Depois de muito analisar as apresentações que eu vi no MP deste ano, fiquei horas pensando e analisando. A final de contas, como devemos dançar essa infinidade de "tipos" de dança do ventre que temos hoje?
Então fui pesquisar, com varias bailarinas do nosso meio, para ver a visão delas sobre o assunto, como elas esperam que sejam dançado todas essas categorias. Que fique bem claro...NÃO SOMOS DONAS DA VERDADE ABSOLUTA, NEM ESTAMOS TENTANDO IMPOR ALGO, AS OPINIÕES CONTIDAS AQUI, VEM DA VIVENCIA DE CADA BAILARINA E O QUE CADA UMA ACREDITA, dentro de seus estilos e suas fontes de estudos. Mas espero com isso, que possamos parar e analisar, e pelo menos ter uma ideia do que se espera ver, quando por exemplo, se pede para dançar um clássico. Infelizmente, não só eu, mas varias pessoas andam questionando isso, que movimentos usar, que musica dançar... Então vamos ver, se pelo menos uma luz no fim do túnel começamos a ver. Participe conosco, deixe seu comentário, dizendo qual a sua visão sobre o assunto, o que você acha que precisa mudar, ou como deveria ser? Seu comentário é muito importante.
As perguntas foram:
Para você como deve ser dançado:
1) Dança do Ventre Clássica;
2)Dança do Ventre Moderna;
3)Dança do ventre Tradicional;
4) Baladi;
5) Baladi Moderno;
6) Folclore ( e quais seriam eles...);
7) Dança da espada se encaixa onde?
8) Dança com snujs se encaixa onde?
9) Fusão, o que seria ela?
10) Shaabi;
Vou dar o meu parecer, o que eu Nanda Salíma acho...
1) Clássica: Musicas grandes, com uma grande introdução, e vários ritmos. Vários movimentos de Ballet, arabesques, giros e meia ponta. Roupa com franja ou não, saias sereias, rodadas... e por ai vai.
2)Dança do ventre Moderna: Musicas mais rápidas, e um tanto alegre, algo bem dançante. Acho que aqui cabe uns movimentos de arabesques, giros, e meia ponta. Figurino diversificado, talvez até uma calça.
3) Dança do Ventre Tradicional : Aqui eu espero ver de verdade uma apresentação bem estilo Golden Era. Muitos 8, Básicos egípcios, pés no chão. Algo que me remeta a esse "inicio" da dança .
4)Baladi - Pois então, como o mestre Hossam Ranzy me explicou, e a Fátima Braga também concorda, pra mim Baladi é uma Dança Popular , por tanto no meu ver, e no que o Hossan me ensinou, se dança de figurino tipico, muito PÉS NO CHÂO, muito 8, muita dança tradicional. Mas de uma forma mais "feliz" se posso falar assim.
5) Baladi Moderno- Eu não sei de verdade como se dança isso.
6) Folclore: Esse tem que seguir a risca a sua origem e como ele é tipicamente dançado. Racks Assaya, acho que é o mais conhecido. Lembrando que eu também acredito que Baladi não é folclore, e Melea também não. Pois de acordo com o Hossan, Melea é uma dança Baladi, por tanto uma dança Popular.
7)Espada: Acho que é uma dança cenográfica. E acho que aqui cabe um figurino com calça, pois geralmente tem movimentos executados no chão.
8)Snujs: Creio que é um acessório, que engrandece a apresentação.
9)Fusão: Eu acho que é quando se mistura dois estilos diferentes de musicas, e de dança. Bem executada e elaborada fica algo bem legal de ser visto. Uma apresentação para show, algo que chama a atenção do publico por ser diferente.
10) Shaabi : Não posso falar muito, pois ainda não aprendi o suficiente pra palpitar...kkkk... mas eu creio , nos meus primeiros estudos, que é uma dança muito extrovertida, um baladi bem despojado.
Isso é o que eu acho. Se eu estiver errada, me perdoem. Mas ainda sou uma aprendiz e espero continuar sendo.
Uma coisa que eu acho que vai ter que ficar clara dai pra frente, é que em todo o concurso, vai ter que ter uma clausula, explicando o que se espera que a bailarina dance, seja em qual "modalidade" for, clássica, moderna... para não haver duvidas para quem dança e para quem julga. Algo a ser analisado por quem irá julgar, e ai passado para a concorrente.
Então vamos as nossas respostas...
Najwa Zaidan
1 ) DANÇA CLÁSSICA: - grandiosa acima de 8 minutos, deve ser feita em
entrada e deslocamentos, respeitar folclore, percussões e taksim caso tenham,
variar movimentos e repertórios e gran finale (encerramento em grande estilo
mantendo padrão, entusiasmo e grandeza).
2) DANÇA MODERNA : - musicas de construção musical mais modernas,
menores tamanhos com instrumentos modernos e remixadas as vezes, devemos ter
empatia e sinergia com publico e com a musica, valorizar movimentações modernas e mais
ousadas, deslocamentos essenciais e elementos surpresa, com técnica porem mais
despojada.
3) DANÇA TRADICIONAL: - Deve ser executada bem como a clássica, respeitando ritmos , variações e interpretações, utilização de figurinos tradicionais.
4) BALADI: - ritmo e baladi folclore - SE estiver em folclore deve
ser apresentado com figurino adequado e valorização de quadril, empatia e
expressão. Quando ritmo, deve ser executado de acordo com a colocação dentro da frase
musical.
5) BALADI MODERNO : -quadril, interpretação, dramatização,
sinergia e utilização de figurinos menos tradicionais.
6) FOLCLORE :- Todos de acordo com seu estilo e tradição: Said,
Jarro, Baladi, Hagalla, Gawase, Beduíno, Khalige, etc...
7) e 8) DANÇA DA ESPADA E SNUJS: - se encaixam de acordo com show ou a musica escolhida, ambos podem ser feitos de acordo com as
musicas corretas para ambos, entram em instrumentos. Espada, caso isolado, usada em apresentações a parte, snuj pode ser usado em varias situações, em acompanhamentos de musicas tradicionais, clássicas e modernas, fica a escolha
da bailarina, desde que caiba dentro da musica.
9) FUSÃO: - Na minha opinião são as misturas de outros ritmos,
outras culturas e variações que podemos unir a musica árabe, sempre tomando
cuidado de manter passos e colocações, estilo da musicalidade árabe, manter
metade de cada , ou seja, não se pode sair fora totalmente da linha árabe.
10)SHAABI:- Na verdade é uma musica mais moderna, de citações e
letras mais populares que podem falar sobre cotidiano e costumes do oriente
moderno, poderia se dizer grosseiramente para melhor entendimento ritmo baladi
com letra bem moderna , ou seja letras que falam e insinuam situações do dia a dia, vivencia cultural e moderna dos grandes centros orientais. Deve ser dançado de forma interpretativa, com sinergia
com seu publico e muito despojado, com roupa não tao folclórica mas um pouco
tradicional a moderna.
1)DANÇA CLÁSSICA: - Dança do ventre clássica é aquela que tem uma musica em torno de 7 a 15 minutos. É caracterizada por ser instrumental, e sua estrutura é dividida em:
Introdução da musica
Introdução/apresentacao da bailarina
Desenvolvimento
Despedida
Finalização
Cada uma destas partes tem suas explicação especificas :
Introdução da musica : a musica se apresenta como um todo,
momento grandioso, os instrumentos são claros, geralmente não há ritmo
especifico.
Introdução/apresentacao da bailarina : A melodia muda um
pouco e entra um ritmo base de entrada da bailarina, como por exemplo: Malfuf,
Ayoub, fox e Bambi . O papel da bailarina deve ser de apresentação em cena, se
apresentar, desenhos de alco, movimentos de deslocamentos.
Desenvolvimento : Aqui há um coquetel de ritmos e, é a maior
parte da musica .... passamos por SAID, BALADY, WHADA ENTRE OUTROS. AQUI A
BAILARINA DEVE SEGUIR CADA PROPOSTA DO RITMO. Também podemos encontrar partes como: Tacksin, Folclore e outros.
Despedida : Aqui a musica lembra o inicio, e a postura da
bailarina deve ser de agradecimento para com o publico. Voltam os ritmos de
deslocamentos. A musica esta mais acelerada.
Finalização : São os últimos segundos da musica , geralmente
giramos e finalizamos com um punch na musica.
2)DANÇA MODERNA: - Musicas Árabes remixadas com batidas mais modernas. A postura da bailarina dançar na grande essência DANÇA DO
VENTRE, podendo colocar passos de virtude mais modernas, como por exemplo
contratempos, pernas mais altas, braços mais marcados, cabeça e tudo mais. Não esquecer que não pode perder a essência da dança do
ventre.
3) DANÇA TRADICIONAL: - Musicas de estrutura parecida com as clássicas, mas numa
leitura mais simplificada por exemplo. Não há tantos coquetéis de ritmos.
Pode-se fazer uma leitura de dois tipos de tradicionais...
