Serena Ramzy - Um pouco mais de nossos artistas - XLVII

Hoje iremos conhecer a MARAVILHOSA BAILARINA SERENA RAMZY....



1) Como e quando você entrou no mundo da dança?
Entrei no mundo da dança com cerca de 5 ou 6 anos quando comecei aulas de balé e jazz.
Eu, então, me inseri na dança do ventre com 8 anos, como a minha irmã Karima, já era uma dançarina do ventre profissional e com isso eu tive um contato muito próximo com o mundo da dança do ventre que estava apenas começando em São Paulo. Eu comecei a apresentar-me profissionalmente em 1991 com a idade de 15, e não parei até agora, 20 anos depois.

2) Quais foram as dificuldades que você teve no início? Foram financeiras ou outras.
Eu nunca realmente senti que tinha dificuldades por causa da dança, senti que estava trabalhando para um objetivo e que exige dedicação e persistência e fui muitas vezes contestada, mas tudo isso  é bastante divertido, chegar ao outro lado disso, às vezes mais do que apenas chegar no outro lado.
A dança em si não exige muito de mim. Acho que o meu sangue brasileiro tem desempenhado um bom papel,  e como eu nunca tive problemas com o controle e a direção do meu corpo, vou apenas me soltando e deixando-o  se mover. Eu acho que é válido para muitos brasileiros .



3) E agora quais são as dificuldades que você enfrenta na dança?
A única coisa é que às vezes é difícil  encaixar todas no quadro de um dia, mês ou ano! Há tanta coisa que eu quero fazer e tanta coisa que eu estou fazendo que eu gostaria de pedir um dia de 75 horas e um mês de 90 dias e um ano de 50 meses!
A vida é um jogo constante para mim. Eu  trabalho para alcançar metas e, em seguida, deixo um pouco de lado e depois retomo novamente. Às vezes eu tenho que trabalhar mais duro, mas normalmente a recompensa é maior também, então  tudo valeu a pena. Eu acho que a vida como dançarina é dura e mágica ao mesmo tempo. Eu não trocaria esta por nada nesse mundo .

4) Qual é o seu maior sonho, profissional e pessoal?
Eu tenho conseguido muitos dos meus sonhos e estou muito satisfeita com eles.
Como dançarina gostaria de ver o mundo da dança do ventre se tornar plenamente educado em sua arte e, portanto, nós, artistas de dança do ventre poderiamos e iriamos exigir o mesmo nível ou maior de respeito por nós mesmos e nossa arte da mesma forma que os estilos mais tradicionais dança de têm.
Em um nível pessoal .... que levaria dias! Eu quero fazer absolutamente tudo:).
Mas ao mesmo tempo, eu me sinto muito contente com tudo o que tenho e eu realmente não preciso de mais nada ....



5) Como você vê o clima muitas vezes competitivos, tão comum no meio da dança e como você procura manter-se longe de tudo isso?
Eu estou sempre longe de todas as competições. Eu tenho o meu trabalho com Hossam e minha Companhia de Dança e meus alunos e neste grupo há muito respeito por cada membro e para com os outros fora do grupo também.
A competitividade está presente em todas as formas de arte , como ela está presente na maioria das pessoas, é da natureza humana.
É uma coisa boa se for na forma de incentivo , para  você  ser melhor si superar. Mas é ruim quando ela se apresenta na forma de aniquilação e destruição de outros para ser bem sucedido, o que acabará por causar sua propria derrota.
Eu não tenho nenhuma competição e eu não sou concorrente de ninguém. Eu corro a minha própria corrida.



6) Quais são seus ídolos? Onde você se inspira?
Eu tenho muitos ídolos. Na dança egípcia, Naima Akef é a dançarina mais inspiradoras que eu já vi. Ela simboliza tudo o que eu acredito que a dança egípcia é: Classe, elegância, conhecimento, diversão, técnica, estética, brincadeiras, e musicalidade. Na  Música, sou incrivelmente inspirada pelo talento e arte do meu marido, Hossam. Ele é o músico mais incrível e sua música tem uma classe que não existe em nenhum outro lugar.Outros dançarinos que realmente me inspiram são Samya Gamal, Suheir Zaki, Anna Pavlova, Margot Fonteyn, Ghislaine Themar só para citar alguns. E como para dançarinos Nureyev e Michael Jackson são incríveis.Eles foram e ainda são todos super mestres da sua arte.





7) O que você acha que deve mudar no mundo da dança?
Não tenho certeza se o mundo da dança é que precisa mudar
Um mundo é composto de indivíduos, então a coisa a fazer é educar cada indivíduo e ter um código de ética entre os indivíduos e o mundo em que vivem, dai vai ser melhor. Então, nós não mudamos o mundo da dança, trabalhamos nos dançarinos que fazem o mundo da dança.

8) Fale um pouco sobre si mesmo, sua cor favorita, filme, música, comida, um desejo.
Ok .... minhas cores preferidas são laranja, amarelo, bronze e verde. (Embora eu sempre uso vermelho e preto!)
Minhas comidas favoritas são chinesas, Pão de Queijo e Palmitos.
Meus filmes favoritos são, de Bram Stoker "Dracula", La Vita e Bella, The Labirinth.
Um dos meus estilos favoritos de música é o egípcio e dentro desse estilo meus 3 favoritos são, Hossam Ramzy, Om Kolthoum e Ahmed Adaweyya. Eu também,  amo Heavy Rock, Rock Alternativo, Música Clássica , discoteca  dos anos 70 e Samba.
Eu escuto muito Muse, Pearl Jam, Debussy, Tchaikovsky, Earth Wind And Fire, Cool and the Gang, Jovelina Perola Negra também é muito legal.
Uma das coisas que eu realmente gostaria de fazer é aprender a dançar dança polinésia e aprender a surfar.

9) Você acha  importante concursos , selos ou padrões na dança? Qual é o real propósito deles?
Eu não acredito em competição na arte. Ai essa pessoa poderá dizer que é melhor que outro, isso não existe no meu mundo. As pessoas têm opiniões diferentes o que uma pessoa pode gostar a outra pode não gostar. O que uma pessoa acha que é bom, outro pode não achar. Então, quem pode decidir quem é melhor do que quem ?. Dançar não é um esporte que é ARTE. E todo mundo vai ser bom aos olho de alguém e essa mesma pessoa não vai ser boa aos olhos de outra. Então, qual é o ponto na competição? O vencedor é apenas o vencedor para os juízes e então você tem que ver quem está julgando-o?
Selo e tudo isso para criar um efeito e posicionamento dentro da comunidade da dança é realmente um desvio do que o propósito do que é a dança.
A dança não é sobre as  pessoasque dançam  é sobre a dança.
Todas estas competições, esses selos, são uma compensação para a falta de outra coisa,que é a dança em si...

10) O que para você uma dançarina nunca deve fazer?
Para mim uma bailarina nunca deve cair na armadilha de tentar ou ter que ser como outra dançarina, a fim de ser boa.

11) Que conselho você deixa quem está começando agora?
Ouça a música, entenda seu corpo, e estude a cultura, seja quem você é e de onde você vem, seja ético e honesto.Estas são  prioridades, em seguida, crie seu próprio jogo e jogue-o. O mínimo que vai acontecer é que você vai se divertir um pouco.




E ela vem ao Brasil...

 Mais informações : www.hossameserenabrasil.com.br

Videos :






Hossam & Serena Ramzy Gala, Budapest - Demo / Sefirah & Oriental Dance Hungary




Serena Ramzy: Diamond in the Rough






Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais...

Comentários