oriente,aonde foi até jurada.E que foi uma das lembranças que ela guarda com muito carinho;"É uma enorme responsabilidade,ser jurada em um evento,não é nada fácil julgar alguem.Tem que ter muita responsabilidade,bom censo,e amor ao que esta fazendo.Pois pra quem está sendo julgado é algo que vai marcar pra sempre.Não é fácil subir num palco e saber que você esta sendo analisado em tudo",ela nos conta.
                     "Gosto muito de diversidade,então procuro fazer workshops variados,com diversos bailarinos,e estilos.Gosto de conhecer coisas novas,sempre podemos agregar coisas boas,se soubermos como olhar".Com isso ela realizou varios workshops com bailarinas e bailarinos,nacionais e internacionais.Como Jillina(EUA),(que ela nos conta ser sua grande paixão!),Randa Kame(Egito)l;Amir Thaleb(ARG)-"Ele é incrivel,a paixão pela dança que ele nos passa é contagiante..."-diz ela;Romina Maluf(ARG),,Raqia Hassan(Egito)-"A Raqia é a Raqia,não se tem o que dizer dela...";Karen Barbee(EUA),Djamila(Alemanha),Sharon Kihara(EUA),Samara(Espanha),Angeles(ARG); Yousry Sharif(Egito),Alika(Espanha).E as nacionais,Kahina,que ela guarda com carinho no coração por ter sido o primeiro workshop que ela fez,Gisele Bomentre,Adriana BeleFusco,Nanda Najla,entre outras.Com essa diversidade de estilos,ela acredita que possa assim criar seu próprio estilo-"Cada pessoa é diferente,e com isso dança diferente,mesmo sendo o mesmo movimento,ele jamais será igual.Tendo um conhecimento de varios profissionais,com estilos diversificados,podemos escolher o que melhor se encaixa no seu perfil particular,e assim criar uma dança unica".
                            "Nunca pensei em parar,as vezes a gente se estressa um pouco com alguma coisa,mas desistir nunca...";Nanda nos conta que não se lembra de ter sofrido algum preconceito ou discriminação,embora isso seja uma realidade."Devemos sempre nos lembrar das coisas boas,as ruins servem pra nos fazer crescer,e aprender o que não devemos fazer."
                              Derbak,rindo ela nos fala,que seu estilo se define basicamente em Derbak;"Sempre amei os Derbaks,eles são musicas com alma,rodo e rodo e sempre acabo dançando um...Não tem jeito é automático".Ela acredita que esse seja seu ponto forte,uma característica marcante,alem,da interpretação da musica."Sou do tipo de bailarina,que não consegue ficar quieta,eu sempre interajo com o publico,eu brinco,eu mexo,é a minha marca registrada."
                               Na sua vida particular,ela se diz uma pessoa pra lá de comum;"Não faço nada de especial,levo minhas filhas a escola,cuido de casa,marido,coisas de dona de casa...Embora odeie essa denominação...";Um Volvo Prata,é seu maior sonho de consumo,e ser mãe foi o seu maior sonho realizado." A maternidade muda as pessoas,ser mãe é uma dadiva,um presente de Deus",ela nos diz.
                                Seus gostos pessoais são bem diversificados,ela adora a cor Preta,"Alias,só ando de preto,kkkkkkk,é muito difícil me ver com outra cor....",mas ainda sim ela gosta de tons de azul e amarelo,e é claro um bom vermelho.E como boa Corintiana que é odeia verde.Filmes,tv,series,são suas grandes paixões."Meus amigos já estão acostumados com a minha maluquice ,eles sabem que sou apaixonada pela saga Crepúsculo,e Harry Potter,kkkkkkkkkk...",Brinca .Ela se define como uma pessoa muito ativa e elétrica,muito ansiosa e impaciente ,"Odeio depender dos outros,prefiro fazer eu mesma,a ter que esperar...".Mas também tem seu lado tranquilo,e calmo."Quando sou amiga,sou amiga até o fim,para o que der e vier."
                                Mudando de assunto;Quando perguntada sobre selos,padrões e concursos,ela ficou seria,respirou e pensou;"Não gosto muito de selos e padrões,não vejo muita funcionalidade neles,na minha opinião eles são algo para dar status,embora eu esteja completamente aberta a um dialogo sobre isso,para que alguem me prove o contrario,eu não acredito neles.Quanto a concursos,já participei de alguns,mas também não é algo que me agrade.Mas eu ainda assim acredito que cada um tem que fazer aquilo que tem vontade e que deseja.Se é esse seu sonho,sua vontade,tem mais é que correr atras,eu não faço porque não sinto vontade.O que não quer dizer que não participarei de nenhum concurso, o futuro a Deus pertence."
                                 No momento ela cuida exclusivamente de seu grupo de dança o ENCANTO DO ORIENTE,que foi fundado em 2000."O Encanto,é um filho meu,kkkkkk,ele faz parte de mim.E graças a Deus minhas meninas são tão "anormais",quanto eu...kkkkkkk",o trabalho realizado pelo grupo consiste em eventos beneficentes,aulas comunitárias,e trabalho voluntários com a sociedade."Meu amor pela dança é tão grande que eu gosto de poder ensinar a quem não tem condições de bancar,pois sabemos que a Dança do Ventre é um esporte caro.Mas com carinho, amor e muito trabalho podemos fazer muita coisa.",nos conta Nanda.
                                "Tudo que é começo é difícil,portanto não podemos desistir a primeira dificuldade,se é aquilo que se quer realmente,deve se lutar por ele",é o conselho que ela dá a quem esta iniciando agora.