TRADICIONAL ANTIGO, ESTILO O QUE A GANHADORA DO MP DESTE ANO
GANHOU E ESTILO MAIS ATUAL (INFORMAÇÃO DE MAURÍCIO MOUZAYEK)
No estilo MAIS ATUAL (INFORMACAO DE MAURÍCIO
MOUZAYEK) A estrutura da musica é grande geralmente 7 minutos, pouca diversidade
de ritmo, melodias ricas e cantor junto...
HELWA / Baatereflek / Wahastine / Kariet el Fingen , dentre
outras.
OUM KALSOUM NÃO ENTRA EM NENHUM DOS TEMAS ABORDADOS OK? ,
MUITA GENTE DANÇA COMO CLÁSSICO É ERRADO!
POIS A MUSICA DELA VEIO DE LIRICA= OPERA.
4 ) Baladi e 5) Baladi Moderno: PREFIRO NÃO RESPONDER POIS NÃO TENHO TANTA INFORMAÇÃO A
FUNDO SOBRE ESSE TEMA.
5) FOLCLORE = MAHMOUD REDA
A maioria de nossos folclores dançados hoje em dia veio de um
estudo apurado do grande mestre MAHMOUD REDA, poucas pessoas tem esta informação mas enfim, ele visitou N
povoados e foi catalogando as dancas folcloricas tipicas das regiões e assim dançamos os folcores hoje em dia :
Modalidades:
Jarro
Bastao
Dois bastões / tahtib
Khaleege
Meleah Laff
Balady
Port Said
Gawaze
Nubia
Hagala
Flores
Lulu from Brasil
Querida Nanda, isso ia dar um texto comprido... Na verdade
muitos termos que nós usamos nem existem, de fato. Acabaram sendo inventados
pelos concursos, o que leva a esta confusão toda.
Os professores sérios, árabes, não falam sobre fusão....esse
é um termo que acabou servindo para denominar algo chamado mistura, de um jeito
mais bonitinho... Mas quem sou eu para dizer?
Como eu disse no mercado no dia da abertura, a denominação
Dança do Ventre, por exemplo, por si só já está errada. Esse título veio a partir da França, onde o nome de nossa
dança, traduzido para o português do Francês viraria " Dança do
estômago". O termo Francês por sua vez veio de Belly Dance. Ao buscar pela
tradução de Belly vc vai encontrar também os mesmos sinônimos, estômago,
barriga, abdômen, e lá se vão diversas palavras para denominar uma dança que em
sua origem é chamada Dança Oriental, ou do Leste.
Se aqui já encontramos confusão imagina no resto?
Eu por exemplo não teria como lhe dizer, de forma justa e
certificada, por algo que fizesse valer minha idéia, sobre as diferenças entre
o que se convencionou chamar de " Dança do ventre clássica " ou
" Dança do ventre Moderna"
Te pergunto mais uma vez, quem inventou isso?
Provavelmente as competições para poder separar os estilos
que se apresentavam dentro dos eventos.
Pensando nisso vamos esbarrar nos mesmos problemas ao tentar
distinguir o que é Dança Tradicional, pois uma das palavras para tradicional é
Baladi em árabe... O que é típico e tradicional é chamado também por este
termo...olha aí a confusão armada.
Folclore, existem sim formas de classificar, de acordo com a
região. Dança Núbia, Saidi, Falahi, Baladi, Tanura, Mambooti, Raks al Shamadan,
Skandarani, Dança com Meleah, Dança Beduína, Gawazee, e Hagalla ...todas estas
até onde eu sei, são consideradas folclóricas.
Dança com espada, do jeito que conhecemos, é dança fantasia,
ou dança show, ou simplesmente Dança com acessório.
Dançar com snjus por exemplo é tradição entre as gawazees mas
não quer dizer que uma bailarina oriental não possa usá-los como por exemplo
Taheya Karioka em tempos antigos...
Então penso que seria a dança com acessório. Sendo este acessório um instrumento musical, assim como
dançar com Daff...é um elemento a mais na dança mas não é necessariamente
Folclore. Nunca recebi a informação desta maneira.
Shaabi então é um assunto sem fim. Shaabi é um termo que
serve para designar, algo tradicional, ou baladi...também pode ser usado para
determinar no geral o folclore. Um outro sinônimo pode ser " popular"
ou o que vem do povo.
Relacionada a música, podemos dizer que é uma expressão
urbana dos sentimentos e manifestações das pessoas de forma geral. Nas letras
podem haver momentos de duplo sentido, as vezes uma crítica social, ou
política. Tudo dito de forma simples... Em termos de dança, sem definir demais,
talvez seja a forma mais pura de expressão egípcia, com todo o bom humor e
diversão de que eles são capazes.
Já li muito a respeito disso, já ouvi de professores, mas não
o suficiente para poder afirmar coisas.
Penso que aí está o segredo, para que tentar definir, porque
não mergulhar, e aprender mais e mais?
Mais uma vez digo, que nada é assim tão quadradinho muito
menos a cultura egípcia.
Ainda continuo na luta e na pesquisa para compreender mais um
pedacinho do iceberg quente que é este país !! e sua arte!
Nanda, no primeiro dia do Mercado , quando este assunto do
que é o que veio a baila, minha sugestão foi de que cada organizaão
competitiva, descreva em detalhes o que considera na categoria proposta.
Este é um dos maiores problemas nos eventos não é?
Não se sabe o que vai ser julgado e no final o resultado
parece injusto, pois ninguém sabe ao certo, o que é esperado, e desta maneira
não há como se preparar para o julgamento da performance.
Já que não há uma regra geral aceita e oficial, que cada
organização estabeleça quais os parâmetros usados, assim as participantes se
sentirão mais a vontade e a forma de avaliação ficará mais clara para todos.
Li um texto muito interessante num site chamado
http://www.aswandancers.org/
Gostei bastante e até usei algumas alusões aqui ao te
escrever.
Na verdade li coisas lá que já tinha ouvido antes de
professores meus...por isso me senti bem confortável explorando os artigos
beijos e até a volta
Lulu
Fatima Braga
1)DANÇA CLASSICA ;- aprendi que a musica classica árabe eram aquelas que tinham variações de ritmos, de longa duração. A musica classica se compactou Hoje, encontramos as versões mais antigas numa versão e instrumentação moderna. Por esse motivo esta confuso este tema. Acredito que resgatar o tradicional é buscar a musica, a dança e o figurino na sua essência . Ela pode ser instrumental ou cantada . No figurino as duas peças (cinturão e bustie) e a saia tradicional.
Os movimentos resgatam os oitos horizontais e verticais,
ondulaçoes, redondos, shimmies, básicos egipcio,movimentos mais centrados com
pouco deslocamento e muito tremido .Sem muitos giros, movimentos de cabeça,
chute ... com muita emoção e interpretação.
2) DANÇA MODERNA :- As muisicas ãrabes já estão nesta versão.A partir do momento
que ela mudou sua estrutura ,ela se tornou moderna. Encontramos muitas musicas
classicas compactadas e com remix de tecno. Tambem temos a musica pop árabe Na
apresentação encontramos movimentos exagerados,pernas com grandes arabesques,
muito deslocamentos, giros, movimentos de cabeça e o seu figurino pode ser saia
justa,com babados, calça, mini saia, shorts.
3)DANÇA BALADI : - dança popular com movimento e figurino simples.i conhecido
também como beledi e balady (ritmo egipcio) - O ritmo é o derivado do Maksoum
(conhecido pelas bailarinas como baladi ) Marcado pelo ritmo forte e acentuado
através dos movimentos realizados de uma forma mais despojada ,solta dos
quadris. Não podem ter movimentos de balé e jazz. O figurino não pode ser duas
peças , podendo usar vestidos justos, com moedas e curtos coloridos.
Baladi é a forma livre de expressar a dança. Shaabi também é
uma forma de expressão O Meleah laff também é considerado uma dança popular da
Alexandria e Ghawazee do Sul do Egito.
A Dança Baladi não é uma dança folclórica, que costuma se
limitar a determinado grupo étnico. É uma forma de expressão da dança do
dia-a-dia do do povo egipcio,é uma dança popular.Essa dança é improvisada
culturalmente!
Shaabi, no Egito, é uma dança urbana , uma forma de
expressão e também é uma dança popular. As músicas baladi cantadas que falam
sobre o cotidiano o dia-a-dia. Hakim é um cantor das musicas Shaabi.
4) DANÇA COM SNUJS : - snujes pode enriquecer a apresentação, a musicas são
egipcias. Os snujes se encaixam em musicas egipcias baladi, na dança shaabi. O snujes é um instrumento que encanta e completa uma apresentação enriquecendo a coreografia . Realizei um trabalho de derback com snujes que ficou muito lindo. Aliás ,foi o 1o titulo que o grupo Belly Dance Nova Era conquistouno Mercado Persa em 2004. Marcamos todos os toques do derback com os snujes dançando.Ficou um llindo trabalho e foi muito elogiado alguns musicos . Não sei se estava certo ou errado, nunca recebi nenhuma critica .
5) BALADI MODERNO: Não sei o que é Baladi rnoderno
6)DANÇA COM A ESPADA :- na minha opinião a espada é um acessório
assim como a tacinha,o fan veil, o wings, o snujes, pandeiro. o véu...
Fica complicado falar sobre este tema porque sou contra
dançar musicas classicas;tradicionais com espada. Por ser um acessório que
mostra a destreza da bailarina e suas habilidades a combina com musicas lentas
instrumentais, takasim.
7) FOLCLORE : - sou muito cuidadosa com este tema porque levar a essência
de uma dança popular que representa a cultura de um povo...é delicado. Sempre
tento buscar informações em várias fontes via youtube, livros, sites mas,as
vezes tudo se confunde. Vou citar um exemplo o khalege que é uma dança
folclorica do Golfo (UAE, Baharen, Saudi Arabia, Iraque,etc... ) tem suas
variações regionais na música, nos movimentos e no figurino. Vc precisa saber
qual esta representando ou, estar ciente que esta estilizando um dança folclore
por suas variações de estilos.
Dança do bastão - Racks Assaya dança masculina representada
por mulheres. Seu r ritmo Said Tem os seus passos especifico (puladinho) e o
traje deve ser vestiido.
Dança do Jarro - Dança representada por mulheres ligada a
importancia das águas . As mulheres buscavam águas nos rios equilibrando os
jarros na cabeça até sua aldeia. Movimentos representados na dança . O ritmo é
fallahi e o figurino é vestido.
Dabke - o mais conhecido folclore libanes
FOLCLORE - trazer para os palcos a cultura de um povo
resgatando a sua essência respeitando sua musica, sua dança e figurino.
Dança do bastão - racks al assaya
dança do jarro - racks al brik
dabke
Dança da Colheita - Dança das Flores
Zaar - Dança do exorcismo
Dança Nubi
Khalege - Dança do Golfo
Hagallah
Tannoura
8) MELEA LAF ; -Nos últimos tempos tem havido uma discussão a respeito de a
dança com melea laff ser ou não folclórica.
De acordo com o Dicionário Houaiss de língua portuguesa,
folclore trata do conjunto de costumes tradicionais, crenças, superstições,
cantos, festas, indumentárias, lendas, provérbios, manifestações artísticas em
geral, preservado, através da tradição oral, no seio de um povo ou grupo
populacional.
Recentemente, algumas bailarinas têm divulgado a idéia de
que seria uma dança tradicional egípcia, entretanto Rossam Hamzy, famoso
percussionista egípcio, afirma que não há nenhuma dança tradicional de melea
laff e que, portanto, não se trata de uma manifestação folclórica.
É claro que, devido às exigências de sempre se apresentar
algo novo nos shows, a melea laff foi utilizada como uma encenação, uma
performance, uma teatralização, e a mulher baladi com o melea tornou-se o
personagem principal dessa peça.
Diante do fato de o melea, aqui descrito como um tipo de
roupa, estar gradualmente caindo em desuso e praticamente desaparecer de
algumas cidades do Egito, e de a melea laff ser somente vista em festividades
nos distritos bem rurais (interior) e estar aos poucos se extinguindo do meio
da cultura do povo, não é ousado ou errôneo afirmar que a dança com o véu
enrolado já alcançou o patamar de dança folclórica.
É folclore porque representa, de uma forma simples,
personagens ligados à raiz e à expressão cultural do povo egípcio.
Claudia Cenci
Querida Nanda,
Antes de começar a definir o que é cada dança vamos
consultar o Michaelis: Moderno dicionario da lingua portuguesa para entender
bem o significado geral de cada termo:
clássico
clás.si.co
adj (baixo-lat classicu) 1 Relativo à literatura grega ou
latina. 2 Diz-se da obra ou do autor que é de estilo impecável e constitui
modelo digno de imitação. 3 Aplica-se ao período de uma determinada língua no
qual ela apresenta, no seu uso culto e literário, sensível estabilidade de
formas gramaticais e notável precisão no aproveitamento dessas formas, por
haver uma norma lingüística bem assente e firme (Matoso Câmara Jr.). 4
Autorizado por autores considerados modelares. 5 Que constitui modelo em belas-artes.
6 Oposto ao romantismo. 7 Usado nas aulas. 8 Tradicional. 9 pop Costumado: Não
deixa de fumar o seu clássico cigarrinho após as refeições. 10 Antigo,
inveterado. 11 Diz-se da antiga modalidade do segundo ciclo do ensino
secundário, em muitos países, inclusive o Brasil, caracterizada por maior
extensão do ensino de línguas, História e Filosofia. O ensino clássico
opunha-se ao ensino científico. 12 Esp Que obedece a certo padrão de técnica ou
de estilo: Jogada clássica. sm 1 Escritor grego ou latino. 2 Autor de obra
literária ou artística digna de ser imitada.
COMO PODEMOS VER, O CLÁSSICO (EM QUALQUER MODALIDADE
ARTÍSTICA, INCLUSIVE A DANÇA) É DE ESTILO IMPECÁVEL E CONSTITUI MODELO DIGNO DE
IMITAÇAO... POSSUI ESTABILIDADE DE FORMAS E NOTÁVEL PRECISAO...É SINÔNIMO DE
TRADICIONAL...OBEDECE A CERTO PADRAO DE TÉCNICA OU DE ESTILO.
moderno1
mo.der.no1
adj (lat modernu) 1 Dos tempos mais próximos de nós;
recente. 2 Dos nossos dias; atual, hodierno, presente. 3 Que está em moda. 4
Que existe há pouco tempo. Antôn: antigo. sm 1 O que é moderno, ou no gosto
moderno. 2 Evolucionista, progressista. sm pl Os que vivem na época atual.
A DANÇA DO VENTRE MODERNA APRESENTA MOVIMENTOS QUE ESTAO NA
MODA NOS DIAS DE HOJE, MAS QUE NAO SAO NECESSARIAMENTE TRADICIONAIS, POR
EXEMPLO, HOJE EM DIA A BAILARINA DA MODA É RANDA KAMEL, MUITAS BAILARINAS SE
INSPIRAM NELA, COMO HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS SE INSPIRAVAM EM DINA. PODEMOS DIZER
QUE ESSAS DIVAS DITAM A TENDÊNCIA DO ESTILO DA DANÇA, DA FORMA DE VESTIR, DA
EXPRESSAO EM CENA, ETC. A ORIGINALIDADE DESSAS BAILARINAS, QUE TRANSCENDEM O
CLÁSSICO E TRADICIONAL, COLABORA COM A EVOLUÇAO NATURAL DA ARTE DA DANÇA DO
VENTRE.
tradicional
tra.di.ci.o.nal
adj m+f (lat traditione+al3) 1 Pertencente ou relativo à
tradição ou que se transmite por meio dela. 2 Observado desde tempos
imemoriais. 3 pej Arcaico e que obsta o progresso: As formas tradicionais da
agricultura.
PARA MIM, O CLÁSSICO E TRADICIONAL SAO SINÔNIMOS, OU SEJA
PODEMOS DIZER QUE SE TRATA DA MESMA COISA. MAS SE QUEREMOS FAZER UMA PEQUENA
DIFERENÇA PODEMOS DIZER QUE A DANÇA DO VENTRE CLÁSSICA TERIA MAIS INFLUÊNCIA DO
BALLET E A DANÇA DO VENTRE TRADICIONAL MAIS INFLUÊNCIA DO ESTILO BALADI, JÁ QUE
É A SUA RAÍZ VERDADEIRA.
BALADI SIGNIFICA "MEU PAÍS", "MINHA
CIDADE" (QUANDO É A SUA CIDADE NATAL E É UMA CIDADE DO INTERIOR),
"REGIONAL". O ESTILO BALADI É DANÇADO POR TODOS OS EGÍPCIOS, HOMENS E
MULHERES, ADULTOS E CRIANÇAS. É A FORMA NACIONAL DE DANÇAR. OS MOVIMENTOS DE
QUADRIL (SHIMIES, GOLPES, OITOS E CÍRCULOS) SE ALTERNAM COM MOVIMENTOS
GRACIOSOS DE HOMBROS E PEQUENOS DESLOCAMENTOS. A MÚSICA TÍPICA PARA ESSE TIPO
DE DANÇA É EL TET QUE TEM UM TAQSIM (IMPROVISAÇAO), UM AWADI (DIALÓGO DE TABLA
E OUTRO INSTRUMENTO), RITMO MAQSOUM (OU QUALQUER OTRO EM 4/4), SUBIDA DE
VELOCIDADE (COM UM FALAHI) E RETORNO AO TAQSIM INICIAL. MAS TAMBÉM SE DANÇAM
MÚSICAS CANTADAS.
O BALADI MODERNO PARA MIM SE APROXIMA DO SHA'ABI, POIS
MUITAS VEZES SE USAM MÚSICAS COM O MESMO ESTILO, MUITO POPULARES, COM LETRAS
SINGELAS E RITMO DELICIOSO, IMPOSSÍVEL FICAR PARADA. MAS O SHA'ABI É AINDA MAIS
TRANSGRESSOR QUE O BALADI MODERNO, E MUITAS VEZES AS MÚSICAS FALAM DE FORMA
SUTIL DA REALIDADE DAS RUAS DA PERIFERIA DO CAIRO, COMO DROGAS, ETC NO SHA'ABI
SE USAM MOVIMENTOS MAIS OUSADOS COM INFLUÊNCIA DAS DANÇAS DE RUA DA JUVENTUDE
EGÍPCIA. PODEMOS DIZER QUE O SHA'ABI É AINDA MAIS POPULAR QUE O BALADI MODERNO,
NO SENTIDO DE REPRESENTAR CULTURALMENTE AS CAMADAS SOCIAS MAIS BAIXAS.
folclore
fol.clo.re
sm (ingl folk-lore) 1 Costumes tradicionais, crenças,
superstições, cantos, festas, indumentárias, lendas, artes etc., conservados no
seio de um povo. 2 Parte da Antropologia cultural que estuda esses elementos;
"cultura do geral no homem, da tradição e do milênio na atualidade, do
heróico no cotidiano" (Câmara Cascudo).
O FOLCLORE ENGLOBA TODAS AS DANÇAS QUE PRESERVAM A CULTURA E
OS COSTUMES TRADICIONAIS DE UM POVO: COMO O SAAIDI DO SUL DO EGITO, A DANÇA
NUBIA, O HAGGALA, O DABKE, ETC
A DANÇA COM ESPADA É UMA FANTASIA ORIENTAL, NAO TEM NENHUMA
BASE EM COSTUMES TRADICIONAIS ÁRABES, EXCETO QUANDO DANÇADA POR HOMENS NO DABKE
(ESTILO BEDUÍNO) OU NOS PAÍSES DA CULTURA KHALIGE. MAS NESSES CASOS, SEMPRE A
ESPADA É MANEJADA PELOS HOMENS, NAO PELAS MULHERES. MAS PODE SER QUE ATRAVÉS DA
TURQUIA TENHA CHEGADO AOS ESTADOS UNIDOS E SE DIFUNDIDO MUNDIALMENTE, JÁ QUE AS
BAILARINAS TURCAS USAM MUITAS ACROBACIAS EM SEU ESTILO, MAS REALMENTE EU TENHO
POUCA INFORMAÇAO A ESSE RESPEITO.
OS SNUJS SAO PARTE DO ESTILO BALADI, FIFI ABDO SEMPRE TOCAVA
SNUJS EM SEUS SHOWS, NAIMA AKEF TAMBÉM. DURANTE A ERA DE OURO DO CINEMA
EGIPCIO, SEMPRE HAVIA CENAS COM SNUJS, COMO PARTE DA TRADIÇAO.
TAMBÉM AS BAILARINAS DOS CABARÉS DA RUA MOHAMED ALI NO
CAIRO, HÁ ALGUMAS DÉCADAS ATRÁS, COSTUMAVAM DANÇAR COM CANDELABRO E SNUJS AO
MESMO TEMPO, MAS SE VESTIAM COM TÚNICAS, NAO ERA UM SHOW DE DANÇA DO VENTRE
PROPRIAMENTE.
A VERDADE É QUE AINDA NOS FALTAM MUITAS RESPOSTAS, MUITAS
VEZES, NEM OS EGÍPCIOS CONSEGUEM DEFINIR BEM TODOS OS ESTILOS, MAS ESSA É A
MINHA VISAO ATUAL, POIS ESTOU EM CONSTANTE PESQUISA, E ESPERO QUE AJUDE A
DISSIPAR TODAS AS DÚVIDAS.
MIL BEIJOCAS
CLAUDIA
Faridah Mahaila
1) Dança do ventre clássica,
Bem DV clássica, é quando dançamos musica clássica arabe....
ponto acabou...
Acho o termo DV clássica meio complicado... porque a palavra
clássica junto com a palavra dança confunde as pessoas, clássico se remete a
dança clássica, q seria ballét... e pra dançar musica clássica árabe, não
precisa usar ballet... não tem nada a ver... é ai que fica essa confusão.. cada
coisa é cada coisa...
Podemos dançar musica clássica somente dançando
tradicionalmente...
Também podemos incorporar poucos passos ocidentais... e nada exagerado, e isso tem que ser muito bem
balanceado.. uma dança que tenha mais de 30% de passos ocidentais, já é
fusão....
2)Dança do ventre Moderna,
Aqui Tb acho q tem muita confusão...
Moderno... músicas modernas....
Essas geralmente tem instrumentos eletrônicos, é mais
homogênea que a música clássica, mais curtas, o pop árabe seria musica
moderna..
Bem, como qq dança que não é fusão, tem que dançar seguindo
a música e com passos orientais... mais de 30% de passos ocidentais Tb será
fusão..
As pessoas acham que moderno é usar acessórios
escalafabeticos, ai tem aquelas coisas
de dança gótica, tribal, rock, sei La..
não é porque é moderno que vai descaracterizar.. descaracterizou é
fusão.. simples assim...
Assim como a clássica, a moderna se refera a musica, e não a
incorporação de passos de ballet ou jazz, e acessórios estranhos, coisas loucas,
etc...
Podemos incorporar alguns acessorios, tipo wings..
3) Dança do ventre Tradicional,
É a dança onde se usa passos básicos da dança, se tiver
passos ocidentais, são bem poucos... menos de 30%
Sim ao longo dos anos temos mais passos que so os oitos,
ondulações e redondos, mas esses passos, são somente variação dos básicos.. e
nada de ocidentalização neles...
É a dança das egípcias.. mas veja bem.. Randa por exemplo..
tem a dança especifica dela.. com um pouco de influencia de jazz..., mesmo
sendo egípcia, não é uma dança tradicional... podemos dizer q é ate um pouco
fusionada....
Podemos dançar qualquer tipo de musica árabe
tradicionalmente..
4)Baladi
Como td, aq também se refere a um tipo de musica especifica.
Aq não se refere a uma musica com ritmo baladi, mas a musica
q tem toda uma estrutura própria...
Aqui é dança de raiz.. do povo...nada de passos
ocidentais... nem 5%....
5) Baladi Moderno
Seria como a musica moderna.. é musica baladi, mas com
incorporação de instrumentos modernos...
A dança seria igual ao baladi.... independente de ter a modernidade
na música, ainda trata-se de algo da terra.. então nada de incorporação de
movimentos ocidentais, como muitos argentinos fazem... falam ser baladi
moderno, mas é cheio de passos de ballet e jazz, e tantos outros..... isso é
fusão!
5) Folclore ( e quais seriam eles...)
Humm folclore.. bem antigamente não se sabia, hoje já se
sabe, mas ainda vemos muita gente ensinando errado...
Tudo que dançamos que é dito como folclore, na verdade foi
um estudo realizado pelo M. Reda, onde ele percorreu diversos locais do Egito e
estudou as pessoas da região, o que faziam, como se vestiam, etc.. a partir dai
ele fez uma adaptação para palco tentando mostrar como poderia ser se aquele
povo dançasse..
Nas coreografias do Reda, vemos passos bem simples, alguns
ocidentais também, mas nada exagerado... são giros mais elaborados, arabesques
(baixo hein, nada de pé na cabeça como querem ficar fazendo hoje em dia, Farida
Fahmy deu bronca aqui no Brasil pois as meninas queriam fazer arabesques super
altos, braços bem esticados como no ballet, e não é assim... embora tenham
esses passos, ate pra dar dinamismo, por ser dança de palco, tem que se lembrar
que esta retratando povo)
Tem o Hagalla, Mellea, Said, dança do jarro, dos pescadores,
Nubia
O dabke é do Libano
E Khaligee do Golfo...
6)Dança da espada se encaixa aonde?
A espada é somente um acessório de dança, e não pode ser considerada
uma dança em si...
Tem quem fala ser folclore.. mas não é...
O correto seria dança do ventre com espada... ai pode ser
com musica moderna, clássica (ver bemmm o momento q usará a espada.. não pode
ser qq momento). Num baladi e shaabi não! Por serem musicas que são do povo, de
raiz... então nada de espada...
7) Dança com snujs se encaixa aonde?
Também é um acessório
Mas muito antigo e é sempre usado... então é um acessorio
que podemos usar em diversas musicas árabes, desde a clássica, ate as modernas,
incluindo baladi....
Fusao.. fusão é a “mistura”.. fusionar, misturar....
Toda dança que tenha mais de 30% de qq estilo ou passos que
não sejam os tradicionais, é fusão!
DV com mais de 30% de passos de ballet.. é fusão! O mesmo
para passos de jazz...
Achei muito engraçado ano passado o grupo q ganho o MP de
fusão.. foi DV com Hip Hop (se não me engano.. ou era street.. não lembro ao
certo..) bem as meninas dançaram DV e ai uns meninos dançaram o outro estilo..
errr isso não é fusão! Fusão é a mesma pessoa fazer mais de um estilo de dança
na mesma musica..
Portanto dança com musica classica ou moderna que tenha mais
de 30% de passos ocidentais, é fusão..
Baladi e shaabi nem pensar usar passos ocidentais!!!
9) Shaabi
Shaabi assim como o baladi, é do povo.. mas o shaabi, tem
voz... é a voz do povo...
São musicas alegres, de protesto, de manifestação, etc...
Aqui tem que se ter cuidado com a letra dos shaabis
modernos, alguns não são para ser dançados...
A dança é simples, só passos tradicionais, nada de passos
ocidentais...
Temos que nos lembrar de que, shaabi e baladi são musicas do
povo, do povo mais “pobre”, e esse povo não tem acesso a aprender ballet ou
jazz, mesmo sendo shaabi e baladi moderno, continua sendo do povo! então como
nós podemos ficar mudando uma dança que faz parte de uma cultura acrescentando
passos onde não tem!!! Isso é falta de respeito!
Fifi Abdou... pessoa e dança baladi/shaabi..
Quando digo pessoa, é pq ela é do povo, tem pessoas que são
totalmente clássicas, aqui no sentido do ballet mesmo, essas não vao conseguir
reproduzir dançando algo perto do que é o real do baladi e shaabi... pois não é
só passo... nem leitura musical.. é a ginga mesmo.. a pegada do corpo...
Obs: pra se ter uma melhor elaboração de coreografias,
teríamos que dividir em estilos e subestilo
Por ex:
- Danca ventre clássica fusionada – musicas clássica árabes,
e uma dança que tem mais de 30% de passos de ballet, ou jazz, etc
- dança do ventre moderna fusionada – musicas modernas, com
mais de 30% de passos de ballet ou jazz, ou
- dança do ventre fusionada – ai entra td de mistura, as
coisas estranhas, meio loucas... aquelas musicas também fusionadas...
Débora Valério
Dança do ventre clássica:
Eu também chamaria de tradicional, seriam as musicas mais clássicas, cantores
da era de outro da dança árabe, passos tradicionais, roupas tradicionais. A
bailarina e a coreógrafa devem transportar seu publico e alunas para o que de
mais puro tem a dança árabe.
Inspirar se nas bailarinas do Golden Age , isso pra mim seria a dança
tradicional clássica árabe. Estudar e necessário pois tem de cuidar do figurino
e das musicas, muitas categorias clássicas que vejo na internet acabam
cometendo erros ao usar roupas super modernas ou musicas pop!!! Considero uma
categoria difícil hoje.
Dança do ventre moderna: A dança árabe atual, com suas influencias modernas, com bailarinas
modernas. Ou seja, a musica tem de ser desta época!!!! nao adianta pirar no
figurino e usar Enta Omri na coreo!!! Moderno nao e fusão, nao sao acessórios,
sao os passos e a musica que darão o tom ATUAL. Se na clássica você busca
influencia de passos de Nadia Gamal, nesta você busca em Amani!!! Para dar
exemplo. Cuidado com os shabbi, Folclores e fusões, o moderno exige uma leitura
correta de musica, figurino e passos, nao da pra sair do trilho demais! E
cuidado que adereços fusionados nao caracterizam uma coreografia moderna!!!!
Folclore: O que busco no folclore e o respeito pela origem da musica, pois já vi
gente dançando folclore libanês com musica palestina. Buscar a essência nos
passos, seguir o padrão de figurinos de acordo com a região escolhida. Khaligee
exige uma sequência de passos e movimentos que nada tem haver com Said, parece
obvio mas na hora de montar um folclore muitas professoras e ate bailarinas
acabam por se confundir e criam a terrível categoria FOLCLORE MODERNO dai eu me
pergunto...o que e isso???rs
Nao sou especialista em folclore mas considero importante o cuidado com
o figurino. Nao consigo gostar de Said com figurinos luxuosos e brilhantes!!!!
Vamos seguir a origem a risca!!!
Dança da espada se encaixa
onde? Em minha opinião se encaixa na categoria
ADEREÇOS!!!! Deveria existir esta categoria nos festivais.
Candelabro, Snujs, espada,,,, eles nao sao modernos, nao sao apenas
clássicos, e nem folclore. Acredito que uma categoria para estas coreografias
com adereços importante de ser criada já!
Fusão: Esta e minha maior área de trabalho como coreógrafa!
Segundo o dicionário: Mistura ou conjugação de duas ou mais coisas.
Transformação de duas ou mais coisas.
E tenho visto muita coisa estranha e ate errada em festivais. Fusão na
dança considero a coreo que com influencia de outro estilo, você descaracteriza
uma dança de sua origem,essência. Ou seja, fusão na dança do ventre seria você
dançar a dança árabe com INFLUENCIA de jazz, ballet, sapateado, contemporâneo.
E nao e so musica e adereço nao, o que torna esta modalidade difícil e que vc
precisa realmente conhecer o estilo que ira fusionar e o estilo base. Muitas
vezes pegam uma musica LOUCA e colocam de qualquer jeito a dança árabe ali, ou
pegam uma musica árabe e ali colocam de qualquer jeito uma coreo de jazz...
isso nao caracteriza uma fusão, e sim uma confusão para o publico. Outro
tópico, esta modalidade nao entra a dança árabe moderna.
Shabbi: Nao estudo e não entro em detalhes, mas gosto de ver essa
modalidade seguida a riscam com figurino, passos e musica. Nao adianta por a
roupa SHABBI e sair dançando MODERNO! olha o cuidado e necessidade de se
estudar antes de sair montando coreografias!
Querida Nanda, apenas respondi as categorias que tenho conhecimento
para expor opinião.
Qualquer duvida, estou a disposição!
Beijos
Carla Silveira
1) Dança do ventre clássica, - musicas tradicionais, longas com uma
estrutura diferenciada, introdução, desenvolvimento, entrada de varios ritmos, as vezes percussão e finalização. roupa tradicional, saia
rodada, cinturão e bustie podendo ter segunda pele ou nao. com movimentos também elaborados sem muitos chutes e pernas como tem hoje, cabelos e tals.
2)Dança do ventre Moderna, - musica sem muita riqueza no tocante a
metrica e elaboração musical, cantada. pode ser dançada de jeito mais livre mais alegre com figurinos mais modernos, saias justas, calças enfim
essa modernidade toda.
3) Dança do ventre Tradiciona- vocês estão perguntando coisas muito
parecidas. pra mim a tradicional são as danças classicas, musicas árabes lentas, Om Kaulsoum, taksim, mas não esquecendo os movimentos
tradicionais como oitos, ondulações, básico egípcio, twist, shimmie. podemos colocar passos modernos e coisas novas mas nunca deixar de fazer os
antigos que identificam a dança.
4)Baladi - musica tocada no
acordeon cantada ou nao. é uma dança livre alegre e mais solta. é uma dança que
expressa o popular e significa meu pais.
5) Baladi Moderno - não diferencio muito esse negocio de antigo do
moderno no caso do baladi.
6) Folclore ( e quais seriam eles...) nossa é coisa demais. as mais
conhecidas são said, khaleege,
baladi,shaabi, dabke,dança nubia, melea etc.
7)Dança da espada se encaixa aonde?- espada para mim é uma coisa mais
americana do que árabe.
Digo da classica de equilibrio que usamos. musicas que começam mais
lentas e vao crescendo. ou num pedaço de uma clássica. nao gosto dela com musicas cantadas e derback mas não é
proibido agora tem espada folclórica que para
homens ficam show.
8) Dança com snujs se encaixa aonde?- qualquer musica que consiga tocar.
nao cabe no khaleege. mas é mais usada para musicas modernas, baladi, gawazee.
9) Fusão, O que seria ela?- pra mim
tem sido hoje é uma confusão. acho legal essas coisas performaticas,colocando
um tango com dança do ventre mas ta demais. povo ta vestindo de bruxa, gatos, não gosto particularmente. tem que ter elegância para fazer e muito cuidado.
10) Shaabi - a definição de
Hanna Aysha é perfeita. Shaabi é a versão mais urbana e popular do baladi,
executado pelas classes D e E. É sempre cantada e as músicas falam sobre o
cotidiano dessas classes, com sátiras, duplo sentido, letras debochadas ou com
conotação sexual. tomem cuidados com as letras. é importante saber o que ta
falando para saber o que pode fazer e ser usado.
Nira Lucchesi
Cristina Antoniades
ESTILOS E DIFERENCIAÇÕES
Nájua Poletto
Dança clássica e tradicional
As musicas clássicas apresentam muitas variações de ritmos,
velocidades e instrumentos. Geralmente começam com uma introdução e depois uma
grande entrada, sempre utilizando passos de deslocamento. No meio da música
clássica, os ritmos e os instrumentos variam bastante, e geralmente pode
aparecer um solo de percussão, um taksin, uma parte cantada, ou uma parte
folclórica. E neste caso, cabe à bailarina saber interpretar bem cada momento
deste estilo de música grandiosa. E a música finaliza com essa mesma parte em
que se iniciou, e é onde a bailarina se despede do público.
As musicas tradicionais, conhecidas como TARAB, na maioria
das vezes falam de amor, sentimento, sofrimento, a dor da perda.
Cantores: Abdul Halim Hafez, George Wassuf, Om Kaultum,
Fairuz ,e outros.
A bailarina deve obedecer o início, meio e fim sabendo
diferenciar os diversos ritmos que a música clássica tem, deve ser graciosa e
mostrar através da sua dança um encantamento.
Pode se utilizar o véu nos primeiros segundos da música,
normalmente na entrada.
Dança moderna
As músicas geralmente são lineares, não oferecendo grandes
mudanças. Costumam apresentar um ritmo só do início ao fim. Geralmente elas são
cantadas, e como exemplos de cantores modernos temos Ehab Tawfic, Amr Diab,
Haifa, Nancy Karan, Kaled, Shakira e outros.
Temos também as músicas instrumentais remixadas, com efeito
eletrônico de teclado, tipo “Disco”(ritmo).
A bailarina pode ser mais audaciosa, podendo mostrar através
da dança moderna podendo fazer manobras mais elaboradas e organizar e explorar
sua dança com passos de ballet, dança contemporânea, jazz etc..
POR FAVOR NÃO CONFUNDIR PASSOS DE DANÇA COM RITMOS DE DANÇA
POIS ISSO SERA FUSÃO.
Dança folclórica
As músicas são aquelas adequadas para as danças folclóricas
árabes dos mais diversos países, como a dança da Bengala, o Khaleege, entre
outros. Entre os ritmos mais presentes estão o Said, Malfuf, Falahi, Soudi,
Ayubi.
Estes ritmos também podem estar presentes em outros estilos
de música árabe, como as modernas e as clássicas. Ou seja, não é o ritmo que
caracteriza o tipo de música.
Solos de percussão.
O principal instrumento de percussão é o derbak, instrumento que sempre estará presente em um
solo. Neste momento não tem nenhum instrumento melancólico ou voz. Momento que a bailarina demonstra sua musicalidade,
técnica e criatividade, com movimentos de quadris; digamos que é o clímax da
apresentação de uma bailarina.
Fusão
São musicas árabes trabalhadas com misturas de ritmo e
dança.
Para realizar um trabalho harmonioso de fusão é preciso
estudar um pouco a dança escolhida (jazz, ballet, hip hop, street dance, tango,
indiana e outros) para realizar uma
apresentação harmoniosa com a música e figurino, não esquecendo dos movimentos
da dança do ventre.
Dê preferência para músicas árabes para valorizar a cultura
em estudo.
A espada é um elemento, assim como taças, véus wings, véus
poi, Fan véu etc.
Muitos elementos são usados, tanto em dança clássica como
moderna enfim cada bailarina ou cada núcleo vê de uma forma.
No meu entender está tudo muito misturado, então não cabe a
mim dizer onde se encaixa o que? Não sei se me entender.
SNUJIS: (CÍMBALO DE METAL)
É um instrumento de percussão étnica ligado a cultura do
oriente médio assim como o derbak.
O snuji pode ser tocado pela bailarina ou pelo músico e se
encaixa em músicas mais rápidas.
O ritmo que se ouve mais snujis é o Baladi, Said, mas pode
ser tocado em outros ritmos.
DANÇA DO BASTÃO - RACKS AL ASSAYA
Dança realizada pelas mulheres para imitar a arte marcial do
Sul do Egito (região Said).
A performance masculina é chamada de Tarhteeh, para
demonstração de força, onde são utilizados longos bastões (shouma), feitos de
cana-de-açúcar ou bambu, que denotam virilidade. Em celebrações específicas no
Vale dos Reis (Egito), beduínos dançam de pé sobre os cavalos com seus bastões,
ou ainda, pode-se ver cavalos andaluzes dançarem verdadeiras coreografias,
marcando com as patas o som do ritmo Said. Em certos momentos de auge surge o
ritmo Malfuf ou Lafth. Em geral estas apresentações resgatam sempre os
instrumentos mais antigos (Harbabeh, Mijurez e Mizmar). O Said, originário do
alto do Egito é uma música forte, mais caracterizada por aspectos rítmicos.
Inicialmente praticada por homens, mais tarde adaptada à dança feminina. Também
realizadas pelas Gawazys (dançarinas profissionais ciganas) antes de caírem em
declínio.
Traje: Vestido
Ritmo: Said
DANÇA DO JARRO - RACKS AL BRIK
Realizada apenas por mulheres, ligada à importância da água
para estes povos, à mulher que dirige-se aos rios em sua busca e que regressa
equilibrando os jarros pesados de água para suas aldeias. Algumas vezes jarros
transparentes são usados para demonstrar que estão cheios de água, e prevalece
a exploração da habilidade, do equilíbrio, da destreza em colocar o jarro na
cabeça efetuando uma volta de 360O. Para dispô-lo na cabeça sem derrubar uma
gota d'agua.
Traje: Vestido
Ritmo: Fallahi
DABKE
O significado da palavra dabke é bater o pé no chão. Sua
origem é desconhecida, algumas afirmam ser Libanesa, outras, Síria ou
Iraquiana. Esta dança é realizada em grupo onde o primeiro dançarino pode
realizar movimentos mais livres, denotando força, agilidade e graciosidade. O
grupo dança de mãos dadas, tanto homens, quanto mulheres, podendo ser efetuados
por dançarinos profissionais ou qualquer pessoa da colônia. Antigamente os
telhados no Oriente Médio eram planos, feitos de ramos e cobertos com lama. Nos
períodos das estações frias os telhados rajavam e necessitavam de reparos. A
comunidade toda se reunia para o acerto. Juntos lado a lado, de mãos dadas,
batiam com os pés sobre o telhado. Posteriormente, adaptaram um rolo de pedra
para substituir.
Traje: Vestido (mulheres)
Ritmo: Daloonah
DANÇA DA COLHEITA - DANÇA DAS FLORES
Dança festiva realizada pelos camponeses egípcios ligada com
a colheita. Os trabalhadores do campo costumam dançar e cantar durante a
preparação do solo para nova semeadura e nas colheitas.
Traje: Vestidos
Ritmo: Fallahi
ZAAR - DANÇA DO EXORCISMO
Estabeleceu-se no Sudão em 1820. Encontrado atualmente
também na Somália e Etiópia, com largo número de adeptos egípcios
desaparecidos, devido ao Islamismo. Os ritmos estão associados a espíritos
específicos. Utiliza muito incenso e sacrifício de animais. É dedicado a curar
os males do corpo e da alma.
Traje: Vestido branco
Ritmo: Zaar
DANÇA NUBIA
No extremo sul do Egito, a Núbia compartilha o Nilo e se
estende deserto à dentro. O sol, tão quente naquela parte do Egito, queima a
pele dos núbios. Ao anoitecer, artistas se vestem com o traje tradicional,
dançam e cantam. Lembrando que os núbios possuem um dialeto próprio diferente
da língua árabe.
Traje: Vestido
Ritmo: Nubio
KALLEGE - DANÇA DO CABELO
Dança típica das regiões do Golfo Pérsico: Arábia Saudita,
Kuwait, Bahrain, Qatar, Emirados Árabes, Iêmen e Oman, sendo executadas ainda
em outras regiões do Oriente Médio como a Jordânia.
O Kaleege possui ramificações e alterações que variam
conforme as regiões.
Traje: Vestidos de corte reto, repleto de bordados (thobe
nashal)
Ritmo: Soudi
HAGALLAH - DANÇA DA CELEBRAÇÃO
Esta dança de celebração é realizada pelos beduínos da
região de Mersa Matruh, próximo à Líbia. Relacionado às palmas. O Hagallah é
encontrado também em outras partes do Oriente Médio. Acredita-se que a palavra
Hagallah, venha do árabe, hag'l, que designa saltar, pular. É realizada junto
dos noivos no Zaffa (na procissão), que corresponde também à época de colheita.
Hagalah, refere-se à dança, música e esta celebração. A figura central da festa
é uma dançarina, que pode ser membro da família da noiva. A dançarina caminha
com passos curtos e shimmies (tremores dos quadris)
Traje: a dançarina pode estar total ou parcialmente coberta
por véus
Ritmo: Karachi
TANNOURA (dança dos muçulmanos sufistas do Egito)
Os dervixes em Konya, na Turquia realizam também esta dança
marcada por giros ininterruptos - uma dança mais estática. É provável que a
colocação das mãos: uma virada para o céu e outra para a terra, tenha vindo do
Egito Antigo, tal como é visto nas figuras dos papiros. Esta dança faz com que
os participantes aproximem-se de Deus.
MELAYA LAFF
A milaya é um tipo de véu oriental que ganhou popularidade
no Egito nas décadas de 30 e 40.
Apesar de ter origem nos trajes humildes dos vilarejos, a
milaya tornou-se item muito popular da moda egípcia. Um acompanhamento para
este véu é a borrka, um véu para o rosto, com amplos buracos que trazem
mistério ao rosto feminino. Mais tarde, esse símbolo de beleza feminina,
proveniente da Alexandria, tornou-se um acessório fundamental para uma das
danças femininas mais populares dessa cidade portuária.
Traje: Véu preto grande enrolado ao corpo sobre vestido
Ritmo: Música sempre fala da beleza feminina.
BALADI
É um ritmo em homenagem à terra, ao campo.
É importante e bem conhecido no Líbano. Pode ter diferentes
velocidades (mais lenta ou mais rápida).
Presente em músicas modernas, clássicas e folclóricas (dança
baladi), assim como em solos de derbak.
O que é Shaabi?
Como uma forma musical, Shaabi é a voz da rua, uma expressão
urbana cheia de sentimento, duplos sentidos, e comentário social.
Como uma dança, Shaabi reflete uma expressão verdadeira e
autêntica do povo egípcio e seu humor e brincadeira.
Nós apresentamos um olhar em profundidade para a música
Shaabi e seu lugar na cultura egípcia, a partir de uma perspectiva histórica,
social e artístico. Através de olhar para os grandes cantores Shaabi do passado
e do presente, nós exploramos as dimensões de bairro de classe, e vida urbana
única para o Cairo, e os movimentos que você pode usar para trazer o espírito
da música egípcia Shaabi para sua dança.Cristina Antoniades
ESTILOS E DIFERENCIAÇÕES
Olá Nanda querida, em primeiro quero agradecer
o convite e a credibilidade em mim depositada para responder este assunto que é
tão polêmico.
Mas antes de definir qualquer coisa quero
dizer que a grande confusão e problema começam justamente aí. A confusão começa
quando ocidentais querem catalogar coisas que os orientais não o fizeram, e
aqueles que o fizeram foi em consequência do cenário político vivido, ou seja
com outros interesses o que para nós que estudamos a arte não tem muita
serventia. Antes de qualquer coisa devemos entender que são filosofias e
culturas diferentes, ou seja, são formas muito divergentes de enxergar as
coisas num âmbito geral! O ocidental tem mania de definições, catálogos,
taxações, “isso é isso e aquilo é aquilo”, e na cultura oriental não é bem
assim. Existem diferenciações sim, mas são sutis e requerem algo mais
intuitivo, cultural e sentimental do que uma fórmula de raciocínio lógico que
pode ser aplicada invariavelmente, pois neste último caso em minha opinião, até
deixa de ser arte.
Dito isto, vou colocar aqui o que seria em
minha opinião cada uma destas “categorias”. Entretanto vou mudar um pouco a
ordem para que eu possa me fazer entender melhor.
Danças Folclóricas ÁRABES - – vou
começar com o folclore pois acho que é onde acontecem as piores distorções e
bizarrices e também por ser uma das bases de muitas danças.
Folclore é o conjunto de poemas,
canções, danças, tradições e lendas de uma determinada região (não país).
Outro conceito primordial é o de que
estas danças geralmente nascem de situações do cotidiano, são uma manifestação
do comportamento cultural, histórico e social dos indivíduos e expressam uma
tradição viva e popular.
Não podemos confundir folclore com
cultura de massa, urbana e de caráter político. O folclore não respeita
fronteiras pois é a manifestação das maneiras de pensar, sentir e agir de um
povo e é espontâneo.
É claro que quando levamos um folclore
para o palco estamos adaptando a tradição para um espaço cênico, mas há de se
ter muito cuidado para não distorcer ou ridicularizar.
Como já disse antes, não vou catalogar
as danças que são ou não folclóricas porque tudo vai depender do bom senso de
quem a está executando. Em minha opinião não adianta nada estar trajada adequadamente,
com a música certa e com movimentos que não dizem respeito àquela tradição ou
vice e versa. Esta é uma das categorias onde há de se ter maior cautela para
não errar, ou seja, estudar muito (pesquisar sobre o povo, costumes, forma de
vida, geologia da região, hábitos, jeito de se movimentar, forma de pensar,
instrumentos musicais, ritmos, trajes do cotidiano, gestuais...), mas não
adianta aplicar fórmula porque não vai dar certo. É por isso que eu não
acredito em bailarina que diz saber todos os folclores, isto é impossível, se
você souber um BEM, acredite, já algo grandioso!
Observação que julgo importante –
danças devocionais NÃO são danças folclóricas, são danças de caráter religioso.
DANÇA BALADI, BALADI MODERNO E SHAABI
Baladi é um termo que significa literalmente
“minha terra”. A dança ou música estilo baladi é algo muito comum do Egito,
algo tradicional daquele povo. O que ficou mais comumente associado a dança
baladi são as músicas que possuem um diálogo entre acordeon e derbaki (mas que
pode também ter outros instrumentos), um tipo de brincadeira e improviso que
vai aumentando a dinâmica passando por diversos ritmos, ex: masmoud saghir,
maksoum, falahi e ayoub. É uma dança que retrata a mulher ou homem comum, os
movimentos são orgânicos, soltos, vem de dentro para fora, no meu ponto de
vista é uma das danças que mais retrata o prazer de dançar. Existem músicas
cantadas também, um grande exemplo é a música “Taht Al Shbbak”.
Shaabi significa popular, não dá para taxar um
tipo de música e dança, é muito difícil dizer o que é popular e o que não é. O
que vem sendo divulgado como Shaabi no meu ponto de vista seria o tal “Baladi
Moderno”, pois o que muda é o jeito mais despojado, músicas com letras que
satirizam ou denotam situações comuns da vida, mas isto é algo bem egípcio,
pois o termo “shaabi” não tem esta conotação no Líbano ou Síria por exemplo,
significa algo que é popular e ponto.
Em meu ver, a dança baladi é a dança solo
improvisada do Egito, assim com o Chifteteli da Grécia e Turquia e a Raksa de
outros países árabes.
DANÇA DO VENTRE TRADICIONAL
Tradicional de onde?
Baladi, Shaabi, Chifteteli, Raksa, Dança
Solta....
O termo dança do ventre já é complexo pois não
dançamos só com o ventre. No oriente é chamada de “Racks El Sharki” (dança do
oriente). Eu chamo dança oriental solo improvisada. A essência desta dança é o
improviso, num concurso a maioria coreografa, então já não é mais tão
tradicional certo?
Vou deixar estes questionamentos para
pensarmos...
DANÇA DO VENTRE MODERNA E FUSÕES
Moderno expressa nossa atualidade, o que está
em uso no momento, na moda, segue o gosto de cada um. Uma música e dança árabe
moderna vão incorporar elementos alheios aos tradicionais ou de costume, por
isso coloco as fusões no mesmo tópico.
O moderno é mutante. Exemplo: véu wings é um
elemento criado para a dança do ventre mas não é tradicional dela, ou seja, é
moderno, mas amanhã pode não mais ser usado pois não faz parte da sua essência,
como também pode ser algo incorporado futuramente.
Fusões são misturas de linguagens, um grande
exemplo de fusão é a música “Msafer” de Mohamed Abdel Wahab, uma linda mescla
de flamenco com árabe. Tem uma música do Sami Bordokan também, chama-se
"Alaúde Brasileiro”, mescla a sonoridade da música oriental com o baião. A
fusão quando bem feita pode ter um resultado maravilhoso, mas se não conhecer
muito bem as duas linguagens abordadas, o resultado pode ser catastrófico.
Digo que a fusão é algo moderno pois
representa nossa atualidade, o acesso à informação de várias culturas hoje é
muito mais facilitado e acho que é uma tendência mundial esta mistura.
DANÇA COM ESPADA
A espada é um instrumento de cena, assim como
o véu, pode se encaixar em vários estilos ou em nenhum. São elementos cênicos,
utilizados para valorizar a dança feita para show, ou seja, para ser mostrada.
Assim como posso utilizar flores, tacinhas e etc...
Eu particularmente adoro dançar com espada em
“festinhas” de aniversário, casamento e etc, impressiona quem está assistindo e
nenhum engraçadinho chega perto, rssssss
DANÇA COM SNUJS
Os snujs (sagats, cimbals, zills, zília...),
são instrumentos muito antigos, datam da Era do Bronze, e é utilizado em todo o
Oriente Médio e acompanham todos os ritmos pois é um instrumento de percussão.
A bailarina pode utilizá-los a seu critério
pessoal. Ficou muito associado à dança das Gawazes
pois estas que eram artistas de rua utilizavam muito dos snujs para chamar
atenção para a sua dança devido a grande projeção sonora do instrumento, mas
não são as únicas a utilizá-los.
Exemplo, existe uma dança folclórica da
Grécia/Turquia chamada Karssilama na qual as mulheres dançam tocando os sagats,
e os homens colheres ou copinhos.
DANÇA DO VENTRE CLÁSSICA
Deixei este tópico por último pois acredito
que ele agregue muito dos anteriores.
Clássico é tudo aquilo que não sai de moda, é
a referência, é o modelo a ser seguido.
Um vestido preto simples é um clássico,
muda-se os detalhes mas ele sempre continuará sempre sendo um vestido preto.
Na dança não é diferente, a dança clássica é
aquela que serve de referência, que mescla a tradição ao estilo pessoal da
bailarina sem perder sua essência.
Não podemos confundir música árabe clássica
com música para dança do ventre clássica, são coisas diferentes.
O que se tem dito de dança do ventre clássica
hoje em dia é aquela executada com músicas compostas com rica instrumentação,
variação de ritmos, e estrutura na qual a bailarina possa concluir um show
inteiro numa única dança com grande entrade e o tal “grand finale”, seria uma
espécie de pout pourri. Mas isto não quer dizer que dançar uma música menor e
que não tenha esta estrutura não seja também um clássico.
