CRISTINA ANTONIADIS - Um Pouco Mais de Nossos Artistas! (VII)


E agora conheçam um pouco mais da linda e encantadora

 

 

CRISTINA ANTONIADIS

 

 

Conte do período que viveu na Grécia

Giassou Mônica!!!!!

Morei lá qdo pequena, vim para o Brasil com 7 anos de idade, não tenho muitas recordações da minha vivência lá! Lembro da escola, de um parquinho perto de casa onde brincava com um bando de crianças, do frio no inverno, da neve, da definição precisa das estações, das velhinhas de preto e véu na cabeça, das músiquinhas q cantávamos em troca de doces de porta em porta no Natal e Ano Novo (kalanda) e dos terremotos (eu ficava apavorada)!

Uma das lembranças mais fortes que eu tenho é de uma bailarina. Estava com meu pai, minha mãe e minha irmã mais velha passeando pelo centro velho de Athenas, e numa das tavernas a céu aberto havia uma bailarina, com uma roupa vermelha, cabelos negros, em posição de queda turca mexendo com seu ventre uma fileira de moedas (acho que decidi ser bailarina naquele momento), fiquei hipnotizada naquela mulher que para mim era a deusa personificada, aquilo foi realmente encantador!

Me lembro muito do cheiro da Grécia, meio cítrico, e as vezes ainda sinto o gosto do "giro" (churrasco grego de verdade) na boca, mas estas lembranças são mais recentes, da minha passagem por lá em 1999.

Quais as ligações q vc viu c a DV neste período e como vc vê hj?
Algo muito curioso e que muita gente desconhece é que a DV faz parte da cultura grega tanto qto faz parte da cultura árabe. Entretanto há uma ignorância de uma parcela da população grega que tem preconceito com a DV por dizer que é "coisa dos turcos". Esta ignorãncia me irrita, pois os turcos chegaram na Ásia Menor apenas no século XV, eram povos extremamente guerreiros e absorveram a cultura local, ou seja, a DV já estava lá qdo eles chegaram na Grécia, e tanto isto é fato que bastamos olhar para algumas estátuas e pinturas da antiguidade que vemos claramente que as mulheres ali representadas estavam dançando algo muito similar ao que chamamos hj de Dançla do Ventre, a própria Vênus de Milo tão famosa é um exemplo. Temos estátuas com véu, snujs e em posições que usamos frequentemente na dança (como a do básico egípcio), inclusive, havia um intercâmbio cultural entre Grécia, Egito e Fenícia muito grande.

Enfim, um dos ritmos mais utilizados na atualidade nas músicas gregas é o "Tsiftetelis", ou em turco "Chiftetelis", e todas as moças gregas dançam nas discotecas e festas, inclusive é um hábito bastante comum dançar em cima das mesas, e os rapazes acompanham dançando tb.

Qql dia desses vamos combinar uma "caravana" aqui em SP para eu levar vcs numa festa grega, seria muito legal!! É divertidíssimo!

Como é Cristina Antoniadis professora?
Que difícil isso hein!!!! rssss
Acho que como professora sou bastante metódica, perfeccionista e levo muito a sério as minhas aulas, mas sem stress, as minhas alunas estão lá para aprender é claro, mas tb para relaxar, inovar a vida, resgatar coisas pessoais, então procuro deixar a aula num clima gostoso, amistoso e de muito carinho com todas elas. Uma das coisas q mais me orgulho das minhas alunas é a não rivalidade entre elas, e acredito muito que isso vem de mim tb, pois não incentivo competição nas minhas aulas!
Já como coreógrafa e coordenadora de grupo de danças sou o bicho, chata mesmo, não sossego enquanto não estiver perfeito!!!

Defina Cristina por Cristina!!
Eita leleleelele!!!!!!!!!!!!!

Sei lá! Sou sagitariana com ascendente em aquário, já viu né!! As pessoas costumam dizer que sou do tipo "gente q faz", não paro um instante, principalmente qdo o assunto é dança, estou sempre inventando alguma coisa! Meu marido diz que qdo eu pego uma coisa pra fazer sou igual a um trator, acho isso engrassadíssimo, pois é completamento o opsto dele, que é bem tranquilo e sossegado!!