Solo de Nanda Salima


Coreografia Khalege-leque-Grupo Encanto do Oriente:


quem quiser saber mais dela pode pesquisar em:www.meadiciona.com/nanda salima

Comentários

Cleo!!!! disse…
Nanda, parabéns.Vc sabe que eu adoro vc e confio em vc...Obrigado por tudo.
Haiyat Raziya disse…
Eu levei um tempão pra postar um comentário nessa materia, pq eu não keria escrever qquer coisa. Eu keria escrever algo especial, com forma, densidade e q fosse tactil.

Nanda Salima é a bailarina, a coreógrafa, a professora, a pessoa pública q pertence à arte e a cultura árabe. Pertence a Dança e a beleza da expressão da música em forma de corpo, pertence a suas alunas e ao público q se hipnotiza com sua delicadeza e encanto ao dançar.

Eu quero falar da FERNANDA MALENA, essa pessoa linda q dá vida à artista. Ela é minha irmã espiritual, virou uma parte de mim e da minha vida, e sinceramente não consigo mais imaginar a minha vida sem a amizade dela... (sem viadagem galera! sou facão! kakkaakakaka)

Fê, essa parte de mim que vc é, e q é a minha melhor parte, é meu CORAÇÃO, O LADO BOM DO MEU ESPÍRITO. Com certeza fomos muito importantes uma pra outra em outras vidas (acredito nisso, vc sabe, sou kardecista). Nada acontece por acaso e por incrível q pareça, encontrei minha alma gêmea (NO BOM SENTIDO GALERAAAAAA...). Eu, a quilômetros de distância sou capaz de saber se ela está alegre ou triste e vice-versa.

Hoje entendo que o sentido de "alma gêmea" não tem um caráter homem-mulher, e sim de pessoas q se afinam espiritualmente, sejam namorados, amigos, companheiros de trabalho, enfim, é um sentido muito mais amplo do que o meramente sentimental entre casais. E só pude ver isso depois q em circunstâncias tão adversas, Deus pôs esse ANJO EM FORMA DE GENTE no meu caminho.

Minha AMIGA-IRMÃ, te digo do fundo do meu coração e sem o menor acanhamento ou pudor q EU TE AMO DE PAIXÃO, e q "pago um pau meeeeesmo" por vc, esteja vc certa ou errada (mas se vc estiver errada eu te dou é UMA SURRA DE PAU DE GOIABEIRA depois, kakaka).

VC É ESPECIAL FÊ! E NUNCA, JAMAIS, VOU ENCONTRAR NA MINHA VIDA OUTRA AMIGA TÃO MARAVILHOSA COMO VC! VC É ÚNICA! TE ADORO, AMIGAAAAAAAAAA!!!!!!!!
NANDA SALIMA disse…
Momo...como não tenho palavras pra expressar o que senti ao ler o que vc escreveu,peguei emprestado um poema do maravilhoso Machado de Assis...
BONS AMIGOS

"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!"

Machado de Assis
E para fechar com chave de ouro...(eu sei que vc vai me entender...)
"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade."

Confúcio

te amo,mesmo,de coração...minha irmã!!!!
Obrigado por tudo,que vc fez e faz por mim!!!!
Maria Meireles disse…
Essa é a minha Pro...pra mim é a melhor!!!!
Haiyat Raziya disse…
Ain.......... sem palavras...............
COREI E CHOREI!
hihihihihihihi!!!!!