Em meu ponto de vista não há muita diferença
entre dança do ventre clássica e dança do ventre tradicional. Acredito que a
primeira possa ter um caráter mais cênico, mais elaborado, executado por um
artista, e a segunda um caráter mais coloquial.
Excesso de passos de ballet numa dança do
ventre clássica para mim é fusão. Acredito que é na dança do ventre clássica
que a bailarina vai demonstrar seu estilo, vai exaltar sua criatividade, vai
interpretar a música com o seu jeito de sentí-la. Mas isto não quer dizer que
ela vai deixar de lado os movimentos CLÁSSICOS da dança do ventre, ou seja,
oitos, básico egípcio, camelo, tremidos de ombros e quadris, redondos e etc.
Aliás, acho que estes movimentos devem estar em qualquer “modalidade” de dança
do ventre, senão deixa de ser dança do ventre né!!
Honestamente não gosto muito de concursos de
dança pois não acredito que a dança possa ser tratada como esporte, mas o fato
é que eles existem, estão crescendo de forma impressionante, as alunas querem
participar e então temos que ir pra chuva, daí tem que se molhar né!!! E já que
é pra se molhar, então acho que devemos fazer direito, ou seja, tomar um bom
banho quente depois para não gripar, ou seja, para que não sejamos vítimas do
nosso próprio descaso!
Espero ter ajudado!!!!!
bjssssssssss Nájua Poletto
Oi Nanda
, Primeiro temos que observar a dança
árabe do ponto de vista árabe ou seja com a cultura deles que é bem diferente
da nossa.Aqui no ocidente temos uma organização muito detalhista comparando com
a árabe,.Em nossa cultura a didática ,
os efeitos especiais , a competição, o
aprimoramento são elementos super
enfocados enquanto que o árabe em sua essência tem
outra visão , a velocidade no mundo oriental é mais lenta , o sentimento
é muito forte e as preocupações são outras . Por essa diferença é que temos que
analisar a dança arabe com muita abertura de pensamento e tomar cuidado em
querer colocar tantas regras e transformar -la em algo fora de sua verdadeira
origem.Bom ...Vamos começar dizendo que a mulher árabe quando dança jamais esquece
ou deixa de sentir, é um momento de felicidade onde ela aprendeu desde pequena a desfrutar-lo e
expressar através da música seus
sentimentos .Aqui no ocidente a
técnica impera e o sentimento é um
complemento que também faz parte da nossa cultura, ou seja ambos sentimos de acordo com a sua cultura.A velocidade que caminha o
ocidente nos obriga estarmos constantemente
atualizando-nos com as mudanças e novidades
que aparecem , gerando
muitas vezes confusões e equivocações .O importante é não deixar perder a origem e a essência dessa dança
respeitando seu estilo, cultura e costumes.
O que vou comentar sobre as danças é o que eu vivenciei por 27 anos com essa cultura e também minha conclusão baseada
na convivência ,em fases ,
tendencias e mudanças que presenciei na
dança árabe.
A Dança
do ventre clássica tem uma certa estrutura que seria : entrada e saída ,
ou seja com a mesma melodia para entrar e terminar onde a bailarina utiliza
muitos deslocamentos e giros mesclados
com momentos marcados e sequências de passos .A Clássica se caracteriza por
muitas mudanças de ritmos e arranjos .
Costumam ser músicas compridas de 7 até 20 minutos, e a maioria é mais tocada do que
cantada.Geralmente nos países árabes sao musicas composta exclusivamente para
bailarinas ou musicas de cantores famosos regravadas em versão para belly dance.
Também existem musicas clássicas que
estão fora dessas regras, são mais curtas de tempo e nao tem entrada e
saída, mas mantem a orquestração tipica
da música clássica e variações de ritmos. Deve ser dançada respeitando a
entrada e saída se houver , na maioria
das vezes com véu , capa,hoje em dia também com alas ou abanicos. É importante saber escutar as mudanças de ritmo, perceber se
entra folclore e não esquecer da
interpretação que é expressar-se através
da alma conforme a música vai te guiando.
A Dança do Ventre Moderna seria a dança do
ventre pop , musicas como de Omar Diab, Ehab Taufic, Mustafa Amar,Hakim ( tbem
canta shaabi), Samira Said, Rageb Alama,Khaled Agag, Najua Karam( tbem canta
dabke), etc. São musicas com 2 a 3 ritmos , cantadas, alegres de 3 a 5 minutos.
São mais fáceis de bailar pois nao tem tanta mudança de ritmo e por terem melodias
alegres e envolventes a expressão se torna natural.Aqui a bailarina pode adaptar
sua dança com o arranjo da musica que as vezes vem com inovações conforme a
época e a moda. Por exemplo: musicas com arranjo cigano , español, dance,
tecno, etc.Também se entende pela dança
moderna a dança árabe de hoje com passos novos
incorporados diferenciando-se da
dança de 10 ou 20 anos atrás.
A Dança do Ventre Tradicional é a que se
baila as musicas tradicionais como Habib Aini, Ana Fitzarak,Sawah, Nura Nura,
Ya Saladizi, Ganal el Hawa,Set el Hob, etc. São musicas no estilo tradicional
árabe.São muito sentimentais e alegres e
por serem musicas imortais são regravadas em todas as gerações com novos arranjos.Devem ser bailadas com muita interpretação e de preferência saber o que fala a música para poder
expressar-se melhor.A dança Tradicional
mantem a base dos passos que caracterizam a cultura da dança
mesclando-se com os passos novos dos dia de hoje.
O Estilo Baladi quer dizer a dança da terra natal ,aqui em
questão estamos falando do Cairo, deve ser bailada com o estilo egípcio e com a
música estilo baladi que sao geralmente com acordeon ,com marcações na entrada ,depois
vem o ritmo em baladi e no final acelera.O Baladi Moderno eu entendo como uma modernização do estilo ,
da música , da roupa e da maneira de dançar. Seria uma atualização para a época , como o balady é
típico do Cairo , então seria bailar musicas de hoje com roupas atuais dentro
do que é a cultura do Cairo hoje.
As danças folclóricas sao: Dança com Bastão,
Hagalla, Ghawaze,Khalige,Falahin, Dabke e existem uma infinidade como em todo
país que cada cidade é representada por uma dança folclórica.
A dança com espada no estilo belly dance
desapareceu nos países árabes . O tempo
que eu trabalhei nos países árabes nunca encontrei uma bailarina árabe dançando
com espada , só as estrangeiras. Venho concluir que essa dança foi resgatada pelo ocidente.
Existiu em uma época , pois os pintores
retratavam as bailarinas dançando com
sables . O povo árabe das ultimas décadas não a reconhecem . Existem danças folclóricas com espadas dançadas por homens..
Na verdade os snujs sao um adorno que a
bailarina complementa sua dança. Os snujs eram usados em rituais sagrados por
sacerdotisas e sacerdotes em cerimonias fúnebres e misticas que através da vibração sonora espantavam mas
energias e maus espíritos. Com a popularização da dança algumas bailarinas
começaram a bailar com eles. As ghawazes
se apresentavam quase sempre com snujs. Concluindo , os snujs podem ser
usados em vários tipos de musicas desde que a bailarina saiba tocar-lo .
A Fusão é tudo que se mescla com a dança
árabe, como o tango, o samba, e
qualquer outro estilo de dança, sendo que qdo é fusão a mistura é mais evidenciada tanto na roupa
como na coreografia. Na dança do ventre existem muitos passos que vem do
ballet, do jazz, do flamenco o qual nao se vê como fusão, pois já estão
incorporados .Como eu estava dizendo anteriormente a fusão é mais evidente.
O Shaabi
é um estilo que surgiu no Egito de musicas para a juventude, sao mais
modernas com um estilo próprio . Hakim é
um dos cantores conhecidos do estilo shaabi. A roupa pode ser fora do
convencional , usando calça jeans , mini saia, com características juvenis. A
dança também usa movimentos com gestos
expressando o que diz a letra da música.
É difícil falar sobre esse tema escrevendo
, pessoalmente é mais fácil de explicar .Espero que esteja claro para vocês.O importante é estar aberto
e ser flexível para tentar entender uma dança que todas as culturas se
apaixonaram por ela e por isso existem tantas
mesclas , fusões e inovações.
Com todo carinho e amor,
Nájua
Espero que tenha sido de alguma valia toda essa postagem, que possamos pelo menos parar para pensar e estudar . E não deixe de comentar...
Entramos em contato com vários profissionais, mas até o fechamento dessa postagem ainda não recebemos resposta. Salvo a bailarina Hayat El Helwa, que ficou de enviar assim que estivesse estabelecida, pois estava em mudança de endereço.
Comentários
e foi uma honra imensa participar deste estudo..
o negócio tá complicado mesmo, nada melhor do que este bate papo incrível que vc criou, Parabéns viu!!!
Eu queria muito poder salvar os textos para continuar estudando e para consultas posteriores, mas não deu...vc não deixou o texto aberto a copias?
Outro tema maravilhoso da hora é o glossário da Suheil né...
E assim vamos, estudando sempre e cada vez mais, contando com bailarinas como vc fica tudo ainda melhor...
:)
Bjsss