Sou alegre, adoro estar com pessoas queridas, dar risadas. Como já disse antes, sou perfeccionista, as vezes até além da conta. Mas tb, qdo me bate preguiça.... daí precisa chamar o guincho, pois eu desmonto!!

Um sonho realizável
Viajar pelo mundo

Um devaneio
Viver viajando pelo mundo

Se vc pudesse escolher um gde nome da DV para dançar em dupla num gde espetáculo, quem seria e pq?
Adoro a Fádua Chuffi, o estilo, a pessoa, a dança... estou fazendo aula de aperfeiçoamento com ela, e a mulher é maravilhosa, grande bailarina e grande professora, mas ainda tenho que comer muito arroz com feijão para encarar uma dança com ela algum dia, falta muuuuito, enquanto isso me contento em vê-la dançar, rsssss.

Escolheria ela pela pessoa que é, pelo seu talento, técnica impecável e por ter uma grande bagagem cultural.

Qual a contribuição da sua família p sua arte?
Herança cultural basicamente!! Minha família é de imigrantes, o q eles queriam mesmo é que eu fosse uma doutora e não uma bailarina!!

Indiretamente contribuíram muito, ouvíamos música grega no carro e em casa, dançávamos em casa, nas festas. Participei de todos os grupos folclóricos gregos que existiram em Sp e da JOB (grupo folclórico árabe). Íamos as missas que são todas cantadas em rito bizantino (base da música oriental), enfim, tudo isso me possibilitou ter uma intimidade muito grande com a música e a cultura oriental que acredito só enriquecer o meu trabalho com a dança.

Fora dançar e ou ensinar, o q + gosta de fazer?
rsssssssssss

Dormir, Comer, Beber, Namorar e Passear (principalmente viajar e ir em uma "Bouzoukia"/ espécie de taverna grega com música ao vivo, daí eu me acabo)

O q vc faria p trasformar o mundo das artes como um todo num mundo quase perfeito para todas as bailarinas?
O grande problema da arte no mundo é a questão financeira, muitas vezes temos grandes artistas que massacram sua arte para poder comer. Em virtude disso, se eu tivesse poderes ultra mágicos, gostaria de mudar todo o sistema econômico mundial, acabaria com esse capitalismo e esse consumismo desgovernado, e criaria um sistema onde a arte tivesse seu valor e posição muito além do que é hj. Como já dizia Gibran, "A arte é o alimento da alma", mas parece que as pessoas estão cegas, preferem pagar milhares de prestção para trocar o celular ou comprar uma vestimenta nova, do que pagar para ouvir uma boa música, assistir uma dança, um teatro ou mesmo para aprender algum tipo de arte, entretanto, estas pessoas não percebem que bens materiais são efêmeros, enquanto que a arte é um bem precioso, o ser humano se torna um zumbi sem ela, mas estamos na era dos descartáveis até na arte, e isso me deixa triste!


Agora deixo vocês com as maravilhosas performances da bailarina Cristina Antoniadis!
 







AGRADECIMENTOS: Comunidade FANÁTICAS POR DANÇA DO VENTRE - Tópico: ENTREVISTA COM CRISTINA, ENTREVISTADORA: Haiyat Raziya
LINK DA COMUNIDADE NO ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=592395
LINK DA ENTREVISTA (com todos os membros da comunidade): http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=592395&tid=5457296471773123509

Comentários

Cleo!!!! disse…
Gostei muito dela!!!
Bem delicada!!
NANDA SALIMA disse…
Linda ela...
Será que ela fala Grego????
Gostaria de saber!!!
Haiyat Raziya disse…
Fala, e muito bem, rsrsrsrsrs!
teve um tópico numa comunidade (mardita amnésia, rsrsrs) em q conversei com ela em grego. ChickY no "urtimo", fofa!